Quanto tempo após a cirurgia pode usar Cicatricure?

Perguntado por: lmoura . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 5 votos

Vários produtos já foram desenvolvidos: cremes e pomadas como Cicatricure, Contractubex, gel a base de silicone ou fitas adesivas contendo silicone, que devem ser aplicadas diariamente, iniciando 15 dias após a cirurgia, usados nos primeiros 3-4 meses.

Quando não devo usar? Cicatricure gel está contraindicado para pele com feridas abertas ou não totalmente cicatrizadas e para pacientes com alergia a algum dos componentes da fórmula.

Melhora visivelmente as cicatrizes de cirurgias, ao mesmo tempo em que uniformiza a coloração da pele. Aplique generosamente sobre o local com uma leve massagem, três vezes por dia por um período de três a seis meses. A aplicação sobre cicatrizes recentes deve ser feita somente sob recomendação médica.

A pomada cicatricure e qualquer outra pomada para cicatriz só devem ser utilizadas quando a ferida operatória já se encontrar cicatrizada, ou seja, não pode ter saída de sangue ou secreção e não pode ter área de deiscência (ponto aberto).

As dicas de ouro para cuidar das cicatrizes cirúrgicas são: – Hidrate a pele: o processo de cicatrização pode causar coceira na região afetada. Hidratar a pele com creme ou loção hidratante ajuda a aliviar esse desconforto. – Não coce: essa sensação de desconforto, coceira e fisgado é natural e diminuirá com o tempo.

4 dicas para proteger a cicatriz após cirurgia

  1. Use protetor solar. O uso do protetor solar deve acontecer durante todo o ano, mas é especialmente importante no verão devido à intensidade dos raios solares e maiores riscos da radiação UV. ...
  2. Beba água. ...
  3. Alimente-se corretamente. ...
  4. Mantenha a pele hidratada.

Os mais comuns são:

  1. Uso de produtos tópicos: pomadas, gel ou compressão.
  2. Medicamentos injetáveis: Uso de corticóides diretamente na cicatriz.
  3. Dermoabrasão: É a raspagem cirúrgica da cicatriz para refinar as áreas mais superficiais da cicatriz.
  4. Laser e peeling químico: Não tira cicatriz, mas melhora o aspecto.

As 6 melhores pomadas para cicatriz

  1. Alantoína. A alantoína é uma substância natural que pode ser obtida de uma planta chamada “confrei”. ...
  2. Gel de silicone. ...
  3. Alicina. ...
  4. Gel de extrato de cebola. ...
  5. Adapaleno. ...
  6. Óleo de rosa mosqueta.

Há diversos protocolos de tratamentos para melhorar a aparência da cicatriz, deixando-a menor, com boa mobilidade e mais fina. Algumas opções são o peeling químico, a microdermoabrasão, uso de laser, radiofrequência, ultrassom ou carboxiterapia, sempre indicados pelo dermatologista.

O Celacyn da Under Skin é ótimo para ser usado pós-procedimentos estéticos, cirurgias, mas também para tratar queimaduras, ferimentos e cicatrizes, já que possui ácido hipocloroso com silicone, Ele atua na reparação tecidual e cicatrização, hidratando e garantindo uma recuperação mais rápida da pele.

O Cicatricure Gel foi desenvolvido especialmente para hidratar a pele, além de atenuar as cicatrizes causadas por queimadura, acne, estrias, entre outros. Ele tem o poder de regenerar e melhorar a aparência da pele.

A pomada cicatrizante de gel de silicone transparente é indicada para cicatriz pós cirúrgica, cesariana, queimadura ou feridas na pele por traumas ou batidas, pois auxilia na hidratação da pele, acelerando a regeneração da pele, melhorando a cicatrização e evitando a formação de quelóide.

Portanto, os cuidados de hidratação da pele são essenciais em todas as épocas e, especialmente, no pré e pós-cirúrgico.

Manter a área sempre limpa e seca é fundamental. A limpeza deve ser realizada duas vezes ao dia – ou seguindo recomendações de seu cirurgião – com água corrente e sabonete neutro. É importante que, antes da aplicação de qualquer curativo, a área seja completamente seca com o jato frio do secador na potência mínima.

Os tecidos internos também passam por esse processo de cicatrização. Portanto, o corpo pode levar até 2 anos e meio para recuperá-los totalmente. Porém, mesmo antes de completar esse processo de forma definitiva, o paciente já pode se sentir relativamente seguro.

Os pontos devem ser limpos com água quente e pano macio para a retirada de detritos que podem ser acumulados ao redor dos pontos. A limpeza correta evita a formação daquela crosta ao redor dos pontos, que podem se tornar uma cicatriz grande, dependendo do tamanho.