Quanto tempo Ana ficou estéril?

Perguntado por: etavares8 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

A principal causa da aflição de Ana era por não ter filhos, muitas vezes ficando se perguntando quanto tempo Ana orou e esperou para ter um filho, a verdade é que não sabemos se foi 1, 2, 3,10 ou 19 anos, algumas fontes judaicas até acreditam que ela orou e esperou por 19 anos.

1. 2. Peça aos alunos que leiam I Samuel 1:1–2 em silêncio, procurando uma das adversidades que Ana vivenciou. De acordo com o versículo 2, qual era a adversidade de Ana? (Ela não podia ter filhos.)

Ana era estéril e não conseguia engravidar de Elcana, de quem era uma das esposas. Ela sofria com as provocações de Penina, outra esposa de seu marido, com quem ele tinha filhos. Ana tinha muita vontade de engravidar e não conseguir a entristecia bastante.

Ana e Elcana
O texto cita Ana primeiro antes de Penina como sua esposa. Com Penina Elcana possuía filhos e filhas, “acredita-se” que são dez no total. Com Ana, Elcana não possuía filhos (a). Penina zombava de Ana por ela não ter filhos e isso fazia de Ana uma pessoa infeliz.

Um dos pontos mais importantes sobre a história de Ana é que ela era rendida aos pés de Cristo. Pois suas orações iam além das palavras, as lágrimas que ela derramava brotavam de sua alma. O coração dela sabia como orar e todas as vezes que Ana dobrava seus joelhos para falar com Deus, ela se entregava por completo.

Simbologia da história de Ana
A história de Penina e Ana, por exemplo, nos mostra como muitas vezes sofremos com ataques e provocações de pessoas que têm inveja ou ciúmes de nossa vida. Apesar de Ana não poder ter filhos, ela tinha o amor de Elcana e isso fazia com que ela fosse alvo de Penina.

A mensagem e o ensinamento são outros. Assim não encontramos no texto bíblico, a quantia de tempo que Ana esperou para que Deus operasse nela sua obra e gerasse um filho: Samuel. A verdade é está se foi 2,4,8, 25 anos de espera não altera nada no escrito e a mensagem.

O recorde de participantes mais resistentes de todos os BBB`s pertence à Ana Clara Lima e Kaysar Dadour, participantes do BBB 18. Os dois resistiram por 42 horas e 58 minutos e, possivelmente, ficariam até mais senão fosse a produção da Globo interferir para preservar a saúde dos brothers, declarando empate.

O texto hebraico nessa parte foi escrito de modo a indicar que Penina procurava deixar Ana profundamente frustrada, aflita e irritada. Ao que parece, todos os anos Penina se aproveitava da viagem que a família fazia ao Tabernáculo em Siló para irritar, desprezar e zombar de Ana por causa de sua esterilidade.

Iahweh visitou Ana, e ela concebeu e deu à luz três filhos e duas filhas. Além dessas informações, nada mais é dito sobre os filhos do casal. Portanto, eles teriam tido 6 filhos, se excluirmos Samuel desse "elenco" do versículo citado acima.

Aqui Ana mostra sua seriedade em oração, oferecendo-se para dedicar seu filho ao Senhor, não apenas por uma temporada, mas por todos os dias de sua vida. Ana estava orando tão fervorosamente em seu coração, que seus lábios estavam se movendo, mas nenhum som saiu de sua boca. Agora Eli, o sacerdote, a observava.

Penina: Significa “pedra preciosa”, "pérola". Tem origem no hebraico Peninnah, que quer dizer “pedra preciosa”, "pérola". Devido a isso, simboliza preciosidade, pureza e feminilidade. É nome de um personagem bíblico mencionado no livro de I Samuel no Antigo Testamento.

Ana: a história da Ana mais famosa da Bíblia pode ser encontrada no livro de Samuel. O significado de seu nome é “cheia da graça” ou “graciosa”. Ana era uma das esposas de Elcana e era estéril. A outra esposa, Penina, dava filhos ao marido, o que deixava Ana entristecida.

- I SM. 1:4,5 para Penina ele dava uma porção. - mas para Ana Ele dava porção dobrada. - dar porção dobrada para quem não gera.

5 Os fartos se assalariaram por pão, e os famintos cessaram; até a estéril deu à luz sete filhos, e a que tinha muitos filhos enfraqueceu.

Gideão teve setenta filhos, todos gerados por ele, fruto de seus ossos e sua carne, porquanto tinha muitas mulheres. Gideão teve setenta filhos, que procederam da sua coxa, porque tinha muitas mulheres. And Gideon had threescore and ten sons of his body begotten: for he had many wives.

Ana era a esposa preferida de Elcana. A tradição judaica diz que ele se casou primeiro com Ana e alguns anos depois com Penina. Seja como for, Penina tinha muito ciúme de Ana e sempre encontrava um jeito de fazer sua rival sofrer. A grande vantagem de Penina em relação a Ana era sua fertilidade.

É linguagem do coração, que muitas vezes nem sai por palavras, mas por lágrimas, a linguagem da alma. Clamar é suplicar, implorar, manifestar necessidade de algo, bradar, gritar, falar em voz alta. Podemos falar com Deus, sem que seja necessário clamar, mas é impossível clamar sem que haja oração.

Abençoa a minha família, a minha casa, as minhas finanças, a minha vontade louca de ser mamãe, o meu trabalho e meus amigos em nome de Jesus, Amém." Nessa oração vemos a grandeza das mulheres que se preocupam com o próximo, pedindo a Deus a bênção da família, casa, trabalho e amigos.