Quanto tempo a vitamina D começa a fazer efeito no organismo?

Perguntado por: lxavier . Última atualização: 28 de janeiro de 2023
4.1 / 5 18 votos

Pode demorar semanas ou alguns meses”, observa. “Assim, uma nova dosagem de vitamina D deve ser feita após pelo menos três meses desde o início da suplementação”, recomenda.

A resposta a reposição da vitamina D varia de indivíduo para indivíduo. No caso da deficiência, o esquema preconizado é uma dose de ataque de 50.000UI/semana durante seis a oito semanas, seguida de reavaliação da dosagem no sangue.

Isto porque a vitamina D é essencial para uma boa saúde do coração, para regular a presença de cálcio e ferro no sangue e prevenir o raquitismo na infância. Além disso, ela auxilia no combate a doenças autoimunes e até mesmo na prevenção da depressão.

A deficiência de vitamina D enfraquece os ossos, tornando-os mais sensíveis e prejudicando a absorção de cálcio. Isso pode levar a uma situação de osteoporose e tornar as fraturas mais comuns e factíveis. Da mesa maneira, é possível perceber dores nos ossos e nas articulações.

A dieta recomendada para a vitamina D é de 600 UI/dia para adultos com 70 anos ou menos e 800 UI/dia para pessoas com mais de 70 anos. O limite superior tolerável é de 4.000 UI/dia, acima desse nível o risco de efeitos tóxicos aumenta.

O melhor horário para tomar a vitamina D através dos alimentos e suplementos é no momento da maior refeição diária, geralmente o almoço ou o jantar.

Para produzirmos a quantidade ideal de vitamina D, recomenda-se nos expormos aos raios solares, sem protetor solar, por pelo menos 140 minutos por semana, sendo que esse efeito é acumulativo. Ou seja, podemos tomar 20 minutos de sol todos os dias ou 1h10 em dois dias da semana, por exemplo.

Algumas doenças impedem o metabolismo da vitamina D. A doença celíaca e a insuficiência renal crônica (IRC) são as mais conhecidas. Os estudos sobre a vitamina D não param de crescer, pois sua deficiência cresce exponencialmente na população mundial”, informa a nutricionista Ana Paula Moura.

Agora você já sabe que as melhores vitaminas D do mercado são:

  • NOW FOODS - Vitamina D-3.
  • NATURE REAL NUTRITION - Vitamina D3.
  • VITAFOR - Vitamina D Vita D3.
  • VITGOLD - Vitamina D Vitgold.
  • PURA VIDA - Vitamina D3 Synergy.

Addera+ Imunidade é um suplemento vitamínico diário, contendo a dose ideal de Vitamina D mais um complexo de outras vitaminas e minerais, que completam a alimentação, melhorando as defesas do organismo.

A vitamina D é um exemplo. Muita gente desconhece essa relação da “vitamina do sol” com o sono, mas evidências científicas apontam que o déficit desse nutriente é capaz de alterar a liberação de hormônios como a melatonina, atuante no ciclo sono-vigília.

A vitamina D pode ser ingerida tanto com ou sem alimentos. Não há diferença significativa.

O valor normal era acima de 30 ng/mL e havia sido proposto pela Endocrine Society e a SBEM. Porém, atualmente estão sendo aceitos valores a partir de 20 ng/mL.

A fadiga e o cansaço são dois dos principais sinais da vitamina D baixa no organismo. Se você está se sentindo mais cansado do que o normal, uma das causas pode ser a deficiência desta vitamina.

Baixa imunidade
O sistema imunológico é responsável por defender o corpo, e a falta de Vitamina D prejudica sua regulação, o que pode resultar em graves doenças.

Segundo estudos, baixos níveis de vitamina D, que o corpo produz quando exposto à luz solar, têm sido associados a enxaquecas e outros tipos de dores de cabeça.

“A vitamina D ajuda a estimular o crescimento dos folículos capilares. Assim, quando não há suficiente no seu organismo o cabelo pode ser afetado, causando queda e crescimento lento”, explica.

Recomenda-se 50.000 UI/semana (ou 7.000 UI/dia) de vitamina D3 por 6 a 8 semanas.

QUANDO TOMAR VITAMINA D PARA DORMIR
Pesquisas iniciais sugerem que a vitamina D está inversamente relacionada à melatonina, o hormônio do sono. Isso significa que o aumento dos níveis de vitamina D pode suprimir os níveis de melatonina. Portanto, faz sentido que tomá-lo à noite possa atrapalhar seu sono.

A vitamina D é um hormônio que atua na saúde óssea, crescimento, imunidade, musculatura, metabolismo e em diversos órgãos e sistemas, como o cardiovascular e o sistema nervoso central. É uma vitamina essencial para o organismo humano e mantê-la na quantidade adequada fornece diversos benefícios.

Qual suco posso tomar para reforçar a vitamina D? Uma excelente alternativa é consumir suco de laranja, preparado de maneira simples, com água e uma quantidade reduzida de açúcar. Além da laranja, outros alimentos que podem te ajudar com este tema são: ovo, bife de fígado e salmão.