Quanto tempo a vitamina começa a fazer efeito no organismo?

Perguntado por: uribeiro . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

30 dias

Quanto tempo leva para as vitaminas fazerem efeito? A suplementação de vitaminas leva em torno de 30 dias para apresentar efeitos benéficos.

A resposta hematológica é rápida, com aumento de reticulócitos em 1 semana e correção das alterações hematológicas em 6 a 8 semanas. A melhora dos sinais e sintomas neurológicos inicia-se em uma semana, mas pode demorar até 6 meses para resolução.

Vitaminas consumidas em excesso podem provocar quadros de intoxicação. É que elas podem interferir em importantes processos do corpo humano, já que agem como cofatores de reações químicas, ou até mesmo diretamente no material genético de certos tecidos.

“Em geral, não há um limite máximo de tempo para tomar vitamina, mas é sempre recomendado conversar com o médico de confiança antes de iniciar qualquer suplementação”, afirma a Dra.

A deficiência de Vitamina A tem repercussões que afetam as estruturas epiteliais de diferentes órgãos, sendo os olhos os mais atingidos. A Vitamina A é essencial ao crescimento e desenvolvimento do ser humano.

A vitamina A é um micronutriente encontrado em fontes de origem animal (retinol) e vegetal (provitamina A). É um elemento indispensável para garantir a saúde dos nossos olhos (manter uma boa visão e hidratação da superfície ocular) e também, a renovação adequada das células que compõem os tecidos do nosso corpo (1).

O consumo excessivo de vitamina A provoca queda de cabelo, lábios rachados, pele seca, enfraquecimento dos ossos, dores de cabeça, elevações dos níveis de cálcio no sangue e um distúrbio raro caracterizado pelo aumento da pressão dentro do crânio, denominado hipertensão intracraniana idiopática.

O sistema nervoso sofre com a deficiência do componente – há formigamento, dores, perda de coordenação motora, paralisia e espasmos quando não há vitamina B12 suficiente no organismo. Dessa forma, consumir produtos ricos na substância irão impedir que você tenha problemas de saúde e de ordem psicológica.

Desenvolve-se anemia, causando palidez, fraqueza, fadiga, e, se for grave, falta de ar e tonturas. Uma deficiência grave de vitamina B12 pode lesionar os nervos, causando formigamento ou perda de sensibilidade nas mãos e nos pés, fraqueza muscular, perda de reflexos, dificuldade em andar, confusão e demência.

A deficiência de vitamina B12 está ligada a uma série de problemas de sono; não obter o suficiente dessa vitamina pode causar estragos em sua rotina noturna. A vitamina B12 também é extremamente importante para a saúde do coração e os níveis de energia.

Todas as vitaminas que não têm calorias significativas, como vitamina A, B, D e todas as outras podem ser consumidas durante o jejum. O multivitamínico, por exemplo, é uma ótima pedida para ingerir durante o jejum, pois tem 0 calorias e conta com vários nutrientes essenciais para o bom funcionamento do corpo.

Quais as vitaminas mais importantes para o organismo?

  1. Vitamina C (ácido ascórbico) ...
  2. Vitamina A (retinol) ...
  3. Vitaminas do complexo B. ...
  4. Vitamina E (tocoferol) ...
  5. Vitamina K. ...
  6. Vitamina D (calciferol)

Os suplementos podem melhorar inclusive a memória, e isso é muito importante para a prevenção de lesões e acidentes. A reposição de vitaminas e minerais auxilia no aumento da expectativa de vida, dá mais energia e aumento de imunidade, protegendo inclusive contra doenças tão recorrentes nesse ciclo.

Ou seja, você pode optar por fazer a reposição de nutrientes pela manhã, à tarde ou à noite - desde que a cápsula seja ingerida durante uma refeição, como o café da manhã, almoço ou jantar. Isso porque alguns tipos de alimentos ajudam o organismo a absorver as vitaminas e minerais.

Consumir suplementos e vitaminas é algo que pode trazer uma série de benefícios — inclusive, sendo indicados para algumas pessoas em casos de ausência de minerais e nutrientes no corpo. No entanto, somente o ato de tomar vitaminas não é suficiente para evitar gripes e resfriados.

Por isso, incluir alimentos com vitamina B9 ou iniciar uma suplementação alimentar pode ser interessante para diminuir o cansaço e o desânimo.