Quanto tempo a tinta da tatuagem fica no sangue?

Perguntado por: dmelo . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.1 / 5 4 votos

Esse processo pode demorar alguns dias para passar, mas tudo isso faz parte da cicatrização da tatuagem.

De acordo com o estudo, o corpo reage melhor cada novo desenho feito na pele. Com a melhora das respostas imunológicas, o organismo todo fica menos suscetível a novas infecções, evitando o surgimento de novas doenças. Mas só vale para quem tem mais de uma tatuagem no corpo.

Os sintomas mais comuns são placas vermelhas, inchaço, coceira, descamação e bolinhas. Assim, o desenho tende a ficar danificado, desproporcional, falhado ou em alto-relevo”, esclareceu. Por isso, fique atento aos sinais e procure ajuda de um dermatologista!

Terceira fase da cicatrização
Nesta fase, a maioria ou todas as crostas já caíram, no entanto a área pode estar um pouco seca. Você notará que a cor do desenho não estará tão vibrante como era assim que você saiu do estúdio, mas isso é normal do processo.

Em geral as tintas devem ser utilizadas em até 12 meses depois de abertas.

Sim, desde que tenha feito a tatuagem há mais de um ano.

Isso acontece porque os raios solares ressecam a pele, e por consequência, acabam deixando o desenho cada vez menos intenso ao longo do tempo. Outro problema do sol é que ele pode descamar a pele, principalmente depois de tomar sol na praia ou na piscina.

Pessoas com a imunidade comprometida não devem tatuar. Pois, há maior risco de infecção; as com problemas de pele, já que têm maior probabilidade de sofrer reação alérgica; as que sofrem de valvulopatia (alteração nas válvulas cardíacas), e que já tiveram hepatite B e C.

O dermatologista sublinha que “é garantido que toda a picada da pele pode levar a penetração de agentes infeciosos”. Embora a nossa pele seja “um órgão de defesa fantástico”, muitos orifícios trazem riscos evidentes. Casos de alergias e de infeções são os problemas médicos mais relacionados com as tatuagens.

Não coçar, não arrancar as casquinhas que surgem durante a cicatrização e evitar a exposição ao sol (aplicar filtro solar sempre que necessário). As tintas de tatuagens podem ser tóxicas para a pele? Sim. Algumas tintas podem conter traços de metais nocivos para a saúde, tais como o cobalto e o mercúrio.

Se a pele esticar muito, a tinta perde seu traço original e o desenho poderá ficar distorcido com a estria que o corpo forma. A simetria pode ficar prejudicada e o melhor a fazer é procurar o tatuador e avaliar o caso.

Assim com o passar dos anos envelhecemos e não tem jeito, as tatuagens envelhecem junto com a gente. A pele perde colágeno e assim, a elasticidade, aumentando as rugas, e fica mais fina, podendo causar mais lesões e manchas.

Isto acontece quando, no momento da tatuagem, a agulha com tinta entra muito mais profundamente do que deveria, chegando à hipoderme, a camada subcutânea de gordura! A gordura permite que a tinta se espalhe, e, por isso, acontece o estouro do traço ou o vazamento da tinta.

Na primeira semana, os macrófagos (células de grandes dimensões do tecido) estão focados em encapsular o pigmento que foi depositado na derme e é esse processo que faz com que a tattoo não saia da sua pele. Atenção: Vaselina contém uma substância chamada petrolato e não deixa a pele respirar.