Quanto tempo a rainha Ester ficou se preparando?

Perguntado por: lcoutinho . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

O tratamento de beleza das moças durava um ano; durante seis meses eram usados perfumes de mirra e, no resto do ano, outros perfumes e produtos de beleza. Terminado o tratamento, cada moça era levada ao rei Xerxes.

três dias

Ester, suas criadas, Mardoqueu e todos os judeus de Susã passaram três dias sem comer nem beber nada (Ester 4:15-17). O jejum de Ester foi um jejum mais radical, que só deve ser feito, no máximo, por três dias.

Ester foi uma judia exilada na Pérsia e viveu durante o período de reinado de Assuero (Xerxes) entre 486 e 465 a.C. Neste estudo bíblico, conheceremos mais sobre quem foi Ester na Bíblia.

Sem permissão para voltar para casa mesmo após o fim da guerra, o casal é forçado a criar seu filho, Demetrius, na imundície de um campo de refugiados de Shatila, em Beirute, Líbano.

A oração de Ester
Ela orou ao Senhor, o Deus de Israel, dizendo: 28 [11] «Ó meu Senhor, nosso Rei, tu és o único Deus. Salva-me, pois estou sozinha; tu és a minha única ajuda e estou prestes a arriscar a minha vida.

Órfã ainda jovem, ela foi criada por seu primo mais velho, Mordecai, um oficial real que se sentava junto ao portão do rei. Mordecai foi capaz de fornecer uma boa casa e educação para Ester em Susan, a capital da Pérsia.

Ester é uma das mulheres mais importantes de toda a história bíblica. Ela se tornou rainha da Pérsia e foi usada por Deus para salvar todo o povo hebreu. Ela era judia, foi criada por seu primo Mordecai na Pérsia, já que era órfã.

Segundo o Livro de Ester, essa mulher originária da Judeia, chamava-se Hadassa, que significa mirta em hebraico. Quando ela entra para o harém real, recebe o nome de Ester, que possivelmente era a designação dada à mirta, pelos medos.

Então, o que Ester fez? Ela decidiu invocar um poder maior do que o poder do rei: ela decidiu pedir ajuda a Deus. Pediu às suas moças e aos judeus da terra que jejuassem com ela. Depois de três dias de jejum, ela foi até o rei e…

TIPOS DE JEJUM: JEJUM TOTAL
No Antigo Testamento Ester requisita um jejum total ao povo judeu. O rei de Nínive no livro de Jonas, faz o mesmo decreto: “ninguém — nem mesmo os animais, bois e ovelhas — pode comer coisa alguma; não lhes deem pasto, nem deixem que bebam água.” (Jonas 3.7).

O jejum que Deus quer é aquele que vem fruto da humildade.

Ester era judia e vivia na Pérsia. Seus pais morreram e seu primo Mardoqueu cuidou dela. Ela foi convidada para ir ao palácio do rei com outras moças do reino. O rei queria uma nova rainha e escolheu Ester.

Ao estudarem esse livro, os alunos vão aprender sobre a importância de agir com coragem em situações aterradoras e como desenvolver confiança em Deus.

Assim, antes de pedir o que queria, Ester preparou um banquete para o rei Assuero e para Hamã, cujo objetivo seria examinar o terreno e saber qual era o estado de espirito do rei. Naquela noite, o rei novamente pediu-lhe que dissesse o que desejava, mas Ester simplesmente convidou o rei e Hamã para outro banquete.

Vasti, recusando-se a ser uma mera mulher objeto, foi banida da presença do rei e Ester assumiu seu lugar. Ela perdeu a coroa e o marido, no entanto não perdeu a dignidade. Vasti é reconhecida hoje como uma das grandes mulheres da história, e um grande exemplo. Ela não aceitou seguir o fluxo da sua época.

498 a.C. (?) – Nasce Hadassa, filha de Abiail, filho de Simei e neto de Quis. Hadassa, nome em hebraico, significa mirto, ou a flor da murta. O nome Ester é de origem medo-persa, significa Estrela, o qual, segundo a história extra-bíblica, recebeu esse nome ao entrar no harém de Assuero.

Ester foi uma jovem judia que casou com o rei da Pérsia e salvou o povo judeu do extermínio. Seu nome hebraico era Hadassa e ela era órfã, criada por seu primo Mardoqueu. Mardoqueu, um judeu da tribo de Benjamim, era primo de Ester.

O objetivo central do Livro de Ester é justificar a observância da festa do Purim. Isto era muito importante já que se trata de uma festividade que não fazia parte das ordenanças mosaicas (do Pentateuco, livros de Moisés).

Ester estava disposta a morrer pela causa dela. Se isso não a torna uma mulher super impressionante, não sabemos o que mais a tornaria! Ester acreditava que Deus a ajudaria, e Ele ajudou — o rei poupou os judeus. Quando você precisar defender suas crenças, Deus vai ajudá-lo também.

Ela conquistou o coração do rei da Pérsia e salvou seu povo da morte.

¨1. O versículo chave de Ester encontra-se em Ester 4:14. ¨“Porque se de todo te calares neste tempo, socorro e livramento doutra parte virá para os judeus, mas tu e a casa de teu pai perecereis, e que sabe se para tal tempo como este chegaste a este reino?”