Quanto tempo a radiação fica no corpo humano?

Perguntado por: acunha . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.7 / 5 11 votos

15 minutos

A radiação permanece no corpo apenas durante o tempo em que o paciente fica no aparelho (de 7 a 15 minutos).

O que é radioterapia? A radioterapia é um tratamento no qual se utilizam radiações ionizantes (raios-x, por exemplo), que são um tipo de energia para destruir as células do tumor ou impedir que elas se multipliquem. Essas radiações não são vistas durante a aplicação e o paciente não sente nada durante a aplicação.

Os sintomas dependem da quantidade de radiação, da taxa em que foi recebida e da área do corpo tratada. Podem ocorrer enjoos, vômitos e perda de apetite durante (ou pouco após) uma irradiação no cérebro ou no abdômen.

Por exemplo: em uma tomografia de cabeça, a dose de radiação equivale à de 100 radiografias e corresponde à radiação absorvida do ambiente em 243 dias. Já o exame de abdômen é equivalente a 350 radiografias e a 3,3 anos de exposição natural.

A radiação no organismo humano produz efeitos, que representam danos diferentes para cada região afetada. As gônadas sexuais, os pulmões, o estômago e a medula óssea apresentam uma grande sensibilidade à radiação.

Há exatos 35 anos, em 13 de setembro de 1987, ocorreu na capital de Goiás o maior acidente radioativo da história do país — e um dos maiores do mundo. O acidente em Goiânia começou quando um aparelho de radioterapia foi abandonado em um ferro-velho.

Usina de Fukushima

1) Usina de Fukushima, Japão
Com magnitude acima de 8, o tsunami causou uma série de liberações significativas e material radioativo no dia seguinte.

A radioatividade entra no corpo através da inalação ou é absorvida através da pele. Câncer de tireoide, tumores, leucemia aguda, doenças oculares, distúrbios psicológicos e até mesmo danos à composição genética são apenas algumas das piores consequências à saúde que a alta exposição à radiação pode causar em humanos.

Possíveis efeitos colaterais da radioterapia

  • Fadiga. Um dos efeitos colaterais mais comuns. ...
  • Reações cutâneas. ...
  • Perda de cabelo. ...
  • Alterações nas taxas sanguíneas. ...
  • Náuseas e vômitos. ...
  • Perda de apetite.

Evite tomar banho em água muito quente ou muito fria. Prefira água morna. Proteja sua pele do sol. Pense quão dolorosa pode ser uma queimadura solar na pele irradiada.

A radiação emitida pela radioterapia externa atravessa o corpo do paciente e não impregna em seu interior. Portanto, o paciente não fica radioativo e não há problemas de contato com outras pessoas.

Raios Ultravioletas

1) Raios Ultravioletas
Apesar de ser considerado um tipo de radiação não ionizante, se uma pessoa ficar exposta por muito tempo a esses raios, pode desenvolver problemas de saúde, como, por exemplo, o câncer de pele!

A radiação pode provocar basicamente dois tipos de danos ao corpo, um deles é a destruição das células com o calor, e o outro consiste numa ionização e fragmentação (divisão) das células.

A partícula beta pode atingir uma velocidade de até 95% da velocidade da luz, já a partícula alfa é mais lenta e atinge uma velocidade de 20.000 km/s, e os raios gama atingem a velocidade das ondas eletromagnéticas (300.000 km/s).

Exames de raio-x fazem mal e só podem ser feitos uma vez ao ano. Mito. O nível de radiação emitido durante o exame de raio-x é muito pequeno. Os exames de tomografia computadorizada utilizam doses maiores, mas cada vez mais pequenas pelo avanço da tecnologia.

05/09/2010 13h21. Um dos grandes avanços da medicina, a tomografia computadorizada é hoje o exame que emite mais radiação ionizante.

Hoje não há um limite estabelecido de quantos exames uma pessoa pode fazer para estar segura.

As radiações ionizantes são aquelas que têm energia suficiente para remover dos átomos, elétrons firmemente dispostos, criando então os íons. Têm energia suficiente para danificar o DNA das células e causar câncer.