Quanto tempo a picanha dura na geladeira?

Perguntado por: lmota2 . Última atualização: 18 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 7 votos

Em média, você pode manter a carne resfriada por até três dias ou 72 horas. Se ela vier em embalagem a vácuo, guarde na geladeira desse jeito mesmo. Agora, em outros casos, acondicione a peça em recipiente hermético ou em saco plástico adequado. Nunca deixe a carne exposta no refrigerador, sob o risco de contaminação.

No caso de cortes como picanha e contrafilé, prefira, para congelar, as carnes embaladas a vácuo. Hoje se encontram no mercado várias peças de carne já embaladas. Ao serem congeladas, as carnes sempre devem estar acondicionadas em embalagens plásticas limpas, de onde se deve retirar todo o ar.

Portanto, nada de comprar uma carne resfriada e congelar no freezer de casa. Alê explica melhor: "Congelar e descongelar faz com que a carne perca líquidos e perder líquidos significa perder suculência e sabor", diz o profissional.

60 dias

Esse prazo de 60 dias é o prazo máximo para carnes resfriadas embaladas a vácuo, normalmente o produto é comercializado antes disso, e é muito importante que todas as etapas da cadeia sigam as condições adequadas de armazenamento.

Apesar de parecer inofensivo, comer um alimento vencido pode ocasionar intoxicações e infecções causadas por bactérias como a Escherichia coli e Salmonella spp. Elas causam dores abdominais, vômitos, calafrios, febre, diarreias e podem até levar à morte.

Quanto tempo a carne pode ficar congelada? Em relação ao prazo de validade, carnes congeladas em pedaços têm prazo de validade de 8 meses, carne assada ou bifes crus têm prazo de validade de até 6 meses se congeladas, e carne moída in natura tem prazo de validade de até 3 meses.

Na verdade, na Agência Espanhola de Consumo, Segurança Alimentar e Nutrição (AECOSAN), vinculada ao Ministério da Saúde, afirmam categoricamente: "Nunca de deve congelar de novo um alimento que foi descongelado, a menos que seja cozido antes de voltar a ser congelado".

Para as carnes, os cuidados são outros. Por terem muita água dentro das fibras, o ideal é não jogar no congelador depois que uma peça já foi descongelada, porque isso vai impactar diretamente nessas fibras.

Outra dica: não coloque coisas geladas para temperar a carne (como cerveja ou refrigerantes e vinhos), pois isso faz as fibras dela encolherem, deixando a carne mais dura. Deixe as bebidas em temperatura ambiente para usar como tempero.

“Para congelar a carne, é importante que o freezer não esteja cheio. Isso ajuda a manter a temperatura mais baixa, o que é fundamental para a conservação. Outra dica é congelar em pedaços menores, de 300 a 500 gramas, para acelerar o resfriamento”, conta o chef.

Caso a carne congelada não esteja em embalagem que defina seu prazo de validade, deve ser mantida por no máximo 7 dias congelada ou resfriada durante 3 dias. Atenção: pode acontecer no nosso dia a dia de temperarmos a carne e por algum imprevisto não a prepararmos na hora.

Cheiro. Essa é a forma mais fácil de identificar se a carne está estragada, pois ela geralmente apresenta um cheiro forte de mofo ou um odor azedo. Quando você abre o pacote, sente esse cheiro desagradável e rançoso de longe. Cada carne tem um cheiro característico, então preste atenção nisso.

Confira os prazos aproximados de descongelamento no refrigerador: Carnes em porções menores ou em bife levam em torno de 1 dia para descongelar. Carnes em peça podem demorar até 2 dias para descongelar, dependendo do seu peso. Uma peça de carne leva cerca de 12 horas por quilo para descongelar totalmente.

Se estiver vermelho escuro, mais amarronzada, é porque a carne ficou exposta a uma temperatura menor do que deveria e não é recomendada para o consumo. Veja algumas características que devem ser observadas em todos os tipos de carne (boi, porco e frango): Cor. Maciez.

Pode congelar a carne resfriada? O consumo da carne deve ser logo após a abertura da embalagem e não se recomenda o congelamento do produto que foi feito para ser resfriado. “O ideal é que o consumidor escolha os produtos no ponto de venda de acordo com o objetivo e data da preparação”, afirma Carolina.

Além disso, a embalagem deve ser à prova d'água e conter o mínimo possível de ar, por isso, carnes já embaladas à vácuo são ideais para serem congeladas, como as carnes da nossa linha Dia a Dia ou linha Grill.