Quanto tempo a pessoa fica com gaiola na perna?

Perguntado por: grodrigues . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 17 votos

Pela prudência quanto ao tempo de remoção do fixador externo, esta pergunta é dependente da gravidade da patologia tratada e da resposta clínica do paciente a mesma. Pode-se considerar como tempo MÍNIMO, 4 a 6 meses.

A consolidação óssea dessas fraturas leva em média cinco meses e a reabilitação funcional desses pacientes demanda em média um ano, sem contar em alguns casos a necessidade de tratamento cirúrgico adicional(13).

"A gaiola é um tipo de fixador externo que serve para fixar uma fratura ou deformidade óssea através de pinos que são inseridos pela pele e se prendem ao osso.

Não volte a praticar esportes até que sua perna esteja completamente curada e a força de seus músculos tenha retornado ao normal.

O tempo de recuperação de uma fratura da tíbia ou fíbula irá variar conforme o nível da lesão, podendo levar semanas ou até meses, em casos mais graves.

Após uma fratura, o osso leva, em geral, entre quatro e seis meses para cicatrizar e se consolidar, independentemente do tipo de tratamento aplicado – com ou sem cirurgia.

Movimentação: O paciente portador de fixador externo, seja qual for o caso, não deve guardar o leito, ou seja, deve andar, pisando, mesmo que levemente com auxilio de muletas.

Deve ter em atenção as seguintes orientações: Tomar banho de chuveiro. Caso haja feridas deve proteger o membro com um saco de plástico.

Para dizer que o osso não está colando ou que está com a consolidação atrasada precisamos de radiografias seriadas e um exame clínica que indique isso também.

Serve para manter a posição do local machucado até que tudo esteja bem novamente. A posição mantida pelo gesso é a de repouso ou de redução, no caso das fraturas, para que o osso fraturado não se mova. O gesso imobiliza uma articulação acima e outra abaixo da área a ser tratada.

Tomar bastante sol. A vitamina D é muito importante durante a cicatrização do osso pois é responsável por facilitar a absorção do cálcio no organismo. Assim, é importante que o paciente fique exposto ao sol pelo menos 15 minutos por dia.

O tempo do uso do aparelho de Ilizarov variou de seis a 18 meses, com média de 10,7 meses.

Os fixadores circulares ocupam todos os lados do membro, envolvendo-o totalmente, e são popularmente chamados de “gaiolas”. Usualmente, consiste em anéis circulares e semi-circulares externos que são instalados de forma centralizada no membro do paciente e fixados nos ossos por meio fios tencionados e pinos de Schanz.

O aparelho de Ilizarov é um fixador externo em aço inoxidável utilizado em fraturas expostas ou alongamentos de ossos. Criado pelo médico russo Gavriil Ilizarov durante a Segunda Guerra Mundial, chegou ao Brasil na década de 1990.

A fíbula não tem função de sustentação de peso, sua principal função é de fixação muscular. Ela é fixada pela sindesmose tibiofibular na tíbia, cujas fibras são organizadas para resistir à tração descendente final da fíbula.

Alguns exercícios são comumente indicados como tai-chi-chuan, alongamentos diários, exercícios passivos e ativos, caminhada rápida e musculação. Os exercícios na água (hidroterapia) também são muito recomendados, pois oferecem os benefícios de qualquer atividade, mas sem sobrecarregar os músculos e articulações.