Quanto tempo a pessoa fica com a gaiola na perna?

Perguntado por: urocha . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 11 votos

A pessoa pode permanecer com o fixador por seis meses, um, dois ou três anos. Por isso, sempre falo que a resposta é o tempo que for necessário.

"A gaiola é um tipo de fixador externo que serve para fixar uma fratura ou deformidade óssea através de pinos que são inseridos pela pele e se prendem ao osso.

O tempo de recuperação de uma fratura da tíbia ou fíbula irá variar conforme o nível da lesão, podendo levar semanas ou até meses, em casos mais graves.

A maioria dos pacientes é incapaz ou não quer andar, com exceção das crianças com uma fratura fibular isolada. Em crianças menores de 2 anos de idade, deve-se suspeitar de abuso ou violência, e elas devem ser submetidas a um exame do esqueleto para avaliar outras lesões ósseas.

As funções principais das gaiolas são: Separar os corpos rolantes, para manter o atrito e a geração de calor tão baixos quanto possível.

O poleiro para dormir pode ficar na parte superior da gaiola, em um canto que fique voltado para o lado mais tranquilo do ambiente, de preferência longe de portas e janelas. Assim, depois de tanto brincar, ele poderá ter um sono tranquilo e feliz.

Os ossos geralmente levam de seis a 12 semanas para se regenerarem em um grau significativo. Já, os ossos das crianças se regeneram mais rapidamente que os dos adultos.

Após uma fratura, o osso leva, em geral, entre quatro e seis meses para cicatrizar e se consolidar, independentemente do tipo de tratamento aplicado – com ou sem cirurgia.

O tempo do uso do aparelho de Ilizarov variou de seis a 18 meses, com média de 10,7 meses.

Os fixadores circulares ocupam todos os lados do membro, envolvendo-o totalmente, e são popularmente chamados de “gaiolas”.

Pela prudência quanto ao tempo de remoção do fixador externo, esta pergunta é dependente da gravidade da patologia tratada e da resposta clínica do paciente a mesma. Pode-se considerar como tempo MÍNIMO, 4 a 6 meses.

Movimentação: O paciente portador de fixador externo, seja qual for o caso, não deve guardar o leito, ou seja, deve andar, pisando, mesmo que levemente com auxilio de muletas. Deve ainda, exercitar as articulações acima e abaixo ao segmento fixado.

Deve ter em atenção as seguintes orientações: Tomar banho de chuveiro. Caso haja feridas deve proteger o membro com um saco de plástico.

2ª a 6ª semana após a cirurgia
Permanecer sem dar carga de peso corporal no membro operado (em média, só é permitido pisar após 2 a 3 meses de cirurgia, podendo se prolongar mais que isso).

A fíbula não tem função de sustentação de peso, sua principal função é de fixação muscular. Ela é fixada pela sindesmose tibiofibular na tíbia, cujas fibras são organizadas para resistir à tração descendente final da fíbula.