Quanto tempo a pele fica vermelha?

Perguntado por: dgois . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.8 / 5 9 votos

"Tudo vai depender do tipo de queimadura, podendo levar de 3 a 4 dias ou até 2 semanas", explica a dermatologista. Enquanto isso, a regra é esperar que a pele se recupere da vermelhidão para se expor no sol de novo - e dessa vez sem esquecer o protetor!

Os sintomas são os mesmos, incluindo ainda o aparecimento de bolhas e uma aparência úmida. No entanto, a cura é mais demorada: pode levar até três semanas. Não costuma deixar cicatriz, mas o local da lesão pode ficar mais claro.

Além de usar o pós-sol para cuidar da sua pele após exposição intensa ao sol, é importante beber bastante água, tomar banhos frios, usar roupas leves e aplicar água termal na pele. Você também pode usar compressas geladas sobre a vermelhidão e descansar para ajudar a recuperar a pele.

Veja só!

  1. 1) Invista em um creme clareador de pele com ácido glicólico. ...
  2. 2) Faça uma esfoliação na pele manchada. ...
  3. 3) Usar filtro solar com cor. ...
  4. 4) Incluir produtos com vitamina C para o rosto. ...
  5. 5) Aplicar protetor solar com efeito clareador. ...
  6. 6) Máscaras faciais com efeito peeling.

Para quem tem a pele branca, por exemplo, o recomendado é tomar sol sem filtro por 15 minutos, para aproveitar a incidência solar. Os tons intermediários podem receber a radiação solar sem proteção por até 30 minutos; já nas peles negras, 1 hora é suficiente para o estímulo da vitamina D.

Se o banho de sol passou dos limites, pode ocorrer uma lesão celular, com destruição em níveis variáveis. A vermelhidão acontece devido à vasodilatação e reação inflamatória, com a vinda de células de defesa, os leucócitos.

Queimaduras podem aparecer durante o bronzeamento artificial
A marca do biquíni ou da sunga após o bronzeamento artificial são comprovações de que a pele sofreu danos, pois onde não estava protegido, com certeza estará vermelho e ardendo. Quanto mais vermelha a pele estiver, mais grave terá sido a queimadura.

Um dos tratamentos mais indicados pela maioria dos dermatologistas é através do uso de cremes clareadores com ácido tranexâmico, ácido salicílico e o ácido glicólico - ingrediente muito utilizado para tratar a acne, mas que também ajuda a amenizar as manchas na pele escuras causadas pelo sol.

Aplique cremes calmantes e hidratantes
O desconforto pode ser aliviado com o uso de loções pós-sol com aloe vera, calamina ou camomila, que têm propriedades calmantes. Borrifar água termal também ajuda a recuperar a constituição da pele.

As queimaduras de segundo grau são rosa ou avermelhadas, apresentam inchaço e causam dor intensa. No prazo de 24 horas (frequentemente dentro de pouco tempo após a queimadura), surgem bolhas que liberam um líquido transparente. A superfície queimada pode ficar pálida com a pressão do toque.

Você pode tomar um pouco de água gelada ou até mesmo ficar na frente de um ventilador ligado. Trabalhe a mente. Muitas vezes, o rubor facial é provocado pelo nervosismo. E o simples medo, lembrança ou ansiedade em relação ao ato de corar já basta para deixá-lo vermelho feito um camarão.

Passar um creme hidratante que contenha aloe vera {a famosa babosa} nos ingredientes, para acalmar a pele queimada; Reforçar a ingestão de água e manter o corpo hidratado; Redobrar a proteção solar enquanto a pele se recupera, usando roupas que cubram a queimadura, quando estiver fora de casa.

Vários fatores podem causar vermelhidão na pele, como por exemplo exposição ao sol, acne, reação alérgica ou até mesmo banhos muito quentes. Esse sintoma é causado por uma anomalia no sistema nervoso do rosto, que por sua vez está com algum fator interrompendo o funcionamento natural do organismo.

Depende também da pele da pessoa, da hidratação, se a pele é seca, se ela descama, mas a média dos 28 a 40 dias”, aponta a Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve. A Dra.

O que ajuda a uniformizar tom e textura da pele. Dra. Monalisa cita alguns ativos uniformizantes que podem ser encontrados em cosméticos que agem diretamente na questão da pigmentação, como ácido tranexâmico, alfa bisabolol, niacinamida, ácido kojico, ácido fítico, ácido mandélico, retinol e alfa arbutina, entre outros ...

Evite o contato com água quente
Outra dica sobre como cuidar da pele pós-sol é evitar tomar banhos muito quentes, porque a temperatura elevada da água pode causar mais irritação e desconfortos. Então, opte por banhos mais refrescantes e até compressas frescas na região de maior incômodo.

Chá de camomila gelado
Com efeito calmante, o chá diminui a vermelhidão e a ardência provocadas pelo sol. Para dar resultado, ele deve ser aplicado de duas a três vezes ao dia. “A mistura deve ser bem concentrada: dois saquinhos de chá para um copo de água”, ensina Maria.