Quanto tempo a micose fica no alicate de unha?

Perguntado por: aamorim . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

Já os fungos costumam ficar até três dias nos instrumentos.

Esterilizar alicate de unha com água
Pegue uma panela que caiba o alicate, coloque água e deixe ferver. Assim que começar a ferver coloque o alicate e desligue o fogo após 30 minutos. Você pode colocar umas gotas de shampoo/sabonete neutro para aumentar a potência.

Micose de unhas: contágio e prevenção
Ele observa que os fungos causadores das onicomicoses podem sobreviver no ambiente por aproximadamente um ano. Assim, eles podem sobreviver no esmalte, na lixa de unhas, na toalha, nas meias e no sapato.

Os fungos permanecem viáveis no ambiente, em média, por até um ano.

Levar os próprios utensílios em salões de beleza
Se puder levar seu próprio kit, é ainda melhor, pois esmaltes cosméticos podem ser contaminados por fungos e ser um meio de transmissão.

Sinais e sintomas de micose de unha
A infecção geralmente começa na borda da unha como uma listra branca ou amarela sob da ponta da unha do dedo ou do pé. Elas muitas vezes se espalham até o centro e a unha perde a coloração e se solta. Conforme a infecção se espalha, a unha geralmente se altera e se torna grossa.

Contaminação Cruzada é a transferência de microrganismos patogênicos (ou seja, um microrganismo que pode causar uma doença) de um alimento contaminado, para um outro alimento que não esteja contaminado.

Toda vez que usar, você precisa lavar com água e sabão, passar álcool e colocar na autoclave. Caso você não tenha o aparelho, coloque em água fervente. Depois disso, seque os alicates com uma toalha limpa e guarde em um estojo próprio. Durante o dia, você terá que fazer esse processo várias vezes.

O uso de materiais não esterilizados pode causar muitas doenças, entre elas as hepatites B e C. Especialistas afirmam que o vírus da hepatite pode permanecer no alicate de unha, por exemplo, por até sete dias, aumentando os riscos de infecção.

Além disso, Juliana Garavello, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, lembra que a acetona não serve para esterilizar nem limpar ferimentos – ela apenas remove o esmalte.

Os itens de manicure como tesoura, alicates, espátulas, palitos de madeira e até esmaltes, podem transmitir várias doenças, inclusive fungos, hepatites B e C e até o vírus HIV. Essas doenças podem ser contraídas através dos pequenos ferimentos com materiais contaminados.

Para a eliminação de microrganismos e bactérias, a melhor opção é a autoclave. Além de mais eficiente, ela ainda realiza o procedimento em menos tempo, cerca de 15 a 30 minutos contra 1 ou 2 horas da estufa.

Alicates. Tenha um bom acervo de alicates de cutículas, de corte curvo e reto. O ideal é ter pelo menos dois kits para poder utilizar um enquanto esteriliza o outro.

O processo de esterilização pode ser feito por meio de quatro métodos que englobam a técnica:

  1. Flambagem;
  2. Incineração;
  3. Raios infravermelhos;
  4. Estufas de ar quente.

Misture bicarbonato de sódio e água até que forme uma pasta. Utilize um algodão para aplicar sobre toda a unha e embaixo também (para que a mistura entre em contato com a pele). Deixe agir por alguns minutos e, em seguida, seque bem.