Quanto tempo a melanina faz efeito?

Perguntado por: ocaetano9 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

Apesar de poucos estudos sobre o benefício do uso de melatonina nos distúrbios de sono, a melatonina, como os medicamentos que atuam no sistema nervoso, podem demorar mais de uma semana para ter ação no ritmo vigília-sono, ou seja, para regular a hora de dormir e despertar com ajuda da luz pela manhã.

— O impacto que tem em nosso sono depende da hora do dia em que você toma. Se você tomar um remédio para dormir no meio do dia, isso faria você se sentir sonolento. Se você toma melatonina no meio do dia, não tem esse efeito — explica Martin, que também é porta-voz da Academia Americana de Medicina do Sono.

Treinando seu cérebro para dormir
Usamos luz artificial para nos manter acordados, muitas vezes muito além da hora normal de dormir do corpo. Pesquisas descobriram que o corpo diminui ou interrompe a produção de melatonina se exposto à luz, incluindo a luz azul de nossos smartphones, laptops e similares.

As evidências sugerem que a ingestão de melatonina em curto prazo é, geralmente, segura para a maioria dos adultos. Mas, ela pode causar alguns efeitos colaterais, incluindo dor de cabeça, sonolência diurna, tontura e náusea.

A dose recomendada pela ANVISA de ingestão diária de melatonina é de 0,21mg, em média. De preferência, ela deve ser tomada até 30 minutos antes de você ir dormir, pois, caso ingerida de dia, pode vir a causar sonolência e desregular o seu nível de sono.

Vitamina A: como comentado nos parágrafos acima, a vitamina A ajuda na produção da melanina, além de ser um antioxidante natural e ajudar na restauração da pele.

Em outubro de 2021, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou no Brasil a venda da melatonina como suplemento alimentar. Segundo a agência, o uso é destinado para pessoas com idade igual ou maior que 19 anos e dose diária máxima de 0,21 mg.

VITAMINA C
É bem conhecida por sua ação clareadora, já que é capaz de inibir a produção excessiva de melanina, amenizando e prevenindo a formação de manchas na pele.

Entre as 9 e 10 horas da noite começa a haver uma elevação cumulativa dos níveis noturnos de melatonina, chegando ao seu ponto máximo entre meia noite e uma hora da manhã. Assim, neste horário é quando a pineal começa a desligar, ou seja, começa a dormir.

Sim, a melatonina deve ser usada diariamente, para a regulagem do ciclo de sono. Apesar disso, vale lembrar que o seu uso durante o dia, ou seja, fora do horário de repouso, não é indicado.

Em média, o seu uso faz com que as pessoas adormeçam 10 minutos mais rápido do que se não usassem. Porém, ela não aumenta o tempo total de sono durante a noite, nem aumenta a qualidade do sono. Ou seja, a melatonina não nos faz dormir nem mais nem melhor, apenas nos faz dormir um pouco mais rápido.

Caso você esteja tomando melatonina e continue tendo dificuldades para dormir ou esteja se sentindo sonolento durante o dia, avise o seu médico. Pode ser sinal de dosagem muito baixa ou muito alta.

A melatonina pode ser encontrada em diversas dosagens: 0,5 mg, 1 mg, 2 mg, 3 mg, 5 mg ou 10 mg. A dose de melatonina capaz de simular a produção natural do hormônio é de 0,1 a 0,5 mg por dia.

Além de ser usado para melhorar a qualidade do sono, esse suplemento também é usado no tratamento de hiperatividade, ansiedade e depressão. A restrição existe no caso de gestantes e lactantes, além de indivíduos que usam antidepressivos, que devem ter orientação médica para consumir o produto.

O sono é fundamental para quem deseja emagrecer, pois é por meio do descanso adequado que o corpo consegue regular hormônios relacionados à saciedade. Ao suplementar a melatonina no organismo, você aumenta as chances de ter uma boa qualidade de sono e, consequentemente, os hormônios da saciedade mais ajustados.

Embora a melatonina seja enquadrada agora como um suplemento alimentar e possa ser comprada sem prescrição nas drogarias convencionais, a Anvisa impôs algumas restrições ao seu uso. A primeira é que ela só poderá ser tomada por pessoas com mais de 19 anos de idade e a dosagem é de, no máximo, 0,21 miligramas por dia.

Pigmerise™ aumenta a proliferação de melanócitos e da melanogênese, promovendo a pigmentação da pele. É indicado para tratar hipomelanoses, tais como vitiligo e outras formas de deficiência em que há redução de melanócitos.

O mais utilizado é a hidroquinona que inibe a atividade da tirosinase, enzima essencial para a síntese de melanina nos melanócitos.

Tomar suplementos alimentares
Se quer mesmo saber como estimular a produção de melanina, os suplementos alimentares são uma boa opção. Devem ser ricos nas vitaminas A, E, B e D, bem como em L-Tirosina e ginkgo biloba.

A melanina é ativada quando se está exposto ao sol e tem uma ação protetora sobre a pele. Evitando assim danos nas camadas mais profundas e delicadas. Como é que o faz? Bem, através da absorção de radiação ultravioleta.

Um dos tratamentos mais indicados para a despigmentação da pele é o de fototerapia por LED. Através da aplicação de luz de comprimento de onda em 660nm (vermelho) ocorre a bioestimulação das células, com o objetivo de acelerar o processo de cicatrização das manchas e inflamações.