Quanto tempo a luz vai da Terra à Lua?

Perguntado por: mdorneles . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 20 votos

2,51 segundos

A distância média entre nosso planeta e seu satélite natural é de 384.400 km, o que significa que a luz vinda da Lua chega a nós com cerca de 1,25 segundo de atraso, enquanto uma viagem de ida e volta entre Terra e Lua à velocidade da luz leva cerca de 2,51 segundos.

A distância da Terra ao Sol
O Sol fica a cerca de 150 milhões de km da Terra, o equivalente a 8 minutos-luz de distância (1 minuto-luz corresponde a 17 987 547 quilômetros).

299.793.458 m/s

A velocidade da luz é a velocidade máxima que um objeto consegue alcançar. A velocidade da luz no vácuo é simbolizada pela letra c e equivale a 299.793.458 m/s. Este valor é comumente arredondado para 3,0 x 108 m/s ou, ainda, 300.000 km/s.

Temos uma má notícia para te dar: não é possível viajar na velocidade da luz. Pelo menos ainda não! Isso porque os cientistas têm intensificado seus estudos sobre a física dos plasmas, como na linha da energia limpa por meio de fusão nuclear e produção de aceleradores de partículas mais avançados.

A resposta correta é: 23 horas e 56 minutos. Esse intervalo de tempo é chamado de “dia sideral”.

Em média, a viagem para Marte, com a tecnologia disponível atualmente, levaria nove meses.

Doze pessoas

Doze pessoas diferentes já caminharam sobre a Lua, com o primeiro tendo sido Neil Armstrong e o último Eugene Cernan. Todas as alunissagens tripuladas ocorreram entre julho de 1969 e dezembro de 1972 como parte do Programa Apollo.

As galáxias possuem em média centenas de bilhões de estrelas. E as estimativas também apontam para centenas de bilhões de galáxias no Universo. Isto resultaria na existência de mais de 10 sextilhões de estrelas.

A Via Láctea é considerada uma galáxia de tamanho médio, tem por volta de 100 mil anos-luz de diâmetro e um halo (estrutura esférica que envolve o disco) ao seu redor que se estende por 800 mil anos-luz de distância.

Portanto, se olharmos para o Sol do espaço, os fótons alcançam nosso córtex visual — a parte do cérebro responsável pelo processamento da informação que chega através dos olhos — simultaneamente. E o resultado que vemos é a luz branca. Essa é considerada a "verdadeira" cor do Sol.

2. Coisa mais rápida já registrada: na física moderna, a luz é considerada a coisa mais veloz do universo, e, no vácuo, é atualmente definida como 299.792.458 metros por segundo.

Ele é só a ausência de luz. Portanto, na letra fria das leis da física, não pode ter uma velocidade.

Ele se aproxima do solo em poucos milissegundos, propagando-se com velocidades de cerca de 3 mil km/s.

Não se pode voltar a um passado para modificar um acontecimento e assim mudar o futuro dele. As linhas do tempo que conectam causas (no passado) e efeito (no futuro) não podem ser alteradas, do contrário o Universo seria inconsistente em sua evolução e aumento da entropia.

Isso quer dizer que o tempo pode parar? Segundo a física, não. Mesmo sob influência de variáveis diferentes, os ponteiros do relógio não irão acelerar ou reduzir e continuarão girando da mesma forma em quaisquer circunstâncias, caso a referência seja o principal participante do evento.

A velocidade média para a viagem foi de cerca de 35.000 milhas por hora. Um ano-luz equivale a 6 trilhões de milhas. Na velocidade da New Horizons, levaria 19.000 anos para percorrer um ano-luz.

Uma pesquisa feita por um cientista alemão a pedido da Nasa, a agência espacial americana, concluiu que astronautas que ficam no espaço envelhecem em ritmo mais lento que as pessoas na Terra — ao menos na pele.

A Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) anunciou que vagas em diversas áreas estão abertas, com salários que vão de singelos US$ 60 mil a US$ 178,6 mil por ano.

Quanto maior a gravidade, mais lento o tempo fica. O inverso também é verdade, quanto menor a gravidade, mais rápido o tempo passa.

planeta Vênus

O planeta Vênus é o segundo do nosso sistema solar a partir do Sol e o mais próximo da Terra, a apenas 61 milhões de quilômetros de distância.

5. Saturno. Após viajar 622 dias, seria possível chegar a Saturno na velocidade proposta. O planeta fica a 1,2 bilhão de quilômetros da Terra.