Quanto tempo a Jabuticaba Sabará demora para produzir?

Perguntado por: apeixoto . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

Da família Myrtaceae, a jabuticabeira sabará é uma árvore de crescimento lento, que pode demorar até 10 anos para nos presentear com sua frutificação.

A jabuticabeira Sabará, por exemplo fica muito mais alta que a Híbrida, tem folhas miúdas e não precisa de muita poda. Já a Híbrida tem folhas mais largas, é conhecida como “descabeleda”, ou seja, precisa ser podada frequentemente e dá frutos praticamente o ano inteiro. No quesito sabor, nenhuma deixa a desejar.

A jabuticaba Sabará uma espécie de jabuticabeira com boa propagação de cultivo em território Brasileiro. Esta espécie derruba parte de suas folhas no inverno (semi-decídua). O seu tamanho pode alcançar até 9 metros de altura. É uma árvore de formato piramidal e frondosa.

Você pode estimular sua jabuticabeira a se desenvolver mais depressa e de forma saudável adubando o pé uma vez a cada três meses com esterco bem curtido e calcário, ambos produtos encontrados em grandes casas agrícolas. O calcário ajuda a corrigir a acidez do solo, que interfere no sabor dos frutos.

15 anos

Nativa da Mata Atlântica, a jabuticabeira é conhecida por gerar frutas esféricas, viçosas e suculentas. Hoje, existem mais de 30 espécies, que podem chegar até 9 metros de altura e levar de 10 a 15 anos para produzir seus primeiros frutos.

Regas. Sobre as regas, a paisagista afirma que toda jabuticabeira ama água e “o ideal é regar todos os dias. Em solo, um gotejador diário é ideal para garantir boa frutificação”.

Ainda assim, plantar jabuticaba no início da estação das águas é a melhor opção. Além disso, essa frutífera subtropical se desenvolve melhor em temperaturas mais brandas. Qual o melhor local para plantio de jabuticaba? A jabuticabeira pode ser cultivada em pomares comerciais ou caseiros.

A jabuticabeira é muito cultivada em pomares domésticos e floresce duas vezes por ano. A florada, branca, vai de junho a agosto. A espécie ocorre em regiões da Mata Atlântica, principalmente de mata pluvial e das submatas de altitude.

Casca lisa e descamante, de cor cinzento-castanha. Suas folhas são simples, opostas, lanceoladas, de coloração verde-escura e até 7 cm de comprimento. As flores são brancas e medem cerca de 1 cm e, os frutos, são bagas globosas e suculentas de até 3 cm de diâmetro.

Myrciaria cauliflora

Ela existe em diferentes variedades, mas a mais conhecida e que possui o fruto mais doce, é a Myrciaria cauliflora, popularmente conhecida como Jabuticaba-Sabará, relativa à cidade de Sabará em Minas Gerais, Brasil.

Dicas para cuidar bem de sua planta
No mais, ela ama receber água, por isso, sua rega deve ser diária e abundante. Por fim, agora que você sabe como fazer adubo para jabuticabeira dar frutos, lembre-se de podá-la uma vez ao ano. Busque fazer isso, preferencialmente, no inverno e antes do florescimento seguinte.

A híbrida não é um enxerto, é uma variedade obtida a partir da sabará - só que ele não sabe qual o cruzamento. Assim como Lucas, a maioria dos produtores tem seus caminhões cheios de jabuticabeiras híbridas. Além do preço dez vezes menor, ela leva a metade do tempo para frutificar, cerca de 5 anos.

Pela internet, também são altos. No Mercado Livre, um pé pequeno da fruta é anunciado por R$ 4 mil. A demanda pelas jabuticabeiras ocorre o ano inteiro, mas se itensifica a partir de setembro, quando começa a estação das jabuticabas, e prossegue com o início das chuvas.

15 metros

Características Morfológicas: Árvore frutífera, altura entre dez a 15 metros, com tronco liso de 30 a 40 centímetros de diâmetro. As flores e frutos nascem no caule.

Quando o tronco de uma árvore é cortado, é fácil notar que existem círculos escuros. Cada círculo desse é chamado de anel de crescimento. Cada anel corresponde a um ano de vida. Os anéis são contados de dentro para fora, a partir da medula.

O plantio do pé de jabuticaba deve ser feito 10 cm acima do nível do solo, reunindo a terra superficial, formando uma bacia que atinge o nível do torrão.