Quanto tempo a hidroquinona começa a fazer efeito?

Perguntado por: ivilela . Última atualização: 19 de maio de 2023
3.9 / 5 3 votos

Os resultados na pele de quem utiliza hidroquinona e ácido retinóico pomada variam de pessoa para pessoa. Apesar disso, alguns já notaram efeitos positivos em 2 semanas de uso. Outros, precisam de, no mínimo, 60 dias para começarem a ver os resultados em sua própria pele.

É indicada no clareamento gradual de melasmas ou cloasmas, sardas, melanose solar e em condições nas quais ocorrem hiperpigmentação cutânea por produção excessiva de melanina. Hidroquinona é utilizada na concentração de 2 a 10%.

Tratamento de Melasma
O filtro ajuda a estabilizar os benefícios do tratamento. Para ajudar na remoção das manchas podem ser utilizados cremes clareadores a base de hidroquinona, ácido glicólico, ácido retinóico, ácido azelaico, entre outras substâncias, e, os resultados demoram cerca de dois meses para aparecer.

A hidroquinona deve ser utilizada de noite, pelo menos 30 minutos antes de dormir e deve ser retirada da pele logo pela manhã com sabonete neutro e água em abundância. Em seguida, deve-se aplicar um bom protetor solar para proteger a pele.

O produto com hidroquinona deve ser aplicado em uma fina camada na área a ser tratada, duas vezes ao dia, uma de manhã e outra à noite ou a critério do médico. O creme deve ser utilizado até à despigmentação adequada da pele, devendo ser aplicado por mais alguns dias para manutenção.

O uso combinado de hidroquinona com produtos contendo peróxido (peróxido de benzoíla, água oxigenada) pode provocar escurecimento transitório da pele nas áreas tradadas.

Evitar exposição ao sol enquanto estiver fazendo uso de hidroquinona creme. Caso haja exposição intensa ao sol (praia, piscina, caminhadas, etc), é aconselhável a utilização de um bloqueador solar, conforme orientação de seu dermatologista.

A pomada de Hidroquinona está indicada no clareamento gradual de manchas de pele como ocorre em caso de acne, melasma, sardas, manchas causadas pelo limão seguida de exposição solar, manchas senis, manchas de catapora, lentigo e outras condições onde surgem manchas escuras na pele.

A hidroquinona pode causar reações, como eritemia, sensação leve de queimação e hipersensibilidade ocasional, como dermatite de contato localizada. Outras reações menos frequentes, como ocronose exógena e manchas marrons reversíveis nas unhas, também estão relacionadas ao uso de hidroquinona.

Alfa-arbutin
É portanto uma boa alternativa ao uso da hidroquinona.

Além da aplicação sistemática do protetor solar de amplo espectro, o tratamento do melasma inclui o uso tópico de agentes que promovem o clareamento gradual das manchas causadas pela produção excessiva de melanina.

Os tratamentos para o melasma devem ser indicados por dermatologistas e podem ser variados. Normalmente, a principal recomendação é o uso contínuo de protetor solar, não só nos momentos de exposição direta aos raios UV, mas também no dia a dia e até em casa, por conta dos aparelhos com luz visível.

Você pode usar dermocosméticos com ácido retinoico, glicólico, kójico, ferúlico, além de outras substâncias que ajudam a clarear manchas, como hidroquinona, artbutin e resveratrol.

Atua na via de inibição da síntese de tirosina, precursora da melanina, que confere pigmentação à pele, reduzindo assim as manchas. Menos tirosina, menos melanina e assim menos manchas. Também regula a oleosidade e evita a formação de acne.

Ácido Kójico

O Ácido Kójico também é uma ótima opção para clarear a pele, graças ao seu efeito despigmentante que age nas manchas. E, também, ele é um ácido para clarear a pele não fotossensibilizante, que pode ser usado durante o dia, sempre aliado ao protetor solar. Mais um ácido que ajuda a clarear a pele é o Retinol.