Quanto tempo a heparina fica no corpo?

Perguntado por: lvieira5 . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

Quando aplicada corretamente, a heparina age de imediato no organismo com um efeito que dura, em média, de 2 a 4 horas — o tempo de uma sessão de hemodiálise.

A heparina não-fracionada deve ser suspensa 6 horas antes da cirurgia e a heparina de baixo peso molecular deve ser suspensa 24 horas antes; Checagem de INR: Checar INR antes da cirurgia, que deve estar abaixo de 1,5 (1,2 para procedimentos neurocirúrgicos);

A meia-vida de eliminação da atividade anti-Xa é de aproximadamente 4 horas. A atividade anti-Xa é mensurável no plasma até 24 horas após a administração subcutânea de 40 mg de Enoxaparina Sódica.

CLEXANE também evita a coagulação do sangue no circuito de hemodiálise. A duração do tratamento com CLEXANE pode variar de um indivíduo para o outro. A máxima atividade anti-Xa (antitrombótica) média no sangue é observada 3 a 5 horas após a administração subcutânea.

Não tome! Preferível, não sem riscos, ficar 1 dia sem tomar o medicamento, do que ingerir dose maior que a permitida em intervalo muito pequeno de tempo, pois pode trazer risco de sangramento.

Antídotos – Reversão da heparinização
Neutralização da heparina em caso de urgência: sulfato de protamina – 1mg de sulfato de protamina neutraliza 100 UI de heparina. Dose máxima 50mg. 2. Neutralização da heparina de baixo peso molecular: o sulfato de protamina neutralizará somente 50% da atividade.

Farmacocinética. A heparina não é absorvida por vias enterais. Após administração intravenosa o efeito ocorre imediatamente. Utilizando-se o tempo de ativação da coagulação como indicador de atividade da heparina, tem-se que 25,7% da atividade anticoagulante é perdida entre 2 e 20 minutos após dose em bolus.

O antídoto rotineiramente utilizado para neutralizar o efeito anticoagulante da heparina é o sulfato de protamina.

O maior risco de trombose acontece nas primeiras 48 horas após a cirurgia. No entanto, é fundamental ficar em alerta por mais 15 a 20 dias, período em que ainda pode surgir a trombose.

Para evitar esse tipo de complicação, preparei uma lista de bolso dos cuidados para quem toma esse tipo de medicação. Devido à predisposição a sangramentos maiores e hematomas, é aconselhável que durante o tratamento se evitem atividades de levem ao risco de traumas como: jogar futebol, jogar volei e praticar luta.

A heparina é contraindicada em pacientes que possuem hipersensibilidade à heparina e componentes da fórmula ou que tenham tendências hemorrágicas pré-existentes como hemofilia, trombocitopenia ou perda sanguínea pós-operatória por exemplo.

A meia-vida varia entre 30-180 minutos e é dose-dependente (30 minutos para uma dose de 25 unidades/kg e 150 minutos para dose de 400 unidades/kg).

No caso da enoxaparina (Clexane®), se o tempo da última aplicação for < 8 horas, recomenda-se usar 1 mg de protamina para cada 1 mg de enoxaparina.

Comparada com a heparina convencional, a enoxaparina apresenta características de biodisponibilidade muito diferentes e valiosas. A biodisponibilidade subcutânea anti-Xa é cerca de três vezes mais elevada com a HBPM.

A dose recomendada para pacientes clínicos é de 40 mg de CLEXANE, uma vez ao dia, administrada por via subcutânea. A duração do tratamento deve ser de no mínimo, 6 dias, devendo ser continuado até que o paciente recupere a capacidade plena de se locomover, por um período máximo de 14 dias.