Quanto tempo a gasolina leva para evaporar?

Perguntado por: obittencourt . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.9 / 5 20 votos

Já dentro dos tanques de veículos, a gasolina sofrerá influência do calor e do oxigênio, podendo valer por cerca de dois meses.

A gasolina normalmente começa a evaporar ao atingir a temperatura de 50º C, enquanto o etanol só entra neste processo em temperaturas acima dos 70º C", explica o engenheiro.

Em dias muito quentes, com um carro parado no sol, a tendência é que o combustível evapore. Isso é uma ação normal (do contrário, o tanque explodiria pela pressão dos gases), mas com o reservatório mais vazio, a tendência é que o combustível evapore mais rápido.

Como o Brasil é um país tropical e o frio fica quase que restrito ao inverno, é preciso atenção ao tempo que a gasolina se encontra no tanquinho. Especialistas recomendam que o prazo nunca ultrapasse 90 dias. Com o tempo, a gasolina pode perder seu poder de queima e não ajudar o carro a ligar em dias frios.

Então, sim, misturar a gasolina comum com a aditivada não só é possível, como é recomendável.

Armazenar combustível em galões impróprios ou em garrafas pets é ilegal e causa riscos de explosões, afirma o major Leonardo Mendes, do Corpo de Bombeiros. "O principal risco do armazenamento doméstico é justamente em razão do recipiente não ser o apropriado para que isso aconteça.

etanol

O álcool (também conhecido como etanol) é uma substância muito volátil e pouco densa, ou seja, evapora mais rápido e possui menor quantidade de energia quando comparado à gasolina.

Muitas questões influenciam na degradação da qualidade, mas a dica mais valiosa é evitar ao máximo deixar o carro exposto ao sol. “A gasolina comum pode sofrer degradações mais rápidas, principalmente nesta condição de exposição aos raios solares.

Combustíveis sofrem expansão térmica quando em temperaturas mais altas, principalmente a gasolina, isso significa que ao abastecer no calor as moléculas estarão maiores e preencherão mais rapidamente seu tanque.

Evite deixar sua moto exposta ao sol ou calor excessivo, fatores que aumentam a prejudicial evaporação do combustível.

É normal ouvirmos pessoas dizendo que a gasolina aditivada rende mais do que a gasolina comum — entretanto, isso é um mito. Na verdade, a gasolina aditivada possui a mesma autonomia da gasolina comum, e a única diferença é que o aditivo nela colocado ajuda na limpeza do motor.

A evaporação da gasolina acontece no momento em que o bico da bomba é retirado do tanque do veículo. “A prova que ela é existe é a obrigatoriedade de que frentistas usem máscara. A intenção é justamente evitar a inalação desses vapores”, diz.

A resposta é não. Já disse por aqui que carro parado estraga. A mesma regra vale para qualquer sistema do carro que você deixa de usar.

Segundo ambos, o reservatório é resistente e não racha se ficar vazio. “As peças são validadas pelas montadoras tanto para ficarem cheias quanto vazias. Não existe nenhuma regra que obrigue o tanquinho a ficar cheio”, enfatiza Pereira.

Dessa maneira, o tanque da partida a frio deve sempre estar abastecido com gasolina, que tem o ponto de fulgor (menor temperatura em que um combustível libera vapor) muito menor do que o álcool.

E, se passar, de repente, a usar aditivada, o detergente contido nesse aditivo poderá fazer soltar alguns fragmentos desses depósitos, que podem vir a danificar algumas das partes internas do motor.