Quanto tempo a doença de Chagas fica no corpo?

Perguntado por: onobrega4 . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.9 / 5 13 votos

Na fase aguda, os sintomas duram de três a oito semanas. Na crônica, os sintomas estão relacionados a distúrbios no coração e/ou no esôfago e no intestino. Cerca de 70% dos portadores permanece de duas a três décadas na chamada forma assintomática ou indeterminada da doença.

Sintomas: Fase aguda: febre, mal estar, falta de apetite, edemas (inchaço) localizados na pálpebra ou em outras partes do corpo, aumento do baço e do fígado e distúrbios cardíacos. Em crianças, o quadro pode se agravar e levar à morte.

Na fase aguda da doença, o quadro pode evoluir para meningite e encefalite. Já na crônica, a pessoa pode apresentar aumento do coração e do cólon, por exemplo. É preciso ter muita atenção para uma complicação perigosa: a insuficiência cardíaca. Ela é uma das principais causas de mortes de indivíduos com essa doença.

A doença de Chagas é quase 100% curável se tratada na fase aguda inicial. Apenas 1% dos infectados são tratados a cada ano devido à presença clínica silenciosa ou expressão sintomática ambígua da doença. A prevalência média de doadores de banco de sangue detectados com doença de Chagas na América Latina é de 0,2%.

Se detectada a tempo, Chagas pode ser curada ou tratada. Sem tratamento a longo prazo, até 30% dos pacientes podem desenvolver complicações irreversíveis para o sistema nervoso, sistema digestivo e coração. Com o apoio da OPAS, desde 1990, os países da região têm feito progressos no controle de Chagas.

Na fase aguda, os sintomas duram de três a oito semanas. Na crônica, os sintomas estão relacionados a distúrbios no coração e/ou no esôfago e no intestino. Cerca de 70% dos portadores permanece de duas a três décadas na chamada forma assintomática ou indeterminada da doença.

A doença apresenta curso clínico bifásico, aguda e crônica, sendo que a fase aguda, muitas vezes sem sintomas, pode evoluir para fase crônica. A gravidade dos casos pode estar relacionada à cepa infectante, a via de transmissão e também a associação com outras patologias concomitantes.

A doença de chagas tem cura durante a fase aguda, quando o protozoário ainda circula pelo sangue do indivíduo. São utilizados medicamentos que têm como objetivo matá-lo e impedir sua reprodução, para que a doença possa regredir. O mesmo medicamento pode ser usado na fase crônica, mas com menos chances de sucesso.

O período de incubação vai de cinco a 14 dias após a picada e o diagnóstico é feito através de um exame de sangue, que deve ser prescrito, principalmente, quando um indivíduo vem de zonas endêmicas e apresenta os sintomas acima relacionados.

O teste laboratorial mais utilizado para detectar a doença de Chagas, enfermidade causada pelo Trypanosoma cruzi, é o ELISA, que usa partes deste protozoário para a pesquisa de anticorpos específicos circulantes no sangue.

O período de incubação é de 5 a 14 dias após a picada. Nem sempre os sintomas são perceptíveis, por isso os exames de sangue para diagnóstico são importantes.

Esôfago e intestino dilatados podem parar de funcionar, causando represamento dos alimentos no caso do esôfago ou constipação intestinal, podendo gerar outras complicações, como perfurações desses órgãos. No coração, o parasita causa insuficiência cardíaca e arritmias.

Na temporalidade analisada, foram registrados 37817 óbitos por doença de Chagas no Brasil. A taxa de letalidade foi maior entre os homens, correspondente a 55,70% dos casos, possivelmente relacionada ao padrão de vida característico do sexo masculino.

freqüência da morte súbita
O óbito na doença de Chagas pode ser devido a cau- sas cardiovasculares – notadamente a principal causa – e a causas não-cardiovasculares.

Piora no estado geral do corpo - náusea, perda ou diminuição de força física e dor nas articulações; Febre constante; Inchaço no rosto e nas pernas; Vermelhidão no rosto e pescoço.