Quanto tempo a cicatriz da cesárea dói?

Perguntado por: abelem . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 8 votos

A dor na barriga após a cesárea após alguns dias, tende a ficar bem menor. Se tratada corretamente conforme indicação do médico e enfermeiras (lavar com água e sabão e secar bem o local) o corte tende a cicatrizar rapidamente, e com alguns dias após o parto, a mulher já se sentirá bem melhor3.

Como saber se a cesárea está cicatrizando? Para saber se a cesárea está cicatrizando, é importante observar o aspecto do local. O aspecto saudável da cicatriz da cesárea é ter o local sequinho, sem vermelhidão ou coceira. A falta de sensibilidade no local é comum, uma vez que os nervos da pele foram cortados.

Uma situação que, embora não seja frequente, mas também existe, é a chamada endometriose de parede: uma doença relacionada à cesárea que costuma doer no período menstrual. Ou, ainda, uma hérnia insicional, que é quando a sutura se abre. Enfim, todas essas complicações podem causar dor.

Uma complicação a longo prazo da cesárea é a dor pélvica crônica e aderências. FATO 2: A cesárea pode doer por muito mais tempo. Pode doer por dias, semanas e meses. Tem algumas pessoas que sentem algum tipo de dor o resto da vida.

Os analgésicos orais são uma forma conveniente e muito usada para aliviar as dores que surgem após a cesariana. Vários tipos e doses de analgésicos, podem ser usados, isoladamente ou em conjunto com outras formas de analgesia.

Em torno de 30 dias está cicatrizado perfeitamente, podendo voltar às atividades normais, vida sexual, academia, ginástica, entre outros.

As características da loquiação variam ao longo do tempo: cor de sangue nos primeiros 2 a 4 dias; mais rosadas à medida que a perda vai diminuindo; esbranquiçadas ou amareladas após 10 dias.

Às vezes as sobrecargas são tantas que essa busca não é mais eficiente. Os tecidos dão sinais e sintomas de sofrimento: uma região mais vermelha, um edema, uma dor. Pode ser que a origem destas adaptações que causaram a dor seja uma aderência, uma cicatriz, recente ou muito antiga.

Para controlar a dor e melhorar a sua recuperação, você vai continuar tomando alguns medicamentos em casa, como analgésicos e antiinflamatórios, por até sete dias. Mesmo assim, durante um mês, é normal sentir fisgadas ou dores no local da cirurgia de vez em quando.

Em geral, de 10 a 15 dias depois da cesárea, a mãe já se sente confortável para voltar ao ritmo normal. Atividades físicas mais intensas devem esperar.

Após uma semana, ele pode ser sentido logo acima da sínfise púbica (osso da região anterior da bacia), e na segunda semana, não é mais sentido no abdome. Ele demora de seis a oito semanas para retornar ao tamanho de antes da gravidez. Durante esse período, seu peso diminui de 1.000 g para 60 g.

A abertura dos pontos é uma complicação considerada rara, mas que pode ocorrer em diversos tipos de cirurgia, em especial no abdômen (abdominoplastia ou cesariana) e nos seios (mamoplastia).

Existem alguns fatores que podem aumentar as chances de deiscência, o principal deles é a falta de cuidado com as orientações médicas durante a recuperação. Mas esta não é a única causa de abertura de pontos, sendo o tabagismo, diabetes e a obesidade outros fatores comuns.

Concluiu-se que a dor pós-operatória desaparecia na maioria das pacientes após três meses da cirurgia. Após três meses da cesariana encontrou-se incidência de 18,6% e após 10 meses a incidência caiu para 12,3%.