Quanto tempo a chia tem que ficar de molho?

Perguntado por: dgois . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

30 minutos

Para hidratar a chia, coloque uma xícara de água filtrada para cada duas colheres de semente e deixe de molho por 30 minutos. A semente fica com uma consistência de gel. Você pode acrescentar a chia já hidratada a iogurtes e às receitas a seguir.

Uma boa opção é adicionar a chia aos alimentos do café da manhã. Você pode colocar, por exemplo, uma colher de sopa de chia na tapioca ou na crepioca. Ela também pode ser adicionada em leites, iogurtes e frutas, ou fazer parte de pães e biscoitos caseiros que, aliás, já fizemos um conteúdo inteiro destinado ao assunto.

O principal motivo pelo qual a chia se popularizou como solução para o emagrecimento é a redução do apetite que o consumo da semente proporciona, já que ela promove saciedade. – Suas fibras possuem a capacidade de absorver muita água, transformando-a em um gel no organismo.

Mas você sabia que é preciso hidratar a chia antes de seu consumo? Assim como os grãos as sementes também possuem substâncias antinutricionais, que a médio e longo prazo são nocivas, já que bloqueiam a adequada absorção dos nutrientes.

Por conta das fibras, a chia ajuda no controle do colesterol e também é uma forte aliada do bom funcionamento do intestino, reduzindo desconfortos e evitando a prisão de ventre.

Para hidratar a chia, coloque uma xícara de água filtrada para cada duas colheres de semente e deixe de molho por 30 minutos. A semente fica com uma consistência de gel. Você pode acrescentar a chia já hidratada a iogurtes e às receitas a seguir.

O ideal é não consumir mais de 10g de chia por dia, cerca de 1 colher de sopa da semente, que pode ser adicionada a sucos, sopas, iogurtes e outros alimentos.

Do café da manhã ao jantar: aprenda a incluir a chia em todas as suas refeições

  • Café da manhã: chia é ótima para a primeira refeição do dia por melhorar a digestão. ...
  • Lanche: fibras presentes na semente aumentam a sensação de saciedade. ...
  • Almoço/Jantar: chia é um ótimo acompanhamento para carnes.

Como sugere este estudo publicado na revista NCBI (em inglês), a chia é um poderoso aliado da boa alimentação porque aumenta a saciedade. Dessa forma, ela evita que a pessoa coma demais, principalmente à noite e de madrugada, quando o risco de assaltos à geladeira é maior.

Ela indica que o ideal seria usar 2 colheres de sopa de sementes de chia em 500 ml de água. “D'eixe de molho até formar uma gelatina, depois bata no liquidificador. Tome metade dessa quantidade ( 250 ml ) ao acordar e antes de dormir”.

A profissional sugere que se evite o consumo das sementes secas diretamente, pois elas podem ser hidratadas pelos fluídos orgânicos, como saliva e muco, causando alguns transtornos no trajeto do alimento até o final gastrointestinal.

Os participantes do estudo também relataram diminuição do apetite até 120 minutos após o consumo da refeição, diferentemente dos indivíduos que não consumiram a chia, mostrando assim seu efeito no aumento da saciedade.

O ideal é ingerir, no máximo, duas colheres por dia. Além da ingestão controlada, existe mais uma regra básica para o consumo correto da chia. Ela precisa ser associada à água para liberar todos os seus benefícios e promover a perda de peso.

Dá pra guardar na geladeira por três dias.

Ajuda na saciedade
Junto a uma reeducação alimentar e exercícios físicos, a chia é uma grande parceira para a perda de peso. Isso acontece porque, dentro de sua composição, as sementes de chia possuem fibras e proteínas que carregam uma sensação constante de saciedade.

Ajudam a controlar o apetite: devido ao alto teor de fibras solúveis, a chia e a linhaça ajudam a aumentar o tempo de transito intestinal, retardando o esvaziamento gástrico e promovendo saciedade, tão importante para o controle do apetite.

As sementes como a quinoa e a chia, bem como as leguminosas (ervilha, feijão, grão de bico, lentilha…) são fontes de substâncias que sintetizam o colágeno.

O ideal é que a mistura seja tomada apenas uma vez por dia, e não todos os dias. Além disso, a água deve estar gelada ou em temperatura ambiente. - Nada de usar água morna, pois pode causar algum desconforto e perder nutrientes, como a vitamina C - diz a nutricionista Débora de Souza Lima.

Como consumir chia no café da manhã
Incluir a chia no cardápio não é nada de outro mundo. Por ter sabor neutro, ela vai bem tanto com doce, quanto com salgado, e pode ser consumida de diversas maneiras. Uma boa pedida é adicionar a chia em sucos, iogurtes e vitaminas, pois ela auxilia na diminuição do índice glicêmico.

A chia naturalmente tem fibras que facilitam o funcionamento do intestino, no entanto, sozinha ela não faz milagres. "Ela deve ser sempre associada com ingestão adequada de água ao longo do dia. Além do alto consumo de frutas, verduras e legumes, que também são ricos em fibras, vitaminas e minerais.

Como fazer a limpeza do intestino?

  1. Beba água salgada. Antes de comer pela manhã, misture 2 colheres de chá de sal com um corpo de água morna. ...
  2. Aposte nos probióticos e prebióticos. ...
  3. Aumente a ingestão de fibras. ...
  4. Experimente chás de ervas. ...
  5. Beba sucos e vitaminas. ...
  6. Hidrate seu corpo.