Quanto tempo a carne de frango demora para ser digerida?

Perguntado por: econceicao . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 16 votos

Alimentos como arroz, feijão, e carnes levam, em média, três horas para serem digeridos pelo nosso organismo. E, ao contrário do que costumávamos a ouvir, a carne suína tem o mesmo período de digestão que a carne bovina e o frango.

As carnes vermelhas são famosas por serem alguns dos alimentos de mais difícil digestão. Para digeri-las, o estômago precisa de quase o dobro de ácido que usa para a mesma quantidade de pão, por exemplo. Dependendo do metabolismo, uma pessoa pode levar até três horas e meia para digerir um bife médio.

40 minutos

A digestão do ovo varia de acordo com o modo como ele é preparado. O cozido pode ser considerado um alimento de rápida digestão: cerca de 40 minutos. Quanto mais gordura, mais tempo dura o processo. Um ovo frito na manteiga, por exemplo, possui uma digestão mais lenta e difícil.

Escolhendo alimentos que ajudam na digestão
Para quem exagerou no prato, o abacaxi, por exemplo, auxilia na digestão de carnes e alimentos gordurosos. Beber uma xícara de chá de boldo, hortelã, chá verde, erva-doce, camomila e erva-cidreira, tende a aumentar o fluxo de suco gástrico.

6 – Coma devagar a mastigue bem, principalmente as carnes para estimular o estômago a produzir os ácidos necessários para a digestão dos alimentos e acelerar o metabolismo.

Abacate, agrião, alho, alimentos gordurosos, banana d'água, batata-doce, bebidas gasosas, bebidas fermentadas tipo cerveja, brócolis, carnes gordas, cebola, creme de leite integral, couve-flor, couve, doces concentrados, embutidos, fava, feijão, frutas oleaginosas, goiaba, grão-de-bico, jaca, lentilha, melão, melancia, ...

O ideal é que você espace a ingestão de água em, no mínimo, 30 minutos antes e 30 minutos após cada refeição. E, para diminuir a necessidade de beber líquido ao comer, é importante adotar o hábito de se hidratar durante todo o dia, já que a hora das refeições é o pior momento para matar a sede.

É normal sentir vontade de evacuar depois após uma refeição. Em uma das fases do processo de digestão dos alimentos, chamada reflexo gastrocólico, o corpo libera um hormônio que faz com que o cólon se contraia e mova o alimento no sistema digestivo, o que pode gerar vontade de evacuar.

Em geral, demora entre uma ou duas horas. O estômago só se esvaziará, quando o alimento atingir consistência, pH e temperatura ideais.

Pensando em ajudar você a se sentir mais leve após as refeições, separamos 6 dicas para melhorar a sua digestão.

  1. Mastigue bem, devagar e não fale enquanto se alimenta. ...
  2. Equilibre sua alimentação. ...
  3. Hidrate-se bem. ...
  4. Prepare a sua comida e capriche nos temperos. ...
  5. Respeite seu organismo. ...
  6. Faça exercícios físicos regularmente.

Isto é muito variável, pois depende de fatores como consistência dos alimentos, composição, quantidade e mastigação. De forma geral, da mastigação até o momento em que o bolo alimentar deixa o estômago, uma boa digestão leva de duas a três horas para acontecer.

36 horas

As fezes então são armazenadas em um local específico do intestino até serem evacuadas. Por incrível que pareça, esse processo de movimentação no intestino grosso dura cerca de 36 horas. Você deve estar pensando por que simples fezes levam tudo isso de tempo para irem embora do corpo.

O primeiro ponto para desmistificar essa afirmação é mostrando o conhecimento de que a água é absorvida muito rapidamente no estômago, levando cerca de 20 minutos. É por isso que, caso ela fosse capaz de diluir os sucos digestivos, como muitos afirmam, esse processo ocorreria por pouco tempo.

Para se ter uma ideia, o pão branco pode ser absorvido em cerca de 30 minutos, enquanto sua versão integral pode demorar até 2 horas para realizar o mesmo processo.

Carnes magras e peixes: carnes magras, como frango e peixe, são mais fáceis para o organismo digerir.

Se menos comida entrar no estômago a cada refeição, o estômago pode não ficar excessivamente cheio, facilitando o seu esvaziamento. Mastigar bem os alimentos, ingerir líquidos sem gás às refeições e andar ou sentar-se por 2 horas após uma refeição - ao invés de se deitar - pode ajudar o esvaziamento gástrico.

A seguir, dizemos-lhe quais são as frutas que tornam a digestão mais rápida e que são muito fáceis de integrar na sua dieta alimentar.

  • Papaia. Esta fruta contém papaína que melhora o trânsito intestinal e, portanto, melhora a saúde e o funcionamento do intestino. ...
  • Maçã ...
  • Ameixa. ...
  • Abacaxi. ...
  • Kiwi.