Quanto tempo a cadela fica sangrando no cio?

Perguntado por: obarbosa . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.7 / 5 8 votos

Como visto, o sangramento da cadela, conhecido popularmente como período em que “cachorra menstrua”, pode ocorrer durante o proestro, quando o organismo da mascote se prepara para uma possível fecundação. A etapa tem duração média de 5 a 15 dias, quando a pet pode apresentar secreção serossanguinolenta. Fique atento!

O período completo costuma durar de 3 a 4 semanas após o início do sangramento. A melhor forma de saber que o cio da cadela acabou é ficar atenta ao comportamento do pet, que deixa de ficar agitado e a vulva retoma o seu tamanho natural.

Período fértil da cadela
Apesar de ser muito comparada com a menstruação feminina, o cio tem algumas particularidades: a cachorra só pode engravidar enquanto está nesta fase e, diferente da menstruação, o cio não ocorre em ciclos mensais, e sim em períodos que podem variar entre 6 e 8 meses.

Não há nada que impeça uma cadela de tomar banho se ela estiver no cio. No entanto, é importante considerar alguns fatores na hora do banho. Se a sua cachorra estiver naquela fase de sangramento mais intenso, vai ficar mais difícil mantê-la limpa logo após o banho.

Esse período, denominado ciclo estral, pode variar fisiologicamente de 17 a 24 dias, sendo menor nas novilhas que nas vacas de mais idade, e compreende quatro fases: proestro, estro, metaestro e diestro.

A fase na qual a cadelinha está apta para a cópula, permitindo a monta, é o estro. Então, se você quer saber quantos dias depois do cio a cadela pode cruzar, a resposta é: entre 5 a 15 dias após o proestro. Para identificar o momento correto, fique de olho nas mudanças em relação à etapa anterior.

Momentos em que o sangramento é normal
Num geral, o que pode ser dito para orientar os donos é que mais de três semanas de sangramento é preocupante. Como dito, é normal a cadela sangrar no início do proestro, mas o dono deve ir verificando se o fluxo diminui e a cor vai escurecendo ao longo das semanas.

Se você não sabe quanto tempo dura o cio da cadela e não tem a intenção de permitir a cruza, o veterinário diz que a única maneira de evitá-la é manter macho e fêmea afastados.

De maneira geral, a cadela precisa cruzar apenas uma vez para ficar prenha.

Afinal, como cuidar de uma cadelinha no cio?

  1. evite expô-la em locais como jardins e pracinhas;
  2. deixe o local de descanso dela bem limpinho;
  3. faça a higienização correta da região genital da cadelinha;
  4. confira se há necessidade do uso de fraldas caninas;
  5. reforce a alimentação saudável para mantê-la disposta.

Estro: tal como o proestro, o estro pode durar entre 3 e 17 dias e podemos percebê-lo quando o sangramento adquire um tom mais escuro e é mais abundante. Nesta etapa a cadela é fértil.

Mas cadelas castradas não devem entrar no cio, assim sendo, elas não menstruam. “Um dos problemas que causam o sangramento mesmo após a castração é a síndrome do ovário remanescente, que acontece devido a um fragmento de tecido ovariano que permanece na cavidade abdominal.

Quantos dias depois do cio a cadela pode ser castrada? Caso a sua cadela não tenha sido castrada no período indicado e já tenha entrado no cio pela primeira vez, o veterinário irá recomendar que se espere o fim do cio (cerca de um mês após o início do sangramento) para realizar a castração.

Principais sinais de que houve a cruza e a cadela pegou cria:

  1. Odor específico. ...
  2. Lambidas. ...
  3. Apetite alterado. ...
  4. Inchaço dos mamilos. ...
  5. Alteração no comportamento.

Caso seja absolutamente necessário passear na rua tenha muito cuidado para mantê-la em segurança na guia curta, sob controle e longe de cães machos. O ideal é não passear neste período, ou fazê-lo em companhia de mais pessoas para que vocês consigam protegê-la de eventuais machos em seu caminho.

Sim, pois existem algumas exceções. A primeira delas é para cadelas no cio, em que o uso de fraldas é útil. Nesse caso, a fralda deve ser retirada em alguns momentos do dia, para que a pet possa fazer suas necessidades normalmente.