Quanto tempo a barriga dói após a cesárea?

Perguntado por: lgomes . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 4 votos

É preciso levar isso em conta para entender (e esperar) que ela cause tanto desconforto quanto dor. Normalmente, contamos com esse quadro nos primeiros quarenta dias após o procedimento; em seguida, esses sintomas tendem a ficar mais amenos.

Cólicas, dor de cabeça e inchaço...
Outro sintoma frequente no pós-parto são os inchaços. “É comum principalmente nas pernas (tornozelos e pés). No caso de cesárea, o inchaço também é comum no local da incisão. Pode durar, em média, de duas a três semanas", afirmou o ginecologista.

FATO 2: A cesárea pode doer por muito mais tempo. Pode doer por dias, semanas e meses. Tem algumas pessoas que sentem algum tipo de dor o resto da vida.

A tomada de comprimidos analgésicos é uma forma conveniente e fácil de aliviar a dor que surge após a cesariana.

Os sintomas da inflamação ou mesmo infecção da cesariana são:

  • Vermelhidão no local.
  • Cicatriz quente e endurecida.
  • Dor ou ardência na região.
  • Pequena secreção aquosa ou purulenta em um dos lados dos pontos ou em ambos.
  • Alta sensibilidade ao se levantar, movimentar ou sentar.

As características da loquiação variam ao longo do tempo: cor de sangue nos primeiros 2 a 4 dias; mais rosadas à medida que a perda vai diminuindo; esbranquiçadas ou amareladas após 10 dias.

Durante os primeiros 15 dias após a realização da cesariana é fundamental que a mulher evite carregar peso e também não realize qualquer movimento brusco. O esforço pode prejudicar a cicatrização, bem como desencadear dor.

Porém, ao chegar em casa é importante que você mantenha um repouso leve por cerca de 15 dias. Isso quer dizer que você não deve subir ou descer escadas, abaixar, carregar peso e ficar muito tempo de pé.

São necessários cerca de quarenta e cinco dias para o útero voltar ao tamanho normal, pontua.

INFECÇÃO PÓS-CESÁREA
"Uma infecção de ferida operatória pode causar infecção em qualquer outro órgão e até a generelizada. Também pode acontecer de a paciente ter uma apendicite sem ligação nenhuma com a cirurgia", explica.

O que causa a abertura dos pontos? A principal causa de deiscência é o aumento da pressão sobre o local da ferida cirúrgica, o que pode acontecer ao realizar esforços físicos em excesso nas primeiras semanas ou até mesmo em casos de tosse ou espirros frequentes.

Mesmo assim, durante um mês, é normal sentir fisgadas ou dores no local da cirurgia de vez em quando. Lembre-se de que você acabou de passar por uma cirurgia, então é preciso tomar cuidado com movimentos bruscos. Não há problema em fazer caminhadas e atividades normais da casa, mas nem pense em abaixar e pegar peso.

Durante o puerpério, a mãe deve evitar o uso de drogas ilícitas, tabaco e álcool. Além disso, o uso de qualquer medicamento deve ser previamente autorizado pelo seu médico, já que algumas substâncias impossibilitam a amamentação.

Olá! Pode sim! Mas evite grandes esforços, levantar peso.

O estresse no resguardo é natural, inclusive é uma fase da maternidade que todas passam – saiba que você não está sozinha. Por isso, nós reunimos algumas dicas de prevenção e como aliviar, conte com a gente para passar por essa fase, boa leitura!

Quanto tempo é preciso ficar de repouso depois da cesárea? Nos cinco primeiros dias, a recomendação é de repouso absoluto. Ou seja, quanto menos esforço a mulher fizer, melhor. Depois disso, ela pode ir aos poucos voltando à rotina e retomando as atividades.

CUIDADOS COM A CICATRIZ
Até os 10 dias, o recomendado é limpar a cicatriz com água e secar. E também não se esqueça: deixe essa área arejada! Após 10 ou 12 dias, já é possível usar um creme cicatrizante se desejar. Além disso, nada de ficar agredindo em volta da cicatriz.

Uma cesariana (ou cesárea) é uma cirurgia de grande porte. Assim como em qualquer cirurgia, seu corpo precisa de tempo para se recuperar adequadamente. Espere ficar no hospital por 2 a 4 dias após o parto. Se houver complicações, sua estadia será mais longa.

Contras da Raqui
Sabe por quê? Porque na maioria das vezes, após a cirurgia a mamãe não pode levantar a cabeça, pelo risco de cefaleia pós raqui. A enxaqueca além de forte é frequente, por isso é pedido às mamães que não levantem o tronco, de forma a evitar o incômodo.