Quanto tem que tirar na prova do CRC?

Perguntado por: agil . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.6 / 5 13 votos

Todos os anos, uma vez em cada semestre, o exame do CRC/CFC é aplicado. Os alunos que desejam atuar como Contadores devem conseguir um aproveitamento de 50% nas 50 questões prova, ou seja, acertar 25 perguntas.

R$ 70,00

Estão abertas as inscrições para a mais nova edição do Exame de Suficiência (CFC 2023.2). Os interessados podem se inscrever até o dia 10 de agosto, através do site da banca, a Consulplan. Além disso, o candidato deverá efetuar o pagamento de uma taxa no valor de R$ 70,00.

Para passar no exame do CRC você deve focar em: analisar provas anteriores, focar nos assuntos mais. cobrados, resolver questões do exame de suficiência, fazer resumos e pensar como a banca.

Ela possui validade? Para todos os fins, a prova do CRC/CFC não possui validade. Essa dúvida surge porque, até 2016, existia um prazo de dois anos para requerer o registro após aprovação no teste.

O melhor curso para realizar a suficiência de contabilidade é o curso bacharel em ciências contábeis !

Resposta: A suspensão do registro profissional é decorrente da aplicação de penalidade transitada em julgado ou por decisão judicial, art 24 da Resolução CFC nº 1.554/2018. O cancelamento do registro ocorre somente com o falecimento do contador ou técnico em contabilidade ou por cassação do exercício profissional.

Resposta: Não. De acordo com o artigo 1° da Resolução CFC n. ° 1.554/2018, somente poderá exercer a profissão contábil, em qualquer modalidade de serviço ou atividade, o Contabilista registrado em Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

Quantas vezes pode fazer o Exame de Suficiência do CRC? Não existe limite de quantas vezes um aluno pode fazer a prova do CRC, desde que esse aluno esteja pelo menos no sétimo semestre ou último ano de sua graduação ou seja bacharel em Ciências Contábeis.

Entenda a diferença entre CRC e CFC
Dessa maneira, o Conselho Regional tem atuação apenas no estado em que está inserido, enquanto o Conselho Federal tem atuação mais ampla, com autonomia para decidir sobre as punições que o conselho de cada estado aplica aos profissionais contábeis.

Não erre questões sobre o código de ética
O caminho para ser aprovado no Exame CFC e conseguir gabaritar a prova precisa ser bem pavimentado. Você precisa se garantir nas questões de disciplinas que podem ser esgotadas mais facilmente. Lembre-se, a diferença entre a aprovação e a reprovação pode ser de uma questão.

Noções de Direito e Legislação Aplicada. Matemática Financeira e Estatística. Teoria da Contabilidade. Legislação e Ética Profissional.

07 de maio de 2023

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) torna pública a retificação pertinente ao cronograma de execução do Exame de Suficiência 1ª/2023. A nova data prevista para a realização da Prova Objetiva passa a ser 07 de maio de 2023, no horário das 10h às 14h, observando o horário de Brasília (DF).

As inscrições devem ser feitas, exclusivamente, por meio do site da banca Consulplan. A prova será realizada na modalidade presencial e em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal (DF), no dia 7 de maio, das 10h às 14h, observando o horário de Brasília (DF).

Após ser aprovado no exame de suficiência, o profissional pode dar entrada no registro quando achar necessário. Para isso, basta entrar em contato com o CRC da sua circunscrição.

A prova será realizada no dia 24 de setembro de 2023 (domingo), das 10h às 14h, de acordo com o horário de Brasília/DF. O Exame de Suficiência constitui-se de prova objetiva de múltipla escolha, a ser aplicada nas cidades constantes do Anexo I do edital, observando o mesmo dia e horário em todo o território nacional.

O presidente do CFC, Zulmir Ivânio Breda, destacou que, apesar de a autoria de alguns dos anúncios ser desconhecida, tanto a venda como a compra da carteira de CRC configura crime de estelionato, pois o registro profissional só é concedido por Conselho Regional de Contabilidade.

Para isso, basta acessar o site da Consulplan, banca do exame, e consultar a relação com os nomes. A informação foi divulgada, após a análise dos recursos e oficialmente, por meio do Diário Oficial da União (DOU), publicado no dia 7 de novembro.

O primeiro modelo é o provisório, confeccionado em papel moeda, seguindo um padrão utilizado em todo território nacional. O segundo modelo é o da carteira definitiva, que é confeccionada em cartão plástico rígido, dotado de mecanismos de autenticação.

De acordo com o edital do CFC, é possível fazer o exame do CRC a partir do momento em que o estudante tenha concluído, pelo menos, 80% do curso de Ciências Contábeis e esteja matriculado no último ano letivo, ou seja, o aluno deve estar no sétimo ou oitavo semestre do curso.

Existem dois tipos de carteira CRC: Digital: disponibilizada de forma gratuita e acessada via aplicativo do CRC; Física: confeccionada em plástico rígido com itens de segurança definidos pelo CFC. Requer pagamento de taxa para emissão.