Quanto tem de vitamina B12 em um ovo?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 17 votos

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda uma quantidade de consumo diário médio de 2,4 microgramas (mcg) de vitamina B12 para adultos. Por exemplo, 1 ovo cozido contém, em media, 1 mcg de vitamina B12.

Qual é a quantidade ideal de vitamina B12 por dia
Para manter um nível adequado de vitamina B12 no organismo, a quantidade ideal desse nutriente é de 2,4 mcg por dia.

De acordo com o Instituto Ovos Brasil, incluir ovos em nossa alimentação diária pode contribuir para aumentar a imunidade e reduzir o risco de contrair doenças sazonais, como o resfriado. Recomenda-se consumir pelo menos dois ovos por dia, de forma equilibrada e como parte de uma dieta saudável e variada.

A resposta hematológica é rápida, com aumento de reticulócitos em 1 semana e correção das alterações hematológicas em 6 a 8 semanas. A melhora dos sinais e sintomas neurológicos inicia-se em uma semana, mas pode demorar até 6 meses para resolução.

Um copo de leite de vaca contém aproximadamente 46% da ingestão diária recomendada de vitamina B12 para adultos.

A elevação dos níveis séricos de vitamina B12 pode ocorrer secundária a diversas condições como reposição de vitamina B12, uso de álcool, hepatopatias, nefropatias, doenças pulmonares, doenças mieloproliferativas, neoplasias sólidas e hematológicas, e doenças autoimunes [1,2,6,7,10,11,12].

A vitamina B12 só é encontrada naturalmente em carnes, peixes, leite e seus derivados. Por isso, a nossa lista só inclui alimentos de origem animal, com exceção dos cereais matinais fortificados. Mas, e quem é vegano ou não come nada disso.

Alguns produtos de soja, pães e cereais são enriquecidos com vitamina B12. Se o paciente não comer tais alimentos, suplementos desta vitamina podem ser recomendados. Suplementos são comprimidos ou líquidos que contêm alguma vitamina ou nutriente.

Quais os sintomas de Anemia por deficiência de vitamina B12?

  1. Palidez na parte inferior das pálpebras;
  2. Cansaço ou fadiga;
  3. Dificuldade para respirar;
  4. Falta de ar;
  5. Tonturas;
  6. Coração acelerado;
  7. Dor de cabeça;
  8. Dores musculares.

Diarreias e disfunções gastrointestinais, falta de apetite, tonturas, dores localizadas, complicações na visão, incontinência, problemas no coração (como ataques cardíacos), baixa imunidade, inflamações no sistema digestivo (da boca até o intestino) são algumas das causas de falta de vitamina B12.

A deficiência de vitamina B12 pode ocorrer em veganos que não tomam suplementos ou em decorrência de um distúrbio de absorção. Desenvolve-se anemia, causando palidez, fraqueza, fadiga, e, se for grave, falta de ar e tonturas.

Diminua o consumo de carne vermelha, que tem mais gordura, e invista em carnes brancas, leite com baixo teor de gordura e ovos.

A associação entre B12 elevado e cânceres sólidos foi demonstrada por dois estudos de base populacional: um B12 > 800 pmol/L (1084 ng/L) foi associado a um diagnóstico de câncer no ano seguinte com uma Razão de Incidência Padronizada de 6,3 [IC 95% 5,7-6,9] em uma coorte dinamarquesa, e um B12 entre 800 e 1000 pmol/L ( ...

Um nível de vitamina B12 < 200 pg/mL (< 145 pmol/L) indica deficiência de vitamina B12. Mede-se o nível de folato porque a deficiência de vitamina B12 deve ser diferenciada da deficiência de folato.

Além disso, baixos níveis de vitamina C também impactam a absorção de ferro, nutriente fundamental para o bom funcionamento do sistema circulatório. Por conta disso, a suplementação com B12 deve ser recomendada e acompanhada por um médico.

De acordo com o Instituto Ovos Brasil, incluir ovos em nossa alimentação diária pode contribuir para aumentar a imunidade e reduzir o risco de contrair doenças sazonais, como o resfriado. Recomenda-se consumir pelo menos dois ovos por dia, de forma equilibrada e como parte de uma dieta saudável e variada.