Quanto suporta um cabo de 16mm de alumínio?

Perguntado por: aaraujo . Última atualização: 18 de maio de 2023
4 / 5 8 votos

Suporta até 86 amperes .

6mm²

Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 7500W ou 7800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 40A e a seção do cabo deve ser 6mm².

Mesmo com a grande diferença de preços, a indústria elétrica consome hoje 70% do cobre produzido. Em contrapartida, o alumínio possui um consumo de 13%.

O fio para extensão elétrica mais usado costuma ser o cabo do tipo PP de 2,5 mm², mas tudo depende dos usos que você fará da extensão.

a resposta é sim pessoal. mas existe alguns detalhes que devem ser seguidos para que se cabo em alumínio eu possa ser instalado enterrado no solo de forma segura A Norma NBR 5410 ela menciona que tanto cabou encobre quanto o cabo em alumínio eles podem ser instalados.

O cabo de alumínio duplex 10mm da CMR é um produto desenvolvido com compatibilidade com a norma NBR 8182:2011 e é amplamente indicado para projetos de rede aérea de distribuição secundária e entradas de serviço.

Onde usar fio 16 mm
Por essas características, esse tipo de cabo é indicado para entrada de quadros de energia elétrica, assim como em motobombas para piscinas e em motobombas para condomínios.

O fio apropriado do relógio até o quadro de distribuição é o fez flexível. A bitola e a mesma do que vem da rua até o seu poste de entrada. Boa tarde, normalmente usa se o fio de 10 mm, flexível, devido ser uma distância um pouco alta, vc não vai ter perdas. Tem que ser cabo flexível de preferência 10mm.

Agora, se você colocar um disjuntor maior que o necessário, ele ele irá suportar uma carga muito maior e que não vai desarmar em caso de um superaquecimento, por exemplo. Isso poderá, na pior das hipóteses, causar o derretimento do revestimento do fio e, na sequência, transformar essa energia em fogo.

O cabo de 16mm é muito utilizado para entrada de quadros de energia elétrica, por ter a bitola necessária para a instalação, dando o suporte na variação da potência na corrente elétrica.

Não faça isso sempre que você for emendar cobre com alumínio Lembra que você precisa usar um conector. perfurante desses daí ou. um outro tipo de conector que seja apropriado Ok vamos lá então se você vai fazer uma ligação no disjuntor eu não recomendo você fazer isso ó.

Iluminação residencial simples: bitolas de 1,5 mm²; Tomadas de uso geral: bitolas de 2,5 mm²; Chuveiros: bitolas de 4mm²; Eletrodomésticos potentes (como ar condicionado): bitolas de 6 mm².

Por que as emendas aquecem e derretem o cabo? O derretimento dos cabos condutores que são ocasionados por uma emenda entre fio acontece pelo fato de ter sido executada uma emenda de forma errônea e com isso vai acontecer um aquecimento além do suportado e causar danos a sua instalação.

O chuveiro é fabricado com fio mais fino que o fio da instalação, isso é normal e não quer dizer que seu chuveiro esteja com defeito. O dimensionamento dos cabos internos depende da potência elétrica daquele chuveiro elétrico, ou seja, o chuveiro elétrico 110V e 220V são instalados com cabos diferentes.

Conhecendo a corrente, é possível saber qual o fio mais compatível. Para um chuveiro de 127V e 5500W, por exemplo, um fio de 10mm é o mais recomendado.

R$ 60,00.

A conexão do alumínio com cobre, além de apresentar o problema da oxidação do alumínio, envolve a corrosão galvânica resultante da ligação de dois metais diferentes.

O uso dos cabos de alumínios é amplamente indicado, principalmente, para linhas aéreas. A grande vantagem do alumínio em comparação ao cobre, é em relação à sua leveza e o dimensionamento maior. Nos processos de transmissão e fornecimento de energia, os cabos de alumínio são constantemente utilizados.

Para 50 amperes, utilizado em equipamentos mais pesados = Utilizar uma bitola de fio de 10 mm².

Conforme mostramos na parte anterior, a peça precisa de uma corrente capaz de operar o equipamento. O aparelho 12000 BTUs precisa de um disjuntor entre 10 e 16 ampères.

A tensão elétrica nominal é de 230 Volts em corrente alternada de até 70 Àmperes em circuito trifásico.