Quanto se perde de peso após o parto?

Perguntado por: ialencastro . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.4 / 5 14 votos

É normal uma perda de 5,5 Kg logo após o parto devido a saída do feto , placenta, líquido amniótico e involução uterina. Outros 4,5 Kg são eliminados nas 6 semanas seguintes, sendo cerca de 1,5 Kg na primeira semana pós-parto e 3,0 Kg nas outras 5 semanas.

A perda de peso deve ser gradativa, ou seja, não pode radicalizar em dietas ou exercícios, pois ainda é um momento delicado de recuperação. Algumas dicas devem ajudá-la a entender o que pode fazer para voltar gradualmente ao seu corpo habitual. Confira as dicas!

Após os primeiros 30 dias, caso a lactante tenha tido um ganho de peso adequado durante a gestação, poderá eliminar entre 500 g até 1 kg por mês até o sexto mês pós parto sem prejudicar a amamentação. Porém, caso a lactante tenha tido sobrepeso ou obesidade na gestação, essa perda poderá ser de até 2 kg por mês.

As perdas normais são: durante o PARTO NORMAL = 400 a 600 ml ; Durante a CESÁRIA = 800 a 1000 ml.

Use com moderação. Em alguns casos, não usar a cinta pode levar a formação de um seroma, que é o acúmulo de líquido no local da cesárea. O ideal é, se houver necessidade e conforme indicação do ou da obstetra, usar a cinta no puerpério por pouco tempo e somente depois da primeira evacuação após o parto.

Então confira nossas dicas para uma dieta pós-gravidez que vai ajudar você a recuperar a forma de sempre sem fazer sacrifícios.

  1. Mantenha uma alimentação equilibrada. ...
  2. Coma a cada três horas. ...
  3. Beba muita água. ...
  4. Volte a fazer exercícios aos poucos. ...
  5. Descanse. ...
  6. Tenha paciência.

Pratique exercícios físicos
Os abdominais são exercícios mais indicados e podem ser realizados em casa ou ao ar livre. Essa atividade física é muito eficaz no fortalecimento da musculatura e a energia necessária para a sua realização faz com que o corpo queime gordura. Exercício aeróbicos também serão de grande ajuda.

Muitas mães têm a curiosidade se a amamentação pode ajudar a perder peso. Se você tem essa preocupação, você não está sozinha. Amamentar pode queimar entre 500 e 700 calorias extras por dia. Apesar de ser uma quantidade expressiva, isso não significa que apenas amamentar ajudará a retornar ao peso anterior à gravidez.

Esse estudo mostrou que as mamães que amamentam seus bebês unicamente pelo leite materno conseguiram perder mais peso ao longo das 12 semanas após o parto, do que as mães que realizaram alimentação combinada.

A placenta, que dá a nutrição para o bebê, pesa mais ou menos 700 g ao final da gravidez, sendo que em alguns casos pode pesar 1 kg; Os seios ficam maiores, podendo pesar mais 400 g; Há um acréscimo do volume de sangue em circulação no corpo; mais 1,2 a 1,5 kg de sangue.

Ingerir líquidos
Beber água além de estimular a circulação, aumenta o volume sanguíneo e contribui com a limpeza de substâncias do corpo. Para quem não tem hábito de ingerir água, o consumo de chás pode ser uma alternativa, mas lembre-se de retirar o açúcar.

Dicas para voltar ao corpo de antes da gravidez

  1. Beba muita água. A hidratação é amiga de um corpo mais sequinho. ...
  2. Mexa-se. ...
  3. Escolha sempre comida de verdade. ...
  4. Tenha foco para recuperar o corpo de antes da gravidez.

No primeiro trimestre, o ganho de peso é mínimo, variando entre 0,5 e 2,0 kg. A partir do 2º trimestre de gravidez, o ganho de peso acelera-se, devendo ficar em torno de 0,5kg por semana. O termo 'comer por dois' durante a gravidez é um mito que não deve ser seguido.

Mas não há motivos para preocupação: depois de uma semana, o corpo começa a voltar ao normal. Massagens, drenagens linfáticas e meias elásticas podem ajudar a desinchar.