Quanto sacos de capim um cavalo come por dia?

Perguntado por: lcampos . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 14 votos

Os cavalos devem receber o mínimo de 1-1,5 kg de feno por 100 kg de peso corporal. Em especial, os cavalos em cama artificial, por exemplo, devido a problemas respiratórios, devem receber um adicional de 0,5 kg de feno por 100 kg de peso corporal para cobrir a necessidade total de matéria seca.

Deve-se iniciar o fornecimento da ração com 30 dias de idade, em quantidade aproximada de 100 gramas por dia, para que o potro aprenda a comer e aceite o produto.

De forma geral, a dieta do equino deve ser composta da seguinte forma: Volumoso: 1 a 1,5% do peso vivo se for feno ou 3 a 4% do peso vivo se for capim verde ou silagem. Água: 30 – 80 litros dia.

Entre os tipos de capim mais indicados para equinos, é possível citar o Massai, o Tifton, a Mombaça e o Llanero, ambos com boa aceitação pelos animais e bons valores nutritivos e de proteínas, variando na facilidade de manejo e plantio por mudas ou sementes.

Vegetais crucíferos como é exemplo o repolho, brócolos, couve-flor, couve e couve de bruxelas, não devem ser fornecidos aos cavalos devido à produção de gás associada à ingestão destes alimentos.

O cavalo não digere muito bem o milho, podendo fermentar no estômago ou ao longo do intestino do animal. “Quando este milho fermenta no estômago, o cavalo não evacua e também não vomita, então pode distender o estômago, chegando até o ponto de rompê-lo”, diz Duarte.

Invista em ração de qualidade
Os cavalos comem muito feno e capim, pois essa é a maior fonte nutritiva. Porém, a ração para cavalo entra como um dos impulsionadores para o desenvolvimento muscular, afinal de contas, o corpo é reflexo do que ele se alimenta.

A adição de 250 e 500 g de óleo na dieta de eqüinos submetidos ao exercício de média intensidade proporcionou melhora no desempenho hematofisiológico e,portanto, pode resultar em melhor desempenho atlético dos cavalos.

As quantidades não devem ultrapassar 1% do peso vivo do animal, sendo suficiente, muitas vezes, 0,5 a 0,8%. Isto é, para um cavalo de 400 kg de peso, não ultrapassar 4 kg diárias, sendo suficiente 2 a 3 kg, sempre divididos em 2 a 3 refeições.

A alimentação dos cavalos deve ser feita com volumosos, concentrados proteicos, alimentos energéticos, vitaminas e minerais, além da água. Chama-se forragem toda a alimentação diária que é dada a cada animal e Ração a quantidade fracionada de forragem distribuída de cada vez, durante a jornada.

Cavalo deve ser alimentado com rapadura cerca de quatro horas antes da atividade física - 16/09/2012. O alimento gera energia para o animal, mas se ingerido pouco tempo antes da atividade pode prejudicar o desempenho do animal.

Na hora do consumo, o pH baixo prejudica os dentes dos equinos: lesa o esmalte dentário, pode causar cáries e inclusive perda de dentes, o que proporciona problemas futuros para a alimentação dos cavalos. O alto teor de amido na silagem pode causar alguns problemas de ordem digestiva, como cólica e disbiose.

Atenção ao excesso
Os micróbios dentro do sistema digestivo devem se ajustar à nova alimentação. Metade de uma cenoura cortada em fatias finas duas vezes ao dia é um bom começo. Em seguida, aumente gradualmente até várias cenouras durante um período de duas semanas.

“A silagem também é uma ferramenta útil. A gente tem observado um crescimento aqui no Sudeste muito grande do uso de silagem. Ela foi potencializada por um inverno difícil, que encareceu demais o feno, e os produtores optaram por usar silagem para os cavalos.