Quanto rende FIDC?

Perguntado por: umedeiros . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.3 / 5 16 votos

Como exemplo, as cotas de FIDCs na classe sênior possuem uma rentabilidade média ao redor de CDI+3% ao ano em comparação aos fundos DI/Renda Fixa, CDBs, LCAs, LCIs que rendem na média entre 100% CDI a 120% CDI de acordo com o emissor.

Em geral, a rentabilidade do FIDC é calculada com base na taxa CDI. Mas isso pode variar em diferentes casos e corretoras de investimentos. É possível que o fundo utilize outras taxas, como IGP-M, IPCA ou Selic.

Riscos do FIDC

  • Risco de crédito. O fundo tem, no mínimo, 50% dos seus ativos em títulos de crédito. ...
  • Risco de liquidez. Como o FIDC é um fundo para investidores de perfil bastante restrito, você pode imaginar que não há tantos compradores. ...
  • Risco de mercado.

Quais são os riscos do FIDC? Mesmo sendo um investimento de Renda Fixa, o Fundo de Recebíveis possui alguns riscos, como: risco de crédito, de liquidez e de mercado: Risco de crédito: por ser título de Direitos Creditórios, existe a possibilidade dos consumidores atrasarem o pagamento ou até mesmo não pagarem a dívida.

No pódio estão BR ELETRO FIDC SÊNIOR 1, que é da Eletrobras; FARM SYNGENTA AGRONEGÓCIO I FIDC SÊNIOR 1,companhia do setor de agronegócio, com foco em sementes e SANEAMENTO DE GOIÁS S.A. SANEAGO IV FIDC INFRAESTRUTURA SÊNIOR 1, que é do setor de saneamento como diz o próprio nome.

Os FIDCs abertos oferecem maior flexibilidade e liquidez imediata, enquanto os FIDCs fechados podem ser adequados para investidores com horizonte de investimento mais longo e disposição para aguardar o encerramento do fundo para resgatar suas cotas.

Uma das principais vantagens dos FIDCs é a possibilidade de diversificar sua carteira de investimentos. Isso porque ao investir em FIDCs, você está adquirindo cotas de um fundo que possui uma variedade de ativos de crédito.

FIDCLINE, FIDC e RIO TIBAGI - FIDC NO-PADRONIZADOS são as principais empresas de Fidc no Brasil.

50%

O FIDC funciona com um condomínio de investidores, que unem seus recursos em um investimento comum, tendo como principal regra a aplicação mínima de 50% dos recursos em Direitos Creditórios que podem ser provenientes de operações comerciais, industriais, imobiliárias, financeiras, prestação de serviços etc.

Apesar dos FIPs ainda terem mais representatividade em termos de patrimônio líquido, os FIDCs lideram quando o assunto é número de fundos, somando hoje 1.551, com um patrimônio líquido de aproximadamente R$ 276 bilhões, de acordo com os dados da ANBIMA divulgados em janeiro de 2022.

Existem dois tipos de FIDC: os padronizados e os não padronizados (FIDC-NP). A principal diferença entre os dois está no tipo de direito creditório que cada um pode investir.

26 Os cotistas dos Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC) e dos Fundos de Investimento em Cotas de Fundos de Investimento Creditório (FIC-FIDC) serão tributados pelo Imposto sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza no resgate de cotas e na distribuição de rendimentos à alíquota de 15% (quinze por ...

A diferença entre as modalidades está apenas na estrutura jurídica interna. Enquanto a empresa de factoring é constituída sob a forma de Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI), o FIDC é um patrimônio em condomínio, constituído por investidores e regulado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

XIII – amortização: é o pagamento aos cotistas do fundo fechado de parcela do valor de suas cotas, sem redução do seu número.

Gestor: BRL Trust DTVM S.A. Administrador: BRL Trust DTVM S.A.

As atividades de custódia dos FIDC devem ser realizadas por entidade credenciada na CVM para a prestação dos serviços de custódia fungível de valores mobiliários.

Entre elas estão bancos comerciais e múltiplos, bancos de investimento, gestores e administradores de fundos, corretoras e distribuidoras de valores mobiliários e gestores de patrimônio.

Entre as melhores formas de investir dinheiro por meio de investimentos com maior rentabilidade que a poupança, estão: Tesouro Direto, CDBs, LCI, LCA, Fundos de Investimentos, Fundos Imobiliários (FIIs), CRIs/CRAs, investimento em ouro e as melhores ações na Bolsa de Valores.

Para a estruturação de um FIDC, é necessário o envolvimento de uma gestora de ativos, de uma administradora de fundos, de um banco custodiante e de um banco liquidante. Normalmente, há interface e cooperação entre essas entidades, com integração de sistemas e operações. A Patrimonial pode lhe ajudar a abrir seu FIDC!