Quanto precisa tirar no Enem para entrar em Oxford?

Perguntado por: lesteves . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.1 / 5 17 votos

Para ingressar em um dos cursos da universidade, o estudante brasileiro precisa ter, além do certificado de conclusão do Ensino Médio, notas superiores às médias obtidas pelos outros estudantes, que tenha atingido pelo menos 55% da nota do Enem ou ter um diploma de bacharel internacional.

A pontuação mínima de candidatura na graduação é 120 na escala portuguesa de 0-200, o que equivale a 600 na escala do exame brasileiro.

O resultado máximo é 120 pontos, enquanto para entrar em Harvard é exigido o mínimo de 100 pontos.

Para se candidatar às bolsas, é necessário primeiro ser aceito no curso desejado na Universidade de Oxford. A candidatura ao curso, por sua vez, deve ser feita por meio do sistema UCAS, uma plataforma unificada de candidaturas a universidades do Reino Unido.

Como o processo da Oxford é concorridíssimo – são mais de 20.000 candidatos para aproximadamente 3.250 vagas todos os anos –, algumas faculdades e áreas de estudo solicitam testes de admissão como uma forma de ajudar a selecionar candidatos mais preparados.

Segundo levantamento da OK Student, de 2016 a 2017, 5 brasileiros faziam graduação e 55, pós-graduação. Em 2018, o número aumentou para 10 na graduação e 60 na pós. Já em 2019, o número de alunos brasileiros na Universidade de Oxford voltou para 5 na graduação e 55 na pós.

Os interessados em conseguir as bolsas para estudar em Oxford de graça, iniciando os estudos em outubro de 2023, devem enviar a sua candidatura até o dia 8 de fevereiro de 2023. De acordo com informações do site, em janeiro serão disponibilizadas maiores informações sobre as inscrições do programa.

9.250 GBP (2017 – 18)

Testes de admissão padronizados
Assim como na grande maioria das universidades mais concorridas, a Harvard exige uma nota em um exame padronizado – assim como o nosso ENEM –, que pode ser o SAT ou o ACT (com ou sem a seção de redação).

Se seu objetivo é uma bolsa para fazer pós-graduação fora, é bom saber de antemão que algumas universidades têm processos de seleção hipercompetitivos, então, nestes processos apresentar bom desempenho acadêmico, ou seja, boas notas, é o mínimo.

O processo de seleção de Harvard é igual ao da maioria das universidades norte-americanas e envolve a realização de testes padronizados (SAT ou ACT), e de proficiência em inglês (TOEFL ou IELTS), análise de currículo acadêmico, envio de cartas de recomendação e essays (redações).

Columbia University

A Columbia University está no topo da lista das mensalidades mais caras, com um custo anual de cerca de R$ 347,91 mil.

Como se inscrever para uma das 5 mil bolsas
Interessados em concorrer a uma das bolsas do programa devem se registrar na plataforma do programa Santader Universidades e se inscrever na página do programa de bolsas (disponível aqui).

Atualmente, alunos estrangeiros que estudam Medicina em Oxford pagam uma taxa anual de £35.380, o que equivale a R$ 262 mil na conversão de maio de 2021. A boa notícia é que a universidade tem programas de bolsas de estudo integrais.