Quanto precisa para passar em Engenharia Química no Enem?

Perguntado por: dgois . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 12 votos

A nota média para conseguir uma vaga no curso de Engenharia Química é 698,43 pontos. No entanto, essa pontuação pode variar conforme a faculdade escolhida. A maior nota de corte para o curso de Engenharia Química é 798,92 pontos na Universidade de São Paulo (USP) .

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: peso 2. Matemática e suas Tecnologias: peso 2.50. Ciências Humanas e suas Tecnologias: peso 1.50. Ciências da Natureza e suas Tecnologias: peso 2.50.

É difícil. As matérias exatas de Cálculo e Física são fundamentais para o entendimento do ciclo básico. Os primeiros 2 anos. Se passar por essa fase bem, os 3 anos restantes só exigirão disciplina e boa vontade.

Cursos de dificuldade média (nota de corte: 600 a 700 pontos, em média)

  • Engenharia Aeronáutica.
  • Engenharia Civil.
  • Medicina.
  • Odontologia.
  • Psicologia.
  • Enfermagem.
  • Engenharia de Produção.

Participante 1: 30 acertos – 705 pontos. Participante 2: 30 acertos – 800 pontos. Participante 3: 30 acertos – 880 pontos.

Medicina: 770 a 900 pontos. Nutrição: 660 a 810 pontos. Odontologia: 715 a 840 pontos. Pedagogia: 560 a 740 pontos.

Engenharia Civil, Engenharia Mecatrônica, Mecânica e de Produção, Engenharia Elétrica e de Computação. Em número de inscritos totais para as carreiras, Medicina em São Paulo lidera o ranking com 14.401 candidatos.

Engenharia Civil

A maior nota de corte para o curso de Engenharia Civil é 795,91 pontos na Universidade de São Paulo (USP) . Por outro lado, a menor nota de corte é 590,01 e foi registrada na Instituto Federal de Educação, Ciência E Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG).

720 pontos

Para ser aprovado no curso de Engenharia, é necessário obter uma média de corte de aproximadamente 720 pontos no Enem. No entanto, é importante ressaltar que a nota de corte pode variar entre 590 pontos e 840 pontos.

Engenharia Ambiental
É considerado um dos cursos de engenharia mais fáceis que você pode estudar, porque não é tão focado em matemática e física avançadas.

Não ser bom em matemática não te impede de entrar na faculdade de engenharia, nem de ser um bom engenheiro(a) no futuro. Mas para isso você terá que se dedicar muito durante a graduação, só assim será possível adquirir o conhecimento e desenvolver as habilidades requisitadas para área.

Entre as engenharias mais difíceis estão a nuclear, a química e a nanotecnologia.

Segundo o site "Guia de Carreira" , existem atualmente no Brasil cerca de 35 mil engenheiros químicos que estão atuando na área, no entanto, este número ainda não é o suficiente para a demanda de profissionais qualificados que o mercado está precisando, ou seja, há pouca mão de obra e muito trabalho.

São Paulo – Na área química, os engenheiros são os mais bem pagos. É o que mostra uma pesquisa salarial realizada pelo site empregos Catho. Em média, esses profissionais têm vencimentos de mais de 6 mil reais, segundo o estudo.

O campo de atuação do Engenheiro Químico é bastante extenso, sendo os mais freqüentes, as Indústrias de Celulose e Papel, Borracha e Plásticos, Petróleo e Petroquímica, Cerâmica, Resinas, Medicamentos, Tratamento de efluentes, Tintas, Corantes e Cosméticos, Biotecnologia, Indústria Alimentícia e Sucroalcooleira, dentre ...

De modo geral, os candidatos com pontuação entre 550 e 650 pontos têm chances de conseguir vaga em diversas faculdades. As menores notas para ser aprovado costumam ser superiores a 450 pontos.

A ruptura para 800 pontos se dá com mais ou menos 32 acertos. Já a ruptura de 900 ocorre com mais de 40 itens assinalados como corretos. Sérgio destaca que nas outras áreas esses números são bem menores. Em linguagens, por exemplo, é necessário praticamente fechar a prova para tirar 800, cravando 44 a 45 questões.

Para alcançar a nota mil na redação do ENEM, o candidato precisa cumprir todos os requisitos da avaliação, que incluem:

  1. domínio da língua portuguesa;
  2. cumprimento da proposta da redação;
  3. construção da argumentação;
  4. proposta de intervenção;
  5. seleção das informações.

Enem >> Cálculo da Nota

MínimoMáximo
Ciências Humanas e suas tecnologias295,6874,9
Ciências da Natureza e suas tecnologias303,1864,9
Linguagens e códigos e suas tecnologias295,2817,9
Matemática e suas tecnologias277,2955,2