Quanto posso emagrecer caminhando 1 hora por dia?

Perguntado por: udias . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.4 / 5 4 votos

A perda de calorias é de em média 400 calorias por hora. Ela trabalha os músculos de diferentes regiões: quadríceps, posterior da coxa, panturrilha e glúteos. A caminhada também é um exercício aeróbico que, aliado a uma alimentação adequada, ajuda a emagrecer. Em 1 hora é possível queimar de 300 a 400 calorias.

Aposte na caminhada para perder um quilo por semana
Programe uma caminhada matinal por uma hora pela manhã e depois novamente à noite. Cada treino deve queimar aproximadamente 250 calorias.

Por que caminhada emagrece? Como um exercício aeróbico, a caminhada promove queima calórica, que poderá sim ser eficiente para a perda de peso. Essa atividade faz parte das indicações da Organização Mundial da Saúde, que sugere que as pessoas pratiquem atividades leves e moderadas por pelo menos 150 minutos por semana.

Melhora a circulação
Após caminhar por aproximadamente 40 minutos, a tendência é que a sua pressão arterial reduza nas próximas 24 horas. Isso corre graças ao aumento do fluxo de sangue durante a atividade, que faz com que os vasos sanguíneos se expandam e, consequentemente, diminuam a pressão.

A caminhada emagrece, melhora a circulação sanguínea, a postura e colabora para perder barriga. A caminhada rápida pode queimar até 400 calorias em 1 hora, o que significa que a pessoa pode perder até 0,5 kg por semana somente com este exercício.

60 minutos

Para intensificar a caminhada você pode acelerar os passos ou caminhar em um terreno com inclinação maior (como as subidas). Segundo o cardiologista Nabil Ghorayeb, para quem tem como meta emagrecer, a caminhada ajuda perder barriga se for realizada por no mínimo 60 minutos por dia.

De acordo com o nutricionista André Luís, é possível, sim, emagrecer 1 kg por semana seguindo a dieta de 1000 calorias diárias, mas o plano alimentar não é considerado saudável. Isso porque, o corpo tem a falsa ilusão de perder gordura quando, na verdade, apenas desincha.

Fazer caminhada ou corrida pode ajudar. Os músculos ficam tonificados e definidos, principalmente nas coxas, no bumbum e nas pernas. Quando as duas atividades físicas são intercaladas durante o treino, os resultados são ainda mais eficazes. Nesse caso, o emagrecimento e o ganho de músculos ocorre de forma mais rápida.

Uma perda de peso adequada é de cerca de 0,5 kg por semana. Ou seja, pode perder 10 quilos aproximadamente em 5 meses. Este seria o tempo mais realista que pode precisar para a sua mudança.

Entretanto, um novo estudo acaba de revelar que, para quem quer emagrecer, o ideal é ir à academia à tarde ou à noite, em vez de pela manhã.

Conclusão, a caminhada não é treino para emagrecer. A caminha é um método jurássico e ultrapassado de emagrecimento, pois além de não ajudar a emagrecer ela ainda aumenta a fome favorecendo o efeito sanfona. Depois dos 40 anos o seu corpo muda, o seu metabolismo se torna mais lento com o passar dos anos.

Atingir o efeito platô Um dos motivos mais comuns de não conseguir emagrecer mesmo fazendo dieta e exercícios físicos é o corpo ter se adaptado à nova rotina alimentar e de atividades, atingindo o efeito platô, que é caracterizado por um equilíbrio entre o consumo calórico e o gasto de energia pelo corpo.

Caminhada acelerada emagrece mais que academia.

Fazer alongamentos
Se o esforço foi ligeiro durante a sessão de caminhada, faz o alongamento dos músculos imediatamente após a sessão. Caso contrário, mais vale fazê-lo após várias horas, ou até no dia seguinte, para favorecer uma melhor recuperação.