Quanto pesa uma molécula de carbono?

Perguntado por: epimenta . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Assim, basta consultar a Tabela Periódica quando quisermos calcular a massa molecular de alguma substância. Geralmente, para cálculos estequiométricos, utiliza-se a unidade em gramas. Assim, temos que a massa molecular do CO pode ser dada por 28 g/mol. Bem fácil, não é mesmo?!

Como calcular a massa molecular? Para determinar a massa molecular, basta somar todas as massas atômicas que constituem a molécula. Mas, antes é preciso consultar a tabela periódica e identificar a massa do átomo dos elementos envolvidos (costuma ficar logo abaixo do seu símbolo).

A massa molar do CO2 é 44 g/mol.

Desse modo, conseguimos saber que a massa de um mol de u é 1/12 vezes a massa de um mol de C-12, ou seja, a massa de um mol de u equivale a 1 grama.

Isso vale tanto para átomos quanto para moléculas. Por exemplo, 1 mol de H2O possui a massa molar igual a 18 g/mol, ou seja, 1 mol tem 18 g.

Dessa forma, a massa de um átomo, medida em unidades de massa atômica, corresponde a quantas vezes esse átomo é mais pesado que 1/12 do isótopo 12 do carbono. Só de curiosidade: 1u (unidade de massa atômica) corresponde a 1,66.10-24g, que equivale aproximadamente à massa de um próton ou de um nêutron.

Vejamos alguns exemplos de massa atômica: Carbono (C) - 12,011.

O carbono é um elemento químico de número atômico (Z) igual a 6, o que significa que os átomos que o formam possuem seis prótons em seu núcleo. Sua massa molar é de 12,011 g/mol e na natureza são encontrados três isótopos do carbono, que são: o carbono-12, carbono-13 e carbono-14.

O peso molecular é um critério para determinar o tamanho da cadeia polimérica, dado que a maior peso molecular corresponde um maior tamanho. Devido à natureza estatística que rege as reações de polimerização, o tamanho das cadeias não é o mesmo para todas elas.

A massa molecular e a massa molar possuem os mesmos valores, o que as difere é a unidade de medida. A massa molar relaciona-se com o número de mols que é dado pela constante de Avogadro.

Do latim pensum (“pesar”), o peso é a força com que a Terra atrai um corpo. O termo também é usado para fazer referência à magnitude (grandeza) dessa força. A massa, por outro lado, é a grandeza física que expressa a quantidade de matéria contida num corpo.

A massa molar de CO2, o gás carbônico é: C = 12 g/mol, O = 16 g/mol, O2 = 32 g/mol; a massa molar é 44 g/mol.

28 g/mol

Geralmente, para cálculos estequiométricos, utiliza-se a unidade em gramas. Assim, temos que a massa molecular do CO pode ser dada por 28 g/mol.

1 mol de CO2: possui 6,02.1023 moléculas, pois trata-se de uma substância molecular composta; 1 mol de NaCl: possui 6,02.1023 íons fórmula, pois trata-se de uma substância composta iônica; 1 mol de CO2: ocupa 22,4 L, que corresponde ao espaço ocupado por 6,02.1023 moléculas de CO2.

Portanto, 1 mol de uma substância corresponde à massa molar de uma substância e contém 6,02 x 1023 moléculas dessa substância.