Quanto pesa uma lança espartana?

Perguntado por: laragao . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 9 votos

Composição e utilidade. A sarissa, feita de corniso forte e resistente, era bastante pesada para uma lança, com um peso aproximado de 5 a 6 quilos, para uma sarissa de 4,5 metros, e entre 6 e 7 quilos para uma de 5,5 metros.

Apesar de tudo, debaixo da dominação romana, Esparta conheceu um período de paz e prosperidade, conservando as suas antigas tradições, no que diz respeito à educação da juventude, por exemplo. Finalmente, acabou por se extinguir nas mãos dos godos sob o comando de Alarico, em 395 da era da Cristo.

Segundo Heródoto, durante a batalha, o exército persa contava com milhões de soldados. Estimativas mais realistas sugerem que o número de guerreiros persas na batalha não passava de 250 mil. Os espartanos e seus aliados somavam mais ou menos sete mil homens.

A-hu! A-hu! O grito de guerra dos soldados em "300 de Esparta" andam ecoando nos ouvidos dos fãs de filmes de batalhas.

Em geral pesavam entre 1 kg e 1,5 kg e sua lâmina media em torno de noventa centímetros. Era uma arma muito comum entre os nórdicos, e mais tarde entre os cavaleiros ingleses e germânicos.

Eles eram guerreiros por excelência, criados desde a infância para suportar terríveis sofrimentos e dificuldades. A personalidade espartana é perfeitamente resumida nos contos sobre a Batalha das Termópilas, em 480 a.C.

Evite o conforto, desafie-se e permaneça disciplinado
Os cidadãos de Esparta defendiam a sua terra natal através de uma intensa preparação física e acima de tudo mental. Podemos estar mil anos mais tarde, mas ainda podemos tirar lições de suas habilidades lendárias e nos transformar em espartanos também.

Logo, o Rei Leônidas dispensou os gregos não-espartanos da batalha, restando 300 soldados que se recusaram a abandonar a batalha e decidiram morrer lutando para retardar o avanço persa. O combate foi feroz e os gregos foram sendo empurrados contra as montanhas, enquanto seus números iam diminuindo gradativamente.

Leonidas de Esparta

Leonidas de Esparta
Leonidas I foi um dos Reis de Esparta durante as guerras greco-persas e o líder consagrado de uma das unidades militares mais ferozes da História: os trezentos de Esparta. Ele é mais lembrado por sua ousadia incomparável, bem como pelo caráter destemido.

No dia do nascimento, os líderes espartanos mais velhos examinavam os recém-nascidos. Os bebês fortes e saudáveis eram considerados aptos para cumprir esse objetivo. Todos os espartanos, homens ou mulheres, tinham que ser fisicamente fortes, de intelecto aguçado e resistente às emoções.

Os espartanos não ficavam apenas com um sunga de couro e uma capa. Eles usavam armaduras para uma melhor proteção, já que ele provavelmente sabiam o que aconteceria se fossem para guerra quase pelados.

Ele simboliza o adestramento, força, disciplina, organização, abnegação e humildade dos Guerreiros Espartanos, precursores das doutrinas de Operações de Choque, e das tropas especializadas no mundo.

Graças ao sacrifício liderado pelos 300 espartanos, as tropas gregas tiveram tempo para se rearticular e vencer confrontos decisivos contra os persas, em uma guerra que só se encerraria 12 anos depois – com a vitória dos gregos.

Os 300 aos quais o título se refere são os guerreiros espartanos liderados por Leônidas, rei de Esparta, na batalha de Termópilas, travada contra o Império persa por volta do ano 480 a. C. Termópilas é o nome do desfiladeiro onde foi travada essa batalha entre espartanos e persas.

Os hilotas eram o grupo mais numeroso da sociedade espartana e, por isso, eram colocados sob regime de terror, pois os esparciatas utilizavam-se frequentemente da violência para manter os hilotas produzindo e para impedir que eles se rebelassem contra a escravidão.