Quanto pesa 5 litros de gordura?

Perguntado por: aalves . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.9 / 5 8 votos

1 litro de gordura corresponde a cerca de 1 kg.

A quantidade de gordura que pode ser retirada é de 7% do peso ideal, o que muitas vezes não corresponde ao peso atual. Por exemplo: uma mulher de 1,65 metros e 60kg pode retirar até 4,2 litros no máximo de gordura.

Após a cirurgia de abdominoplastia, o paciente pode pesar entre 1,5kg a 4,5kg a menos, devido à remoção do excesso de pele e da camada de gordura ligada a este acúmulo. Não é exatamente uma mudança drástica na balança por conta da cirurgia.

A gordura pode, sim, voltar após a lipoaspiração
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), entre os que se submetem ao procedimento com o intuito de emagrecer, a tendência é que a gordura reapareça — e, o pior, na região intra-abdominal.

O resultado final de uma Lipoaspiração é visto após 3 meses, e varia de acordo com o paciente e seus cuidados no pós-operatório (drenagens linfáticas).

Lipoaspiração: os exercícios físicos costumam ser liberados após um mês. O uso da cinta não é obrigatório durante os exercícios, porém ela deve ser recolocada após as atividades. Abdominoplastia: o retorno aos exercícios físicos se dá por volta de 60 dias.

É possível fazer lipoaspiração acima do peso, desde que a paciente não esteja tão longe do peso ideal. De acordo com o IMC, essa seria uma condição em sobrepeso. Por exemplo, pessoas obesas podem fazer lipoaspiração, mas por segurança, os médicos não fazem.

A diferença entre a lipo e a lipo HD
Portanto, a diferença entre Lipo tradicional é focada em pessoas que querem apenas eliminar depósitos de gordura. Já a Lipo HD é direcionada a pacientes com pouca gordura, mas desejam evidenciar ainda mais a musculatura.

Quais alimentos devem ser evitados após a hidrolipo?

  • Alimentos com conservantes: enlatados, molhos prontos, entre outros;
  • Doces e frituras;
  • Carne de porco ou bovina: bacon, feijoada, lombinho, presunto, entre outros. ...
  • Bebidas gaseificadas ou alcoólicas: refrigerante, água com gás, cerveja, entre outros;

O cirurgião ressalta que o procedimento de hidrolipo, embora menor e localizado, traz também riscos associados: "a hidrolipo é feita com anestesia local e não geral. Porém à medida em que o paciente sente dor, a tendência é de injetar cada vez mais anestésicos, ultrapassando o limite tóxico da medicação.

Assim, fazer abdominoplastia acima do peso pode ser possível quando o total de quilos a mais não é tão significativo, de modo que o índice de massa corporal (IMC) esteja abaixo de 30 – ou seja, ainda na faixa de sobrepeso, sem chegar à obesidade.

Abdominoplastia não retira estrias
É possível atenuá-las ou removê-las pela abdominoplastia apenas quando se encontram localizadas nas áreas onde a pele em excesso será removida, especialmente abaixo do umbigo. Já as que se encontram acima dessa região, ou em outros locais, não podem ser retiradas por meio da cirurgia.

Muitas pessoas se questionam se a barriga volta depois da abdominoplastia, mas, com os cuidados necessários, ela não volta! A cirurgia impressiona pelo resultado, no entanto, os exercícios físicos e a alimentação balanceada são essenciais para a sua manutenção.

Para perder 5 quilos em uma semana, você deve começar mudando a alimentação. Reduza o consumo de carboidratos, aumente o de proteínas magras, verduras e legumes e tome mais água. Não se esqueça de praticar exercícios, tentando fazer pelo menos 150 minutos semanais de aeróbicos e dois ou três dias de treino intervalado.

Fazendo um cálculo simples: 1 litro de músculo pesa 1,1kg e 1 litro de gordura pesa 900g.

A fórmula utilizada para o cálculo é: IMC = Peso ÷ Altura x Altura, e a sua unidade de medida é kg/m². De acordo com uma tabela firmada pela Organização Mundial da saúde, o resultado mais indicado para homens adultos com idade entre 20 e 59 anos estaria entre 18,5kg/m² e 25 kg/m².

Além do inchaço, é possível ganhar peso depois da lipo. Nosso corpo sempre busca atingir um equilíbrio. Se ele está acostumado com uma certa quantidade de gordura, quando ela é eliminada, tenta recuperar. Por isso, o paciente deve ter orientação para controle alimentar e de atividade física no pós-operatório.

Depois de fazer o procedimento é comum o paciente lipoaspirado sentir aumento da fome, que precisa ser controlada através do acompanhamento nutricional, além dos exercícios físicos regulares, que combatem esse acúmulo.

Como dormir após lipo? Em cirurgias de lipoaspiração, é preciso evitar pressão exagerada em cima das principais regiões lipadas. Por isso, a recomendação é dormir de barriga para cima. No entanto, a paciente que tiver feito enxerto nos glúteos deverá dormir de barriga para baixo para evitar pressão na região do bumbum.