Quanto pesa 1 m3 de esterco de galinha?

Perguntado por: eassis9 . Última atualização: 12 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 4 votos

O peso médio é de 650 quilos por metro cúbico de ester- co. Este peso vai depender do estado de decomposição do esterco. O tamanho da esterqueira está em função da quantidade de esterco produzido por dia.

Dependendo da exigência da cultura, condição do solo e composição do composto, para se ter uma referência aproximada, pode-se utilizar, em média, em torno de 2 a 8 kg por metro quadrado de canteiro na horta; para espécies frutíferas 10 a 20 kg por cova no plantio e de 10 a 30 kg em superfície como adubação de ...

No entanto, com o aumento da demanda, o preço do esterco de galinha vem aumentando. De acordo com pesquisa do Pecege, a tonelada desse esterco, saiu de 100 reais em julho de 2021 e fechou 21 a quase 300 reais a tonelada.

Para a implantação de pastagens, recomenda-se utilizar de 15 a 20 toneladas de esterco sólido por hectare, aplicados uniforme- mente no solo, antes da gradagem, devendo ser complementados com fósforo na forma de superfosfato simples, na base de 400kg/ha.

O produtor deve ter cuidado na quantidade a ser aplicada do adubo feito a partir do esterco de galinha. Para levar todos os nutrientes de maneira correta para o solo, aplique cerca de 18 quilos de adubo orgânico para cada 100 metros quadrados de terreno cultivado.

- O “prazo de validade” é de 12 meses, mas o adubo pode ser revitalizado com o acréscimo de novos compostos.

Recomenda-se a aplicação de 3,75 t ha-1 do esterco de galinha poedeira para alcance de maiores produções de matérias verde e seca de plantas de milho para silagem.

Cálculo de adubo por metro linear
Para o cálculo do adubo, basta seguir o mesmo raciocínio utilizado para o cálculo de sementes por metro. Se vamos realizar uma adubação de 330 kg de 10-30-10/ha, basta dividir os 330 kg pelos 14.285,7 metros da conta anterior. Isso nos dá 0,0231 kg/m ou 23,1 gramas/m.

Mas muitas vezes, como acontece na olericultura ou em jardins, o objetivo é conhecer a quantidade por metro quadrado (m²). Neste caso, o cálculo é simplesmente dividir a quantidade por 10 para se obter a quantidade em g/m². Por exemplo: 500 kg/ha divididos por 10 = 50 g/m².

Normalmente, as carcaças são comercializadas com faixas de peso de 1,1 Kg, 1,2 Kg e 1,3Kg. Existe ainda uma classificação especial que é a de 1,8 Kg para contemplar o mercado do frango assado.

Em média os estercos de galinha apresentam composição em torno de 17 a 28 % N (17 a 28 kg N/t) 22 a 37% P2O5 (22 a 30 kg P2O5/t) e 12 a 17% de K2O (12 a 17 kg K2O/t) além de enxofre boro e outros micronutrientes em teores variáveis.

Na obtenção de carne branca (do peito), o rendimento médio foi de 65%, em relação ao peso do corte, e de 18%, em relação ao peso da carcaça; a carne escura (das coxas e pernas) foi obtida na proporção de 58%, em relação ao peso dos pares, e de 18%, em relação ao peso da carcaça.

O peso médio é de 650 quilos por metro cúbico de ester- co. Este peso vai depender do estado de decomposição do esterco.

As aves não produzem urina, eliminando-as junto com as fezes e é por isso que seu esterco é mais rico em nitrogênio que o de ruminantes e suínos. As aves não produzem urina, eliminando-as junto com as fezes e é por isso que seu esterco é mais rico em nitrogênio que o de ruminantes e suínos.

Para solos de alta a média fertilidade aplicar de 60 a 80 kg P2O5 por hectare. Essa recomendação pode ser a mesma utilizada para milho verão com finalidade de grãos. Para produção de milho safrinha, em solos bem corridos, recomenda-se uma aplicação de pelo menos 60 kg de P2O5 por hectare.

No caso de se aplicar o adubo na linha de semeadura e quisermos saber a quantidade em g/m linear, o cálculo é o seguinte: g/m linear de sulco = kg/ha x espaçamento (m) / 10.

O esterco de galinha leva de três a seis meses para ficar pronto. De acordo com a ambientalista, o clima e local de produção são os principais fatores que interferem nesse intervalo.

Turfa Líquida

Turfa Líquida: saiba mais sobre o fertilizante que substitui o esterco animal e a cama de frango. Desde que foi proibida como alimento para os ruminantes, a cama de frango vem sido usada como adubo. Essa prática ajuda no quesito sustentabilidade e reaproveitamento dos resíduos gerados.

A produção média diária de esterco desses animais é bem significativa. Uma vaca pesando 453 kg produz 23,5 kg de esterco por dia, um cavalo de 385 kg produz 16,3 kg, um porco de 72 kg produz 3,4 kg de esterco e um frango pesando 1,6 kg produz 100g de esterco + urina.

Quais os benefícios? “O esterco de galinha é um fertilizante seguro e ideal para o jardim de sua casa. Ele adiciona matéria orgânica ao solo e aumenta a capacidade de retenção de água e as bactérias benéficas presentes na terra”, diz Carvalho.

Benefícios de curtir o esterco de aves
Mas para fazer uso do esterco de aves ou esterco de galinhas, deve-se curtir esse material, a fim de que ocorram reações químicas através de micro-organismos decompositores.