Quanto os carros poluem?

Perguntado por: aaguiar . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 9 votos

Um carro a gasolina emite entre 10 kg a 25 kg de carbono a cada 100 km rodados. Claro que as emissões dependem da potência do motor, da forma de dirigir, das condições da pista e também da regulagem do veículo.

Os carros a combustão interna, como aqueles que usam gasolina ou diesel, emitem dióxido de carbono, monóxido de carbono, óxidos de nitrogênio, hidrocarbonetos e outras substâncias que contribuem para a poluição do ar e o aquecimento global.

Sem dúvidas é o diesel, ele se tornou o grande vilão no trânsito, e para agravar a situação, os veículos movidos a diesel, como ônibus e caminhões, não são equipados com bons catalisadores.

diesel

Gasolina tem entre três e sete carbonos. Etanol tem dois carbonos. Queimar o diesel, um combustível com 18 carbonos, produz 18 moléculas de CO2. Portanto, o diesel é o maior poluente em termos de gás carbônico, que é o grande problema que se tem hoje e que se faz esforço para reduzir.

1. Dirija menos

  1. Saiba escolher seu carro. Hoje em dia, existem diversas tecnologias que ajudam a diminuir a poluição de carros modernos. ...
  2. Coloque a manutenção em dia. ...
  3. Economize combustível. ...
  4. Abasteça em postos confiáveis. ...
  5. Aposte no etanol.

Em estudos recentes, constatou-se que automóveis possuem parcela de 72,6% na emissão de gases efeito estufa. Esses impactos ambientais estão diretamente ligados ao aquecimento global. Cada tipo de veículo e combustível são responsáveis pela emissão de poluentes e dos gases supracitados ao longo do dia.

1 – BMW X4 xDrive30i. O SUV-cupê montado em Araquari (SC) é o carro mais limpo do Brasil se levarmos em consideração o nível de emissões de monóxido de carbono por km rodado.

A poluição é, geralmente, provocada pelo humano e suas atividades. O ser humano provoca poluição ambiental quando suas indústrias, por exemplo, lançam poluentes no ar, quando combustíveis fósseis são queimados, quando realizam queimadas, quando utilizam agrotóxicos na agricultura, entre várias outras situações.

Ao contrário do que muita gente pensa, o avião lidera o ranking dos transportes mais poluentes. Isso porque, além de emitir uma grande quantidade de gás carbônico na atmosfera, ainda gera toneladas de lixo.

Queimadas. Veículos e queima de combustíveis fósseis. Mineração. Uso de aerossóis.

Essa emissão é composta de gases como: monóxido de carbono (CO), óxidos de nitrogênio (NOx), hidrocarbonetos (HC), óxidos de enxofre (SOx), material particulado (MP), etc. O monóxido de carbono (CO) é um gás resultante da queima incompleta do combustível e, inalado, reduz a capacidade do sangue de transportar oxigênio.

Pesquisas recentes indicam que automóveis são os principais emissores de gases poluentes, extremamente nocivos ao meio ambiente e à saúde.

A atividade agropecuária, segundo o Seeg, é a que mais contribui pelas emissões de gases do efeito estufa no Brasil. O setor reponde por 71% de todo o gás carbônico emitido no país, levando em consideração questões diretas, como o metano produzido pelos rebanhos bovinos, e indiretas, como o desmatamento.

etanol

“A gasolina não vem de uma fonte renovável, enquanto o etanol sim, é mais limpo e se autossustenta”, explica. Além disso, o bagaço e a palha da cana-de-açúcar – vegetal utilizado com maior frequência para produzir o etanol – podem ser utilizados para gerar energia térmica, elétrica e mecânica.

O Brasil é o quinto maior emissor mundial de gases do efeito estufa. Em 2021, dos 36,4 bilhões de toneladas de CO2 liberadas pelo planeta, mais de 2 vieram do território brasileiro. No ranking das nações que mais poluem, o país só fica atrás da China, Estados Unidos, Índia e Rússia.