Quanto o atendimento especializado é correto afirmar?

Perguntado por: lneves . Última atualização: 17 de maio de 2023
3.9 / 5 16 votos

Sobre o atendimento educacional especializado, é correto afirmar que: I Em todas as etapas e modalidades da educação básica, o atendimento educacional especializado é organizado para apoiar o desenvolvimento dos alunos, constituindo oferta obrigatória dos sistemas de. ensino.

O AEE foi criado para atender o público-alvo da Educação especial, que são as crianças com deficiências, transtorno do espectro autista, altas habilidades e superdotação. Ele é um serviço de apoio à sala de aula comum, para que se ofereça meios e modos que efetive o real aprendizado dos estudantes.

Decreto n.º 7611/2011: Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Incorporou os dispositivos contidos no Decreto nº 6.571/2008 e acrescentou as diretrizes constantes do artigo 24 da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

Veja a seguir 4 objetivos específicos desse atendimento.

  • Identificar as necessidades do aluno. ...
  • Contribuir com o desenvolvimento da educação inclusiva. ...
  • Oferecer suporte ao professor da classe comum.

O Plano Pedagógico Especializado é composto de três partes. São elas: ações necessárias para satisfazer às necessidades educacionais especiais do aluno, organização do Atendimento Educacional Especializado e Sala de Recursos Multifuncional.

O Atendimento Educacional Especializado é destinado para todos os alunos com deficiência física, visual, intelectual, auditiva, transtornos do espectro autista (TEA), como também estudantes com altas habilidades / superdotação.

Art. 2º A educação especial deve garantir os serviços de apoio especializado voltado a eliminar as barreiras que possam obstruir o processo de escolarização de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.

Realiza atividades para exercer as habilidades físicas e motoras e estimulação com jogos pedagógicos, brincadeiras, contação de histórias, escrita, músicas, dentre outras.

Quais são os tipos de atendimento ao cliente mais usados? Os 7 principais

  1. Atendimento no ponto de venda (PDV) ...
  2. Visita ao Cliente. ...
  3. Atendimento telefônico. ...
  4. Online por meio de chats, mensagens de texto ou videoconferência. ...
  5. Online por meio de mídias sociais. ...
  6. Por e-mail. ...
  7. Autoatendimento.

O artigo 206, inciso I, traz os princípios do ensino que são: “igualdade de condições para o acesso e permanência na escola”; já o artigo 208 esclarece que é dever do Estado oferecer o “atendimento educacional especializado para as pessoas portadoras de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino” (BRASIL, ...

O Atendimento Educacional Especializado para o aluno com deficiência mental deve permitir que esse aluno saia de uma posição de „não saber‰, ou de „recusa de saber‰ para se apropriar de um saber que lhe é próprio, ou melhor, que ele tem consciência de que o construiu.

III – fomentar o desenvolvimento de recursos didáticos e pedagógicos que eliminem as barreiras no processo de ensino e aprendizagem; e. IV – assegurar condições para a continuidade de estudos nos demais níveis, etapas e modalidades de ensino.

Além de atender a no máximo três alunos com deficiência, o profissional de apoio terá que ter nível superior — a exigência dessa formação só será dispensada para atuar na educação básica.

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, orientando os sistemas de ensino para garantir: acesso ao ensino regular, com participação, ...

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é definido como um serviço educacional diferente e totalmente especial. Trata-se de uma junção entre atividades e recursos com acessibilidade e pedagógicos. Esses recursos diferenciados são exclusivamente para alunos que apresentem alguma necessidade especial.

Decreto Nº 6.571/08 - Dispõe sobre o atendimento educacional especializado - AEE.

O aluno com deficiência precisa de ações pedagógicas diferenciadas e, para que isso aconteça, cabe à escola organizar, tanto o espaço físico, quanto os materiais pedagógicos, respeitando sempre suas capacidades e habilidades motoras.

As aulas oferecidas pelo professor especialista em AEE são diferentes do ensino tradicional e não podem ser caracterizadas como reforço ou complementação das atividades acadêmicas. Alguns exemplos são o ensino em Braille e na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Portanto, o professor tem o papel de auxiliar o estudante com necessidades educacionais especiais para que ele avance tanto intelectualmente quanto socialmente. Dessa forma, esse aluno pode superar as expectativas e barreiras que lhe são criadas, podendo usufruir de seus direitos.