Quanto menor a voltagem maior é a corrente?

Perguntado por: edantas . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.7 / 5 2 votos

Quanto maior a tensão, menores serão a corrente e a espessura dos fios, sendo o contrário para tensões menores. Na Europa, a tensão costuma ser 220V, uma forma de economizar com fios de cobre.

Se você ligar essa mesma lâmpada no 220 V, a corrente vai ser de 1,36 amperes, ou seja, consideravelmente menor. Isso significa que você vai precisar de fios condutores mais grossos para usar essa lâmpada no 110 V e mais finos no 220 V.

De acordo com a expressão, temos que quanto maior for o valor da corrente elétrica que queremos transportar, maior será a perda de energia através da dissipação de energia nos fios. Por isso, é mais vantajoso transportar em tensões muito altas, com correntes mais baixas.

Tecnicamente, não há diferença nenhuma. Seja em 110 ou em 220, o desempenho dos aparelhos e o mesmo e os fabricantes escolhem a voltagem de acordo com a disponibilidade de cada local. Em países europeus, por exemplo, a maioria das tomadas é de 220V, enquanto no Brasil e Estados Unidos predominam 110V. nes de Oliveira.

A corrente elétrica é o fluxo contínuo de cargas elétricas, que se movem de forma orientada em um condutor elétrico. A tensão elétrica provoca este movimento ordenado de partículas elétricas, denominado de corrente elétrica. A unidade de medida da corrente elétrica é o ampere (A), em homenagem a André-Marie Ampère.

A primeira lei de Ohm é formulada como: “A corrente que flui por um resistor é proporcional à tensão aplicada e inversamente proporcional ao valor de sua resistência”.

A tensão elétrica, é caracterizada como uma diferença entre o potencial elétrico de dois pontos. Assim, podemos dizer que tensão elétrica é a força necessária para movimentar os elétrons, criando uma corrente elétrica.

A corrente elétrica é uma grandeza escalar. Sua unidade de medida, segundo o Sistema Internacional de Unidades, é o ampère (A). Essa unidade mede o módulo da carga elétrica que atravessa a secção transversal de um condutor a cada segundo e, por isso, também pode ser escrita como coulombs por segundo (C/s).

Agora, se você ligar um aparelho 220V numa tomada 110V, ele não vai queimar, mas vai funcionar com metade da potência necessária porque a corrente elétrica não será suficiente. Então, o ideal é sempre conferir a voltagem correta do seu aparelho e da sua tomada antes de ligar, tá?

Quando você liga um aparelho de 220V em um tomada de 110V, o estrago não é tão significativo quanto a situação acima. Como consequência, ele terá sua capacidade de funcionamento afetada, mas não irá queimar. Se o aparelho em questão for um notebook ou uma furadeira, a potência do aparelho será menor.

Para muitos consumidores leigos nos estudos da eletricidade existe um mito que a tensão de 220V consome menos energia elétrica do que a tensão de 110V e que isto reflete em uma economia na conta de luz. Mas será mesmo que existe essa diferença de consumo? A resposta é não, o consumo é o mesmo, e vou explicar o porquê.

Quanto maior a tensão, menores serão a corrente e a espessura dos fios, sendo o contrário para tensões menores.

Já a corrente mais baixa, acompanha a transmissão de alta tensão, permitindo o uso de cabos mais finos e leves. Isto reduz o custo na construção da torre e da rede elétrica, as tensões altas variam de 115.000 a 230.00 VAC, e as tensões extra-altas alteram de 345.000 a 765.000 VAC.

Fiação e componentes elétricos. A verdade é que a única distinção significativa envolvendo as tensões 127V e 220V reside na espessura dos fios. Na prática, quanto maior a voltagem, menor o dimensionamento dos componentes. Isso acontece porque os fios de menor diâmetro facilitam a movimentação de tensões maiores.

Assim, é sempre interessante alimentar os aparelhos de maior consumo, se possível com 220 V, pois, como eles exigem correntes mais altas, podemos economizar na instalação, que não exige fios tão grossos além de termos perdas menores e mais segurança.

Corrente e tensão são coisas diferentes. A tensão está sempre presente numa tomada de energia, mas a corrente só circula quando ligamos alguma coisa. É a circulação da corrente que leva a energia elétrica até o aparelho ou dispositivo que está sendo alimentado.

A rede de 220V dá um choque muito mais forte, podendo, até mesmo, matar uma pessoa. Um choque de 127V, por sua vez, pode ser mais perigoso em decorrência do risco de se ficar grudado ao fio, o que não ocorre no choque de 220V.

A principal diferença entre elas é o tamanho do fluxo de eletricidade que passa por cada um, tá? Funciona assim: com a tensão 127V, você precisa de fios bem mais grossos pra ligar uma lâmpada num abajur do que precisaria se a tensão fosse 220V, porque a corrente elétrica é maior e isso esquenta mais o fio.

Qual a diferença entre Amperagem e Voltagem? A amperagem é uma forma amadora de se falar “corrente” e o tempo voltagem se refere à tensão. Se estivermos conversando com um eletricista, use os termos técnicos “corrente” e “tensão”, pois são as formas corretas de se usar.

Quanto mais comprido o condutor, maior o caminho a ser percorrido pela corrente elétrica, aumentando a chance de colisões e perda de energia ocorrerem. Portanto, quanto maior o comprimento, maior será a resistência elétrica.