Quanto mais watts mais forte ventilador?

Perguntado por: egomes . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.4 / 5 14 votos

No geral, os aparelhos com maior número de rotações por minuto têm motores mais potentes e, por sua vez, costumam consumir mais energia elétrica. A potência comum de um ventilador de mesa é de 70 a 130W, já o ventilador de teto costuma ter motor em torno de 120 a 150 W de potência.

Na velocidade mínima, a média é de 50 a 90 rotações por minuto. Já na velocidade máxima, o aparelho pode ir de 200 a 250 rotações por minuto, mas existem equipamentos que chegam a 700 rpm. Isso demonstra alta vazão de ar, mas também implica em mais ruído do equipamento e do próprio vento.

Quanto mais pás o seu ventilador tiver, maior será a sua capacidade de espalhar o ar pelo ambiente. Ventiladores com apenas 2 pás normalmente têm um fluxo de ar bem próximo ao centro.

Ventilador de teto: os ventiladores de teto são potentes e distribuem melhor o vento, promovendo uma boa climatização. Ele pode ter um alcance de 15 a 25 metros quadrados. Além disso, ocupam pouco espaço e dependendo do modelo, gastam menos energia.

Fique atento às indicações dos modelos mais silenciosos e ao Selo Procel. - Se você deseja apenas um vento mais fraco, escolha um ventilador com até 250 RPM, mas caso você viva em uma região mais quente, opte pelos ventiladores mais velozes, ou seja, que oferecem mais rotações por minuto.

Potência do ventilador
A potência comum de um ventilador de mesa é de 70 a 130W, já o ventilador de teto costuma ter motor em torno de 120 a 150 W de potência. Portanto, é importante calcular e estar ciente sobre o consumo do aparelho.

Arno Ultra Silence Force VU40

Se você busca um modelo ainda mais silencioso, considere comprar o Arno Ultra Silence Force VU40. De acordo com o fabricante, este é o mais forte e silencioso ventilador já feito pela Arno, mas é importante destacar que o nível de ruído baixo é válido apenas para a velocidade 1. Nas demais, o ruído é “normal”.

Diferentemente dos ventiladores convencionais, o ventilador turbo é um modelo que promete oferecer maior potência e fluxo de ar, mas com uma vantagem: sem emitir altos ruídos.

“De acordo com a Eletrobrás, um ventilador de teto consumiria 28,8 kWh (medida de consumo de energia elétrica) por mês, se ligado 8 horas por dia, todos os dias.

O motivo mais comum para a quebra de ventiladores é a queima do fusível. Não é sempre que isso acontece por causa de picos de energia, mas essa costuma ser a razão mais comum e é relativamente fácil de resolver. Desconecte o ventilador da tomada, compre um fusível compatível com seu aparelho e retire a parte traseira.

É igual a circunferência do rotor multiplicada pela RPM do ventilador e é expressa em m/s.

Na hora de escolher o melhor ventilador para a sua necessidade, preste atenção em alguns aspectos:

  1. Defina o ambiente a ser ventilado. O tamanho do ambiente a ser ventilado vai ajudar a definir o tamanho do aparalho que você deverá comprar. ...
  2. Escolha entre fixo e portátil. ...
  3. Potência e quantidade de pás. ...
  4. Controle remoto.

O ventilador de mesa é o modelo mais econômico do eletro, enquanto o de teto gasta mais. Entretanto, na hora de escolher, independentemente do tipo, é importante que o aparelho tenha Selo Procel A, que garante maior eficiência e menor gasto energético.

110 ou 220 volts

Voltagem: Verifique a voltagem da alimentação do ventilador de teto, para escolher entre 110 ou 220 volts, de acordo com a necessidade. Iluminação: Se o foco da compra for iluminar o ambiente, além de refrescar, é importante considerar o tipo de luminária e a potência máxima da lâmpada.

Você pode colocar um recipiente com cubos de gelo ou uma garrafa de água congelada diante do aparelho. Ao ligar, perceberá que o aparelho soprará o ar mais fresco que fica em torno do recipiente congelado. Assim, o ventilador difundirá um vento mais agradável.

Assim, considere investir em um truque simples, mas bem prático: basta colocar uma garrafa plástica com água gelada ou congelada na frente do seu ventilador. Também há a possibilidade de recorrer ao climatizador de chão, que pode ser encontrado facilmente em lojas de eletrodomésticos.

O vento é responsável por causar baixas sensações térmicas devido à sua característica de acelerar a transferência de calor entre os corpos e o ambiente, proporcionando desta forma temperaturas mais agradáveis em dias de verão (exemplo do uso do ventilador).

O número de pás do aparelho também influencia no desempenho: quanto maior o número, maior a capacidade de espalhar o vento. Mais que isso, no entanto, é preciso checar o ângulo de inclinação das pás, uma vez que ele determina a quantidade de ar movida, ou seja, de ventilação promovida.

A vida útil de um ventilador é em média de 10 anos, mas isso irá depender de alguns fatores que influenciam na durabilidade do produto.

Potência: 140 Watts; Voltagem: 127V.

Sim, 60cm e sua potência: 200W.