Quanto mais vivemos mais eternidades criamos dentro da gente?

Perguntado por: itorres . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

Quanto mais vivemos, mais eternidades criamos dentro da gente. Quando nos damos conta, nossos baús secretos – porque a memória é dada a segredos – estão recheados daquilo que amamos, do que deixou saudade, do que doeu além da conta, do que permaneceu além do tempo.

O que a memória ama fica eterno. Te amo com a memória, imperecível. Te alinho junto das coisas que falam uma coisa só: Deus é amor.

Até o momento não existem técnicas ou métodos avançados que consigam apagar alguma memória específica. Porém, o nosso próprio cérebro tem um mecanismo chamado “poda sináptica”, onde ele limpa diariamente o conteúdo que considera excessivo ou desnecessário.

Nosso cérebro tem a capacidade de pregar muitas peças e, inclusive, recordar acontecimentos que nunca se concretizaram. Conhecida como “memória falsa”, ela é mais recorrente do que se pensa, e o problema é que a pessoa que sofre dessa situação não consegue distinguir entre o que é real e aquilo que não é.

Remova pertences desnecessários. O jeito minimalista força você a viver no presente. Remover itens associados a memórias passadas liberando-o e permitindo-o que pare de viver no passado. Quando o passado não tiver mais força, você pode começar a viver no momento presente.

7 dicas para melhorar a memória e manter o cérebro jovial

  1. Evite muitas tarefas ao mesmo tempo. Realizar muitas tarefas simultaneamente é a realidade de muitas pessoas na atualidade. ...
  2. Mantenha sua saúde em dia. ...
  3. Enriqueça seu cardápio. ...
  4. Tenha boa qualidade de sono. ...
  5. Pratique atividades físicas. ...
  6. Exercite seu cérebro. ...
  7. Descanse.

Fisicamente, habitamos um espaço, mas, sentimentalmente, somos habitados por uma memória. Memória que é a de um espaço e de um tempo, memória no interior da qual vivemos, como uma ilha entre dois mares: um que dizemos passado, outro que dizemos futuro.

constantemente amanhecendo." Este trecho infere que uma determinada casa estava amanhecendo de maneira constante, ou seja, em todos os momentos. Algo que é impossível de acontecer. A metáfora é uma figura de linguagem na qual sua principal característica é a presença de um sentido figurado.

tem sua raiz em chão de casa velha. À sua necessidade o piso cede, estalam rachaduras nas paredes, os caixões de janela se desprendem.

Após a indicação de Drummond e a publicação em 1975 de Bagagem, Adélia chamou a atenção do mercado editorial e dos leitores brasileiros. Desde então, dedicou-se cada vez mais à escrita. Em 1978 publicou O coração disparado, que venceu o Prêmio Jabuti. Estreou em prosa com Soltem os Cachorros, em 1979.

Tudo que você precisa é de amor (all you need is love).

Criando memórias e lembranças

  1. Presença é presente. ...
  2. Compartilhe seu dia e as suas memórias. ...
  3. Ouça as histórias. ...
  4. Ouça música. ...
  5. Compartilhem ao menos uma refeição. ...
  6. Abraçar, beijar, apertar, amassar. ...
  7. Cozinhem juntos.

Exercícios para assumir o controle

  1. Exercite-se com regularidade. ...
  2. Mastigue chiclete enquanto aprende algo novo. ...
  3. Medite para melhorar a memória de trabalho. ...
  4. Durma mais para consolidar memórias. ...
  5. Elimine ruídos. ...
  6. Melhore seu foco para potencializar sua memória.

O propranolol tem como alvo um deles — o do aspecto emocional da memória —, inibindo sua reconsolidação e suprimindo a dor. Sob a influência do medicamento, a recordação será "salva" então pelo cérebro em sua nova versão menos emotiva.

Pode parecer difícil distinguir essas duas, mas na realidade é bem fácil: na memória falsa, há plena convicção de que o evento ocorreu da forma em que ele é recordado. Não há dúvidas, como no caso de uma simples confusão de informações. A pessoa recorda claramente o que aconteceu, mas o conteúdo da recordação é falso.

hipocampo

Hoje sabemos que a memória consciente fica inicialmente guardada no córtex pré-frontal, em seguida é convertida em memória de longo prazo no hipocampo e finalmente armazenada nas mesmas áreas do córtex que processaram a informação originalmente, por exemplo, as memórias das imagens visuais são armazenadas no córtex ...