Quanto mais velho o tempo passa mais rápido?

Perguntado por: lescobar . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.8 / 5 20 votos

Conforme você envelhece, a produção de imagens mentais diminui, dando a sensação de que o tempo passa mais rapidamente. A fadiga também influencia o movimento sacádico, criando sobreposições e pausas nestes movimentos oculares que levam a sinais cruzados.

Além de emoções, as nossas expectativas, a complexidade da tarefa a ser executada, a atenção ou distração também interferem na maneira como sentimos o tempo. É por isso que quando nos acontecem coisas boas, temos a impressão de que o tempo passa rápido demais.

A Organização Mundial da Saúde circunscreve a adolescência à segunda década da vida (de 10 a 19 anos) e considera que a juventude se estende dos 15 aos 24 anos. Esses conceitos comportam desdobramentos, identificando-se adolescentes jovens (de 15 a 19 anos) e adultos jovens (de 20 a 24 anos).

29 anos

De acordo com o Estatuto da Juventude, são considerados jovens aqueles que têm idade entre 15 e 29 anos.

“Neste ano, por exemplo, sua rotação está mais rápida do que em 2021 e 2020”, declarou. No período de sua formação, a Terra tinha dias bem menos extensos: por volta de 1,4 bilhão de anos atrás, a rotação do planeta ocorria em menos de 19 horas. Esste tempo varia diariamente.

Uma das possíveis causas da Terra estar girando mais rápido é o efeito conhecido como “Oscilação de Chandler”. O nome foi dado em homenagem ao astrônomo Seth Carlo Chandler. Basicamente, a oscilação ocorre quando os pólos do planeta se movem alguns metros a cada 433 dias.

Parece que os desejos de muitas pessoas ao longo do difícil ano de 2020 foram realmente atendidos: O ano passou mais rápido. Ou melhor, a rotação do planeta terra foi mais rápida, e os cientistas registraram os 28 dias mais curtos da história.

Uma das principais razões pelas quais nossa percepção do tempo flutua muito mais do que muitos outros estímulos no mundo ao nosso redor é que não podemos detectar o tempo diretamente através dos nossos sentidos. Nossos olhos detectam luz, nossos narizes e línguas detectam matéria física, e assim por diante.

A expansão do espaço-tempo causa que o tempo no Universo jovem passa 5 vezes mais lentamente para observadores distantes como nós. Pesquisadores encontram evidências através de observação de quasares que o tempo passa 5 vezes mais lentamente no passado.

Tempo mais lento para uns e rápido para outros
Existe uma relação inversamente proporcional entre o processamento de estímulos e a sensação de velocidade no tempo, diz Bejan. Então, quando você é jovem e experimenta muitos estímulos novos – tudo é novo – o tempo parece estar passando mais devagar.

o termo jovem costuma ser utilizado para designar a pessoa entre 15 e 29 anos, seguindo a tendência internacional. Assim, podem ser considerados jovens os adolescentes-jovens (entre 15 e 17 anos), os jovens-jovens (com idade entre os 18 e 24 anos) e os jovens adultos (faixa-etária dos 25 aos 29 anos).

Por que a adolescência é uma fase difícil? Porque é uma fase de mudanças físicas, psicológicas e sociais. Essa etapa marca exatamente a transição da infância para a idade adulta – segundo a Organização Mundial de Saúde, a adolescência começa aos 10 e termina aos 20 anos.

“São consideradas jovens as pessoas com idade entre 15 (quinze) e 29 (vinte e nove) anos de idade.”

A pré-adolescência é indicada por muitos pais como o período mais difícil no relacionamento com os filhos.

18 anos

Pela lei brasileira, o indivíduo é considerado adulto ao completar 18 anos, podendo responder por seus atos e ações. Biologicamente, a pessoa já pode ser considerada adulta quando apresenta, ativamente, todas suas funções reprodutivas.

18 anos de idade

Legalmente, adulto é aquela pessoa que atingiu seus 18 anos de idade. Do ponto de vista biológico, é aquele indivíduo que chegou ao ápice do seu crescimento e funções biológicas.

Para os leitores que ficam irritados quando a previsão erra, a professora alerta: a meteorologia é uma ciência do imprevisto. Mesmo com os dados, tudo pode mudar em pouco tempo, já que a atmosfera está sempre em circulação, a umidade, as nuvens, a direção do vento e as correntes marítimas podem apresentar alterações.

De acordo com os pesquisadores, a diminuição da duração do dia pode estar relacionada a processos nas camadas internas ou externas da Terra, oceanos, marés ou até mesmo clima. Mas isso ainda é incerto. Para Zotov, ninguém sabe ao certo se a duração do dia continuará diminuindo ou já atingimos o mínimo.

Se a Terra girar mais rápido, ela chegará à mesma posição um pouco mais cedo. Meio milissegundo equivale a 10 polegadas ou 26 centímetros no equador. Em suma, os satélites GPS – que já precisam ser corrigidos para o efeito da teoria da relatividade geral (a curva do espaço e do tempo) – rapidamente se tornarão inúteis.

Ouça o texto abaixo! É impossível, mas se a Terra parasse de girar de forma abrupta, todas as coisas que se encontram em proximidade ao Equador descreveriam um movimento retilíneo nas direções tangenciais à superfície da Terra, com velocidade de até 1600 km/h.

De acordo com o Dr. Sten Odenwald, cientista-educador da NASA, a probabilidade de a Terra parar de girar é “praticamente zero nos próximos bilhões de anos”.