Quanto mais suor maior o emagrecimento?

Perguntado por: icastro . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.3 / 5 15 votos

Na verdade, não! A transpiração é a maneira natural do corpo de regular a temperatura corporal, liberando água (e sal), que evapora para ajudar a resfriá-lo. Além disso, o suor não queima calorias.

Sim, as pessoas obesas realmente transpiram mais, mas você sabe o porquê disso acontecer? A gordura é um isolante térmico natural, portanto pessoas acima do peso retém mais o calor e acabam transpirando mais.

Por meio da sudorese o corpo perde calor, pois quando o suor evapora da pele, o calor também é removido, fazendo com que a temperatura abaixe e o organismo volte a funcionar da melhor maneira possível.

As pessoas costumam fazer a relação do suor com a perda de gordura porque, quando praticamos muitas atividades físicas e suamos. Porém, é preciso ressaltar que uma pessoa que está suando não está necessariamente emagrecendo. Emagrecemos somente quando acontece a queima de gordura.

Como foi observado, a água desempenha um papel importante no processo de emagrecimento, pois causa a sensação de saciedade, proporciona um melhor rendimento em exercícios físicos, regula o metabolismo, participa da queima de gordura e reduz a retenção de líquidos.

Além disso, o suor não queima calorias. Suar o suficiente pode fazer com que você perca peso de água, mas essa perda é temporária e é recuperada após se reidratar bebendo água ou comendo.

De acordo com o periódico de medicina The BMJ, do Reino Unido, o pulmão é a parte do corpo mais importante na eliminação da gordura, sendo o órgão excretor primário.

Gostando ou não, suar é um mecanismo de sobrevivência. O corpo humano elimina líquidos principalmente para preservar a temperatura corporal. Mas o suor é muito mais fundamental para o organismo do que isso. Uma pesquisa vai além e destaca os pontos positivos disso: a alegria do suor.

O suor é composto principalmente de água, mas podemos encontrar outras substâncias retiradas do sangue pelas glândulas sudoríparas, como ureia, ácido úrico e cloreto de sódio. Alguns alimentos e medicamentos, como alho, cebola, antibióticos, vitaminas e algumas toxinas, podem ser eliminados pelo suor.

Segundo estudo conduzido pelo cientista Ruben Meerman, pesquisador da Escola de Ciências Biomoleculares da Universidade de New South Wales, na Austrália, 84% dessa gordura é expelida na respiração e os 16% restantes saem em forma líquida (suor, urina, fezes, lágrimas e outros fluidos corporais).

Sofrer com estresse, medo, ansiedade
Fatores emocionais como medo, estresse ou ansiedade podem te fazer suar muito. Isso acontece porque a liberação de hormônios, como a adrenalina, altera o fluxo sanguíneo e, em consequência, a temperatura corporal. A resposta do organismo é a sudorese.

Suor em excesso pode ser hiperidrose. Essa condição é caracterizada pela transpiração excessiva em várias regiões do corpo. Sendo que isso pode ocorrer até mesmo quando se está em repouso. O suor é um recurso fundamental para o bom funcionamento do organismo humano.

Isso ocorre porque os músculos precisam de um fluxo estável de energia para ajudar a realizar os movimentos intensos e contínuos. E essa energia é gerada em forma de calor. Os músculos mais trabalhados na hora do exercício são aqueles que geram mais calor.

Suar muito, em treinos, especialmente os vigorosos, é normal. Se estiver calor, então, mais ainda.

Segundo o pesquisador responsável e membro da associação, Ignacio Ara Royo, a atividade esportiva que mais queima calorias é a corrida: em média, 540 em 30 minutos.

Beber água em jejum pode auxiliar no emagrecimento. A água com limão e água gelada não possuem comprovação científica de que podem ajudar no processo de emagrecimento. Para quem quer emagrecer, beber cerca de 500 a 600 ml de água logo pela manhã, pode ajudar! O ideal é não substituir a água por outros líquidos.

Ao contrário do que muitos pensam, é mito que água com limão emagrece. O consumo isolado da bebida não ajuda no emagrecimento propriamente dito. Na verdade, ele auxilia num melhor funcionamento do organismo e, desse modo, favorece a perda de peso, mas apenas se atrelado com outras ações.

A flacidez da pele do rosto e do pescoço não é apenas uma consequência do passar dos anos. Quem diz adeus a alguns (ou muitos) quilos pode deparar-se também com esta realidade, visto que a perda de peso leva a uma diminuição do tecido celular subcutâneo na face, havendo redução do volume geral.

Apesar de não ser critério para medir o emagrecimento, o suor pode ser um importante indicativo para avaliar a intensidade da atividade física, uma vez que, quanto mais intensa, mais acelerado fica o metabolismo e, consequentemente, mais elevada a temperatura corporal, resultando em suor.

Isso se dá porque, quando fazemos exercício físico, nosso corpo fica mais aquecido. Assim, com o aquecimento do corpo, queimamos gordura, transformando-a em massa magra. Isso não quer dizer, no entanto, que suar emagrece.

Faça uso de uma fita métrica
Caso haja perda de peso e redução predominante na circunferência abdominal significa que está ocorrendo uma perda adequada de gordura. Caso haja perda de peso sem mudança no valor da circunferência, provavelmente deve estar ocorrendo maior perda de massa magra do que gordura, o que é ruim.