Quanto mais raspar mais cresce?

Perguntado por: esubtil . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 2 votos

É comum ouvir que raspar os pelos faz com que nasçam mais grossos, mas nada altera sua velocidade de crescimento ou espessura, exceto causas hormonais. Sabe aquela velha história de que se rasparmos os pelos do corpo eles nascerão mais grossos? É mito.

Embora você possa achar que seu pelo está mais espesso depois de depilar, realmente não está. Isso é verdadeiro independentemente do local de depilação, virilha, pernas, braços ou axilas. Quando você depila, a lâmina corta o pelo da superfície da pele, mas não remove o pelo inteiramente, apenas parte dele.

Afinal, raspar a barba faz os pelos crescerem mais rápido? Meu velho, em resumo: Não. A verdade é que essa história de raspar a barba para os fios crescerem mais rápido e mais grossos não passa de um mito.

Como a área da cabeça é uma região delicada, o uso da lâmina pode desencadear pelos encravados e falhas no couro cabeludo. Por se tratar de uma pele muito sensível, é muito fácil machucá-la.

Os dermatologistas afirmam que raspar o cabelo não muda a estrutura pois o corte acontece superficialmente e não afeta a genética dos fios. Para mudar o formato do fio, os procedimentos devem acontecer de dentro para fora, - como as substâncias presentes nos alisamentos - e não só por fora, com a remoção dos fios.

De acordo com a portaria nº 310, de 1995, do extinto Ministério do Exército, é vedado o uso de barba aos oficiais e praças do Exército. Os motivos são higiene e uniformização. Assim como o uso de fardas iguais, a estética do rosto também é uma forma de uniformização.

Quando o pelo é raspado, não é realizada a retirada integral do fio pela raiz, mas sim um corte em seu maior eixo, que corresponde à parte mais grossa do pelo. Assim, tem-se a falsa impressão de que o pelo, ao crescer, adquire uma espessura maior.

Remover a barba com muita frequência favorece o aparecimento de pelos encravados. Aqui há uma verdade! Aqueles que se barbeiam com uma maior frequência tendem a apresentar mais pelos encravados e foliculite na barba.

A depilação definitiva é um método que atua sobre a raiz do pelo, eliminando-a e inibindo o seu crescimento. Existem 3 métodos de depilação definitiva: laser, luz pulsada intensa (IPL), depilação elétrica (eletrólise). Para cada um dos métodos é necessário ter vários cuidados, antes e após a realização do procedimento.

O excesso de pelos pode ser causado por: Síndrome dos ovários policísticos. Síndrome de Cushing. Hiperplasia adrenal congênita.

A maioria dos dermatologistas concorda com Angela e explica que raspar o rosto remove a camada de células mortas, promovendo uma esfoliação profunda e o atrito também faz com que a pele estimule a produção de colágeno.

A predisposição genética determina quando os pelos faciais vão surgir no rosto de um homem, bem como no corpo todo. Se você quer ter uma noção se sua barba vai crescer ou não, basta dar uma olhada no seu pai, avô ou mesmos tios, já que essas características são compartilhadas em família.

A resposta é simples: não existe um padrão de frequência absoluto para fazer a barba. Mas sim um tempo mínimo que depende do tipo de barba que você quer obter. Por exemplo, se você precisa de um barbear bem rente no dia a dia, o ideal é esperar pelo menos 48 horas para repetir o processo.

Não existe uma idade certa para começar a retirar os pelos. A definição fica a cargo do grau de incômodo que eles causam. Geralmente, quando estão mais grossos e aparentes é que os adolescentes decidem que chegou a hora.

Isso visa à higiene dos detidos, pois eles ficam em um local com grande concentração de pessoas, e isso pode gerar a proliferação de doenças”. Afirmou a coordenadora da assessoria de comunicação da Seap, Ana Claudia Costa.”

Arrancar pode traumatizar o folículo piloso e pode danificá-lo a ponto de não crescer mais nenhum cabelo. Se você manter esse hábito pode resultar em danos mais severos, como infecção, cicatrizes e manchas calvas”, informa o cabeleireiro.

Mas para isso é importante entender como é o ritmo de crescimento natural dos fios: a cada mês, as madeixas crescem, em média, de 0,5 a 1 centímetro, chegando ao total de 12 centímetros por ano. Portanto, é impossível que o cabelo cresça de forma perceptível em apenas 1 semana.

1- Pentear o cabelo regularmente ou massagear o couro cabeludo

  1. 2- Tomar vitaminas e minerais para o cabelo crescer. ...
  2. 3- Comer mais alimentos ricos em proteínas. ...
  3. 4- Prender sempre o cabelo. ...
  4. 5- Usar corretamente o condicionador. ...
  5. 6- Evitar bonés. ...
  6. 7- Deixar de fumar. ...
  7. 8- Hidratar o cabelo 1 vez por semana.

Nada consegue mudar a genética
O bulbo, a raiz do cabelo que está lá dentro da pele tem uma programação genética para produzir um tipo de cabelo que é o seu tipo de cabelo. Se ele é fino o fato de você passar medicamento não vai engrossar esse fio. É diferente de quem tem calvície.

A ideia é que o bigode demonstra seriedade e está de acordo com os padrões e valores militares e esteticamente não há prejuízo ao se utilizar a farda.

Os motivos são higiene e uniformização. Quando o militar está no campo de batalha, ou mesmo em treinamento, nem sempre há água disponível. Se o rosto estiver sem pêlos, fica mais fácil limpá-lo. Assim como os militares usam fardas iguais, a estética do rosto também é uma forma de uniformização.