Quanto mais não seja significado?

Perguntado por: alima . Última atualização: 13 de janeiro de 2023
4.6 / 5 11 votos

1 ao menos, pelo menos, no mínimo, quando menos, não menos que, na pior das hipóteses.

Pela sua interpretação, ao considerar a expressão como uma oração adjectiva explicativa, está a atribuir-lhe um sentido equivalente a «ou seja», pelo que deverá colocar a expressão entre vírgulas.

1 a não ser, à exceção de, afora, exceto, fora, menos, salvante, salvo, tirante.

Apesar de haver um uso mais recorrente da expressão “quanto mais não seja”, é preferível usar “quando mais não seja”.

A denominada conjunção coordenativa alternativa seja... seja, pelo fato de ser constituída por uma forma verbal, concorda com o sujeito e pode variar em tempo, como nestes exemplos: Sejam sócios, sejam visitantes, todos participarão do sorteio. A feira acontecerá de qualquer maneira, seja hoje, seja amanhã.

8 além disso, ainda, também, igualmente, ademais, aliás.

1 que quantidade de, que total de, que número de.

12 sinônimos de ou seja para 1 sentido da expressão ou seja: Explica a mesma ideia com outras palavras: 1 isto é, ou melhor, quer dizer, melhor dizendo, melhor, ou, em outras palavras, em outros termos, isto significa, assim dizendo, digo, ou por outra.

O modo indicativo é o da realidade, da certeza. É o que vemos na frase (1) em há e em é. O modo conjuntivo é o modo da incerteza, da dúvida, do eventual e do irreal. É o que vemos na frase (2) em seja, mas não é há.

O presente do subjuntivo de ser e estar é seja e esteja: Que seja feliz. Que esteja (e nunca “esteje”) alerta.

Seja é a forma correta de escrita da palavra. A palavra seje está errada.

1 pelo menos, ao menos, no mínimo, quanto mais não seja, não menos que, na pior das hipóteses.

1 exceto, excetuando, salvo, fora, afora, a menos, salvante, tirante, à exceção de, com exceção de. Exemplo: Não irei, a não ser que você venha comigo.

Conjunções proporcionais iniciam uma oração subordinada em que mencionamos um fato realizado para realizar-se simultaneamente com o da oração principal. À medida que, ao passo que, à proporção que, enquanto, quanto mais... (no sentido de mais), quanto mais... (no sentido de tanto mais), quanto mais...

«Há mais marés do que marinheiros» constitui um dito popular que geralmente transmite a ideia da existência de várias e novas oportunidades que poderão surgir no sentido de compensar um mal ou uma situação menos desejada que possam estar eventualmente a acontecer em dado momento.

quanto” é classificada como uma conjunção coordenativa aditiva, a qual relaciona dois elementos de forma simétrica. Ou seja, não há, na frase, uma preponderância de um em relação ao outro.

Ocorre que SEJE não existe na língua portuguesa, é uma forma equivocada. O verbo “ser” conjugado na 1ª ou na 3ª pessoa do singular do tempo chamado “presente do subjuntivo” é SEJA – “que eu SEJA, que tu sejas, que ele SEJA, que nós sejamos, que vós sejais, que eles sejam”.

Apesar da mudança ortográfica ter tirado o hífen de diversas palavras, "bem-vindo" não foi uma delas. Por isso, a forma certa de saudar alguém é com "bem-vindo". Exemplo: Seja bem-vindo à Bahia! Sejam muito bem-vindos!

Significado de Ou seja
expressão Isto é; quer dizer que; expressão utilizada para explicar algo que já foi dito anteriormente ou para dar uma explicação adicional em relação ao assunto em questão: ela não sabia a matéria, ou seja, não estudou.