Quanto mais melhor é correto?

Perguntado por: omoreira5 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

A frase «Quão mais, melhor» é incorreta, não podendo funcionar como alternativa a «Quanto mais, melhor». Os operadores quanto e quão podem ser usados em construções comparativas, surgindo no segundo termo de comparação.

Comparativo de superioridade de bom; mais bom. 2. Superior a outro em quantidade ou bondade.

  1. Aprenda a organizar a sua fala. A organização é um requisito para uma fala atrativa, clara e eficaz. ...
  2. Priorize informações e dados. Falar menos é, muitas vezes, falar mais. ...
  3. Inicie sua fala de uma forma atrativa. ...
  4. Aprenda a contar uma história. ...
  5. Pratique a escuta ativa. ...
  6. Dê energia à sua voz. ...
  7. Domine sua linguagem corporal.

A palavra deve ser usada quando está qualificando uma ação, um verbo. Exemplos: Patricia foi melhor que Débora na prova.

MELHOR ou MELHORES? A palavra MELHOR só irá para o plural quando for adjetivo (= mais bom): “Eles foram os MELHORES em campo.” A palavra MELHOR torna-se invariável quando é advérbio (= mais bem): “Eles analisaram MELHOR os fatos”; “Eles se colocaram MELHOR”.

Agradeço a atenção. No caso apresentado, não se deve fazer uso da vírgula. O constituinte «quanto mais … mais…», inclui, segundo a nomenclatura gramatical brasileira, uma oração subordinada adverbial proporcional1, que se sublinha na frase (1): (1) «Quanto mais estudas, mais longe chegas.»

O falante emprega quantas, porque é atraído pelo plural que vem a seguir: mais pessoas. Isto é, quando começa a pronunciar a palavra quanto, está já a visualizar o plural mais compras e a pensar nele, e por ele se sentiu «atraído». Então saiu-lhe quantas mais em vez de quanto mais.

quanto mais, tanto mais... quanto menos, tanto menos...

Tanto é correcto dizermos muito mais coisas, como muitas mais coisas. a) Em muito mais coisas, o elemento muito encontra-se ligado ao advérbio mais para o intensificar.

Aqui, “melhor”, comparativo de superioridade de “bom”, é um adjetivo que modifica o substantivo “desempenho”. Essas regras também são válidas para o emprego de “mais mal” e “pior” (comparativo de superioridade do adjetivo “mau”).

  1. Preste atenção na linguagem corporal. A sua postura na frente das pessoas diz muito sobre você. ...
  2. Certifique-se que sua fala tem começo, meio e fim. ...
  3. Conte histórias para encantar o leitor. ...
  4. Pratique a inclusão. ...
  5. Apaixone-se pelo tema da apresentação. ...
  6. Respeite as críticas e aprenda com elas.

Resumindo: se tivermos estruturas com particípio, usaremos “mais bem” + particípio ou “mais mal”+ particípio. Se a comparação for apenas entre 'bem' ou 'mal', usaremos as formas sintéticas 'melhor' ou 'pior'. Vejam mais exemplos: -Este quadro está mais bem pintado do que aquele.

Utilizar, que não admite preposição alguma, significa "tornar útil; empregar com utilidade; aproveitar; fazer uso de; valer-se de; usar; tirar utilidade de; aproveitar; ganhar; lucrar". Utilizar-se, que exige a preposição "de" significa "lançar mão de; tirar proveito de; servir-se".

De modo geral, 'mas' é usado com sentido de oposição, sendo sinônimo de expressões como porém, contudo e todavia. Já o termo 'mais' se refere, principalmente, a ideia de quantidade, aumento de alguma coisa.

Sinónimos de quanto antes melhor em português

  • o mais cedo possível.
  • o mais depressa possível.
  • o mais rápido possível.
  • o quanto antes.

Está aí uma dúvida que vive nos rodeando: o certo é menos ou menas? Sem precisar se alongar muito, a resposta é bem clara e objetiva: o termo correto é menos.

Dicas de português
É o que ocorre com o emprego da vírgula na construção de uma estrutura com o uso de tanto (...) quanto. Nesta situação, a construção correta é sem o uso da vírgula.