Quanto mais Kbps melhor a música?

Perguntado por: obrito . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 17 votos

Quanto mais bits por segundo de música, mais perfeito será o som e maior será o arquivo. A bit rate em geral é medida em milhares de bits por segundo (Kbps). Músicas com qualidade de CD, por exemplo, têm 128 Kbps.

A taxa de bits é a quantidade de dados consumidos para transmitir fluxo de áudio por unidade de tempo. Por exemplo, uma taxa de bits de 128 kbps significa 128 kilobit por segundo e significa que um segundo de som é codificado a 128 mil bits (1 byte = 8 bits).

Os arquivos de áudio sem perdas (lossless) contém 100% dos dados de áudio gravados. Por isso, oferecem o som da mais alta qualidade, mas também resultam em tamanhos de arquivo maiores. Os dois formatos mais populares de arquivos de áudio sem perdas são WAV (Waveform Audio Format) e AIFF (Audio Interchange File Format).

Kbps é o termo utilizado para abreviar kilobit por segundo e equivale a 1000 bits por segundo e é a menor unidade possível de informações. Oito kilobits é igual a 1 kilobyte.

Qualidade do áudio

Spotify Free
Web playerAAC 128 kbit/s
Computador, celular e tabletAutomática: depende da sua conexão de rede Baixa: equivale a aproximadamente 24 kbit/s Normal: equivale a aproximadamente 96 kbit/s Alta: equivale a aproximadamente 160 kbit/s

É a taxa de bits que normalmente se associa à “qualidade” de um arquivo MP3. Os arquivos MP3 com a melhor qualidade possível têm uma taxa de 320 kbps, ou 320 quilobits por segundo. Isso significa que cada segundo de música desse arquivo tem 320 mil bits de informação.

Em termos de qualidade, os arquivos M4A com codificador ALAC têm a melhor qualidade de som original. Qual é melhor MP3 320k ou M4A 128k? m4a tem a qualidade melhor e o tamanho do arquivo e menor!

Se você está atrás da melhor qualidade de áudio para curtir suas músicas, uma boa aposta é partir para um formato Lossless com compressão de dados, a exemplo do FLAC, uma vez que esses arquivos não têm perda de informações e ainda garantem excelente compatibilidade com a maior parte dos dispositivos vendidos hoje.

Desta forma, o tamanho final do arquivo de áudio é imprevisível. Em trechos menos complexos de uma música, a taxa de bits pode ser de 128KBPS, enquanto em partes mais complexas e com múltiplos instrumentos, este número pode chegar aos 320KBPS, obtendo-se uma melhor qualidade de som e um arquivo não tão pesado.

Mas, agora, estamos acostumados com a resolução 4K, e o máximo a que o SnapTube chega é Full HD.

Nos últimos anos games, redes sociais e outros meios tecnológicos adotaram a letra “K” para representar o valor mil, por exemplo, 10 mil é representado por 10K, mas muitas pessoas não sabem a razão disso e é exatamente o que vamos explicar agora. O motivo é bem simples.

Antes de mais nada, é importante deixar claro que a etapa de gravação é mágica e deve ser prazerosa ao artista.
...
Geralmente, uma boa mixagem conta com os seguintes aspectos essenciais:

  1. É possível ouvir todos os instrumentos em equilíbrio;
  2. A bateria e o baixo tornam a música pulsante;
  3. A voz está clara e nítida.

É pelo valor da taxa de compressão (ou bitrate) que conseguimos controlar o tamanho do arquivo e, consequentemente, a qualidade do áudio. Por exemplo, um MP3 de 320 kbps (kilobits por segundo) pode soar tão bem quanto o áudio não comprimido de um CD ou DVD.

Atualmente no Brasil temos 5 serviços de streaming oferecem músicas em formato lossless (sem perdas): Amazon Music Unlimited (24bits/192Khz), Tidal (até 24 bits/352 kHz), Qobuz (24bits/192kHz), Deezer (até 16 bits/44,1Khz) e Apple Music (até 24bits/192Khz).

Quantos Kbps são 300 megas? Faça o seguinte cálculo: VELOCIDADE CONVERTIDA EM Kbps dividida por 8. Então, neste caso, sua velocidade máxima de download será 300/ 8 = 37,5KBps (trinta e dois Kilo BYTES por segundo).