Quanto mais escasso mais caro?

Perguntado por: epereira . Última atualização: 27 de maio de 2023
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Basicamente, ela diz que, quanto mais escasso um bem, mais caro ele será. Do contrário, quanto mais disponível, menor será seu preço. Essa é uma forma de avaliar mercados pela perspectiva do consumidor, ou seja, de quem paga para usufruir de um bem ou de um serviço.

A lei da demanda afirma que, à medida que o preço de um bem diminui, a quantidade demandada desse bem aumenta. Em outras palavras, a lei da demanda estabelece que a curva da demanda, como uma função do preço e da quantidade, é sempre inclinada para baixo.

Assim, a relação da oferta e demanda tem uma grande influência e impacto no entendimento da economia. Isso porque se um produto está escasso, ou seja, é difícil de encontrá-lo à venda no mercado, mas existe demanda para ele, consumidores querendo comprar este produto escasso, ele terá mais valor.

Pontos principais. A lei da oferta afirma que um preço maior leva a uma quantidade ofertada maior e que um preço menor leva a uma quantidade ofertada menor. As curvas de oferta e os quadros de oferta são ferramentas utilizadas para sintetizar a relação entre oferta e preço.

Especificamente, a escassez ocorre quando há excesso de demanda e, portanto, é o oposto de um excedente. Escassez econômica está fortemente relacionada ao preço de um produto ou item, pois, quando este está abaixo do preço corrente determinado pela oferta e demanda, haverá uma escassez do item sub-valorizado.

Quando a demanda é maior do que a oferta, os preços dos produtos tendem a subir, já que os consumidores se dispõem a pagar mais para obter um determinado item. Por outro lado, quando a oferta é maior do que a demanda, os preços tendem a cair.

Fatores que influenciam a demanda de mercado

  • Renda disponível dos consumidores;
  • Preço do produto ou serviço;
  • Preferências individuais;
  • Situação socioeconômica;
  • Disponibilidade de substitutos ou produtos concorrentes.

Os fatores que influenciam o consumidor final a procurar um determinado produto são as necessidades em relação ao mesmo, o poder de compra, a concorrência, a qualidade, a satisfação do cliente entre outros.

Em momentos de alta demanda, pode ser interessante contratar mais funcionários para dar conta de novos pedidos ou aumentar a oferta de serviços. Aprimorar processos e aumentar a capacidade de estoque também é um passo importante para que não falte matéria-prima na hora das vendas.

No caso de excesso de demanda, os consumidores estarão dispostos a pagar mais pelos produtos escassos. Consumidores e empresa, sem qualquer interferência do governo, tendem a encontrar sozinhos uma posição de equilíbrio, mediante o mecanismo de preços, ou seja, da lei da oferta e da procura.

A oferta refere-se à quantidade de bens e serviços que as empresas estão dispostas a oferecer. A demanda (ou procura) é a quantidade desses bens e serviços que os consumidores estão interessados em adquirir.

Oferta e demanda
Se tem muita gente procurando um mesmo produto, mas esse item está escasso nas prateleiras, não tem jeito, o preço aumenta. Isso é a oferta e demanda ficando instável. Foi esse desequilíbrio que fez com que o aumento de preço disparasse no mundo todo.

Quando a demanda de um determinado bem é maior do que a sua oferta no mercado, é comum dizer que estamos perante a escassez desse bem. Assim, é possível referir que escassez é o contrário de excedente.

A Lei da Oferta e Demanda – também chamada de Lei da Oferta e Procura – é uma lei da economia clássica, criada por Adam Smith. Essa lei busca explicar como funciona um mercado: o que determina o preço e a quantidade de um produto no mercado.

O equilíbrio de mercado ocorre quando a quantidade de produtos e serviços que os consumidores desejam comprar é exatamente igual a quantidade de produtos e/ou serviços que os produtores querem vender. Em outras palavras, não há excesso ou falta de demanda ou oferta.

O que são curvas de oferta e demanda? A relação entre oferta e demanda pode ser representada graficamente. Para construir o gráfico, devem ser traçadas duas linhas: uma horizontal (quantidade) e uma vertical (preço). A oferta é uma curva de inclinação positiva enquanto a demanda é uma curva de inclinação negativa.