Quanto mais densa a estrutura mais ela absorve a radiação?

Perguntado por: aesteves4 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 17 votos

Os tecidos do corpo absorvem ou bloqueiam a radiação em diferentes graus. O tecido denso como do osso bloqueia a maior parte da radiação, mas os tecidos moles, como a gordura ou músculo, bloqueiam menos radiação.

Raios-X

Quanto mais o filme é exposto aos Raios-X, mais escuro ele se torna após o seu processamento, portanto mais denso ficará; tempo de exposição curtos resultam em radiografias de baixa densidade (claras). Contraste: o contraste é a graduação das diferenças de densidade nas várias áreas de um filme.

Cada tecido do corpo tem sua densidade normal, que os radiologistas conhecem. Se a densidade está alterada, expressamos isto usando a terminologia da TC: hiperdenso, hipodenso ou isodenso, quando comparado a alguma outra estrutura.

Quanto maior for a densidade, mais escura será a imagem. O controle da densidade é feito, principalmente, pela quantidade de Raios X emitida. Então, quanto maior for a duração da descarga de radiação, mais escura ficará a imagem, e vice-versa.

A densidade de uma substância é a razão entre sua massa e o seu volume. Por ser uma propriedade específica da matéria, pode ser utilizada na identificação de substâncias. Também é utilizada na determinação de propriedades da matéria e no controle de qualidade.

Isso significa que quanto maior for a densidade, maior será a quantidade de massa compactada em um determinado volume. Por outro lado, quanto menor o volume ocupado por determinada massa, maior será a sua densidade.

Se ele tiver uma densidade maior do que a da água, irá afundar; se a densidade for menor, irá boiar. Simples assim! Por isso dizemos que a densidade é relativa à densidade da água.

A densidade determina a quantidade de matéria que está presente em uma unidade de volume, por exemplo, o mercúrio possui maior densidade do que o leite, isso significa que num dado volume de mercúrio há mais matéria que em uma mesma quantidade de leite.

Este forra as paredes do trato gastrintestinal, fazendo-as aparecer mais claras no filme porque os raios-X não podem atravessar a camada de sulfato de bário.

As 5 Densidades Radiológicas que Você Precisa Saber

  • 1) Densidade Radiológica do Ar.
  • 2) Densidade Radiológica de Gordura.
  • 3) Densidade Radiológica da Água.
  • 4) Densidade Radiológica de Calcificação/Óssea.
  • 5) Densidade Radiológica de Metal.

O filme conta a relação de Maria com uma sociedade que exigia um comportamento determinado das mulheres, o qual ela nunca esteve disposta a adotar, tanto na vida pessoal quanto na profissional.

Uma estrutura hiperdensa é aquela que apresenta uma baixa densidade radiográfica (pretas), como os pulmões. Estruturas isodensas são estruturas de densidade semelhante, como o fígado e o baço. Uma estrutura hipodensa é aquela que exibe uma alta densidade na tomografia (brancas), como por exemplo, os ossos.

Olá. Áreas hipodensas na tomografia são regiões de tecido cerebral que apresentam uma representação gráfica diferente do restante do resto na avaliação da imagem, são mais escuras que o tecido sadio ao redor. Existe uma série de causas que podem gerar imagens hipodensas na tomografia.

São lesões redondas ou ovais, de paredes lisas, podendo estar associadas a hidrocefalia obstrutiva, intermitente ou não. Os cistos podem ser iso ou hiperdensos na tomografia computadorizada (TC), não captantes ou com captação periférica pelo contraste.